Galaxy S4: como fazer root em seu smartphone

Imagem de: Galaxy S4: como fazer root em seu smartphone

Fazer ou não fazer o root? Você decide. (Fonte da imagem: Reprodução/AndroidProject)

Acessar a raiz do sistema Android é tema recorrente quando se pensa em personalização de smartphones que contam com o OS da Google. Esse assunto, inclusive, já foi tratado por aqui diversas vezes, lembra-se? E que tal rootear, agora, o novo lançamento da Samsung? Confira este tutorial e “desbloqueie” o seu Galaxy S4 através de um procedimento bastante simples.

Atenção: todas as nossas dicas acerca de recursos que alteram, de alguma forma, o sistema operacional de determinados dispositivos carregam consigo um alerta. Isto é, mesmo contando com níveis altos de sucesso, o root do Galaxy S4 pode eventualmente danificar o aparelho.

Portanto, antes de realizar o desbloqueio do seu smartphone, procure informar-se ao máximo sobre as vantagens e desvantagens de rootear o seu mobile. Aliás, que tal conferir uma análise completa, com direito a texto e vídeo, do Samsung Galaxy S4 clicando aqui antes de tomar qualquer decisão precipitada?

Decidiu-se?! Pois saiba então que, para que possamos iniciar o processo, é importante salientar também que existem mais maneiras de acessar a raiz do Galaxy S4. Uma delas se dá de forma bastante semelhante ao processo aplicado ao Galaxy S3, uma vez que o software Odin é utilizado como meio de instalação dos arquivos necessários ao root.

Tenha acesso à raiz do sistema Android. (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Contudo, conforme relatado por alguns usuários do site Makeuseof, o uso do Odin pode gerar certos problemas em seu smartphone (como dificuldade de reinicialização do aparelho). Isso se deve à atual instabilidade do software frente ao Galaxy de quarta geração da Samsung. Dessa forma, decidimos usar o método fornecido pelo desenvolvedor djrbliss, membro do fórum XDA Developers.

Precauções

Importante: O root para o Samsung Galaxy S4 criado por djrbliss destina-se também às variações do mobile AT&T, Sprint e T-Mobile; o método descrito abaixo refere-se, entretanto, ao aparelho Galaxy S4 GT-i9505. Mas, durante as nossas pesquisas, relatos de usuários do modelo GT-i9500 afirmaram ter obtido sucesso ao rootear os seus aparelhos.

E outra vez atenção: se você executou a última atualização do sistema (que conta com o número da versão final com MDM), o método descrito a seguir pode falhar.

Portanto, mais uma vez: antes de rootear de fato o seu aparelho, esteja seguro de realizar tal ação ciente de que este processo pode, eventualmente, danificar o seu smartphone. Ademais, destravar o Android pode significar violação aos termos de garantia da Samsung – acarretando assim dificuldades na hora de solicitar, por exemplo, qualquer tipo de manutenção ao Galaxy S4.

Iniciando o processo

Depois de lidas as recomendações listadas acima, e ciente de que este processo pode falhar durante a sua execução, os seguintes itens deverão estar à sua disposição para que o root seja feito:

  • Motochopper (clique aqui para baixar): pacote de arquivos necessários ao root;
  • PC ou notebook Windows (preferencialmente); e
  • Aparelho Galaxy S4 e cabo USB.

Com todos os itens necessários ao processo ao alcance de suas mãos, faça o download da extensão Motochopper e extraia os arquivos (que serão baixados em formato ZIP) para qualquer local em seu computador. Siga então para o passo seguinte.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Nota: se você está usando um Linux ou um OS X, extraia os mesmos dados mas execute a extensão “run.sh”.

Ative as “Opções de desenvolvedores”

No seu Galaxy S4, vá até a opção “Sobre o dispositivo” e pressione-a durante sete vezes (dê repetidos toques na tela, somente assim as “Opções de desenvolvedores” vão aparecer).

(Fonte da imagem: Reprodução/AndroidPit)

Você vai notar, em “Mais”, que um tipo de chave esverdeada vai aparecer ao lado da aba “Opções do desenvolvedor” – ativada apenas depois de dados os sete toques sobre o botão “Sobre o dispositivo”. Selecione, na tela do seu mobile, a opção “Depuração USB” e clique em “OK”.

(Fonte da imagem: Reprodução/AndroidPit)

Essa ação vai permitir que a cópia de dados entre o seu computador e o Galaxy S4 seja feita – por isso é preciso apertar de forma insistente o botão “Sobre o dispositivo”, uma vez que as “Opções de desenvolvedores” destinam-se à programação do sistema operacional.

Instalando os arquivos

Uma vez permitida a depuração de dados via USB, conecte o seu smartphone à sua máquina Windows (de preferência). Aguarde alguns minutos até que a instalação de todos os drivers seja concluída e acesse, em seguida, o local onde os arquivos de Motochopper foram extraídos.

Clique então sobre a extensão “run.bat” e não se assuste: uma tela escura como a mostrada pela imagem abaixo deverá aparecer. Fique atento ao seu Galaxy S4 e aguarde uma mensagem de permissão de instalação de dados aparecer. Aperte, em seu mobile, “OK” e espere mais alguns instantes.

(Fonte da imagem: Reprodução/AndroidPit)

Em seu computador, pressione qualquer tecla para dar continuidade ao processo; em seu smartphone, autorize novamente a depuração de dados via USB, pois outra etapa de instalação dos arquivos vai ser iniciada.

(Fonte da imagem: Reprodução/AndroidPit)

Para finalizar o processo, aperte a tecla “Enter” após ler, na tela escura aberta pela execução do arquivo “run.bat”, a seguinte mensagem: “Press enter to reboot and exit”. O seu Galaxy S4 deverá ser reiniciado automaticamente e, se nenhum problema ocorreu durante a instalação dos arquivos, você terá à sua disposição o último smartphone da Samsung rooteado.

....

O processo de root descrito acima se baseia, conforme já mencionado, no método criado pelo desenvolvedor djrbliss (sujeito responsável por disponibilizar, de tempos em tempos, extensões “alternativas” a smartphones diversos). É possível rootear o Galaxy S4 por meio do software Odin – todavia, devido à atual falta de estabilidade desse programa face ao último smartphone da Samsung, decidimos especificar o método de acesso à raiz do Android via o pacote de arquivos Motochopper.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.