Como retirar o áudio de um vídeo e fazer uma dublagem hilária

Imagem de: Como retirar o áudio de um vídeo e fazer uma dublagem hilária

O que os vídeos “Trololo”, “Cadê meu chip”, “David depois do dentista” ou “Biafra e o parapente” têm em comum? Simples, todos eles se tornaram fenômenos na internet. Fazer um hit não é simples, pois não há a fórmula do sucesso para estourar no YouTube. No entanto, você pode pelo menos tentar não é?

Neste artigo você vai aprender a remover o áudio de um vídeo e inserir uma dublagem feita por você. Para esses dois passos, vamos precisar de dois aplicativos.
Pré-requisitos
Windows Movie Maker;

Clique para baixar o  Movie Maker portátil

aTube Catcher ou similar;

Clique para baixar o aTube  Catcher

Microfone.

Faça você mesmo
O Windows geralmente já oferece o Windows Movie Maker, no entanto, se o seu sistema não disponibilizar o aplicativo, basta baixar a versão portátil clicando no link acima. Já o aTube Catcher vai ser necessário para baixar os vídeos do YouTube ou de qualquer outro site. Porém, se você tem o vídeo que vai dublar no arquivo do computador, vá direto para o passo “Trabalhando no Movie Maker”.

Apesar de o Windows Movie Maker ser considerado um editor para iniciantes, ele está de bom tamanho, pois remover o áudio e inserir dublagens é extremamente simples. Além disso, baixar um editor de vídeo super pesado só para fazer isso? Ninguém merece.
O vídeo

Como dito anteriormente, se você tem o vídeo que deseja dublar no computador, passe para o próximo passo. Entretanto, se você quiser beber na fonte do YouTube ou outro serviço de hospedagem, baixe o aTube Catcher, escolha o vídeo e use o aplicativo para realizar o download. Caso você não saiba usá-lo, o artigo “Como usar o aTube Catcher” dá uma forcinha.
Trabalhando no Movie Maker
OK. Vídeo baixado, Movie Maker (MM) aberto, então, é hora de trabalhar com o arquivo. Ao abrir o MM, vá até o menu “Importar/Vídeos” e procure pelo vídeo no computador. Nós vamos usar o “Trololo”, mas você pode escolher qualquer um ou gravar algo exclusivo.

Importe seu vídeo

Depois de inserir o vídeo no MM, arraste-o para a “Storyboard”. Para isso, basta clicar sobre o vídeo, manter o botão pressionado e puxá-lo pela tela.

Arrastar o vídeo

Agora que o vídeo está na “Storyboard”, para facilitar seu trabalho, clique sobre o botão “Storyboard” e selecione a opção “Linha do Tempo”, pois é mais fácil trabalhar com o áudio assim.

Alterando para Linha  do Tempo

Assim que você alterar o modo de visualização, é possível observar que a linha “Vídeo” e “Áudio” possuem um arquivo. Como o objetivo do tutorial é trabalhar apenas o áudio, vamos lidar apenas com esta linha ao longo do processo.

Modo

Remover ou aproveitar o áudio
O MM oferece algumas opções de ferramentas para trabalhar com o áudio dos vídeos. Sendo assim, clique com o botão direito do mouse sobre a linha “Áudio” e escolha se você deseja removê-lo por completo ou, se preferir, apenas baixar o volume da gravação.

Remover ou diminuir o  volume

Para remover tudo, clique sobre a opção “Sem Som”. Se desejar apenas baixar o volume, vá até “Volume” e defina o nível que quiser em uma janela igual à da imagem a seguir.

Regulagem do volume

Pronto! O problema do áudio está resolvido, mas ainda falta o principal: a sua super dublagem.
Versão Herbert Richers
Quem não se lembra das dublagens do estúdio Herbert Richers (se você assistir à Sessão da Tarde hoje vai lembrar)? Está bem, você não é tudo isso, mas pode fazer o seu melhor. A seguir é possível conferir algumas dicas para fazer uma dublagem digna de uma “versão brasileira Herbert Richars”.

•    Faça um roteiro de suas falas antes de começar a gravar. Assim, você não se perde e não precisa refazer várias vezes a mesma gravação.


•    Escolha um local silencioso e com pouco movimento, afinal, gritaria só deu certo com o Pedro do Chip.


•    Evite falar palavrões, xingar pessoas, fazer piadas discriminatórias e coisas do gênero. Por mais furioso que você esteja, o YouTube não é o local para baixar o nível.

•    Se você quiser criticar alguém, use a melhor ferramenta, ou seja, a criatividade.Gravar dublagem

OK. Vamos deixar o A-B-C para lá e voltar ao trabalho. Para gravar a dublagem do vídeo no MM, clique em “Linha do Tempo/Narrar Linha do Tempo”.

Narrar linha do  tempo

Ao abrir esta área, é possível observar uma barra com tons de verde, amarelo e vermelho. Ela é o seu sensor, ou seja, por meio dela é possível saber se o volume da gravação está muito alto (vermelho), um pouco alto (amarelo) ou ideal (verde).

Comece a gravar

Para começar a narração, basta clicar em “Iniciar Narração” e soltar a voz. Para sincronizar o tempo do vídeo com o áudio, o MM exibe o vídeo na janela ao lado enquanto grava o som.

Iniciar a gravação

Assim que terminar, basta salvar o arquivo de voz onde desejar para usá-lo em outro momento, pois a dublagem gravada é inserida automaticamente na “Linha do Tempo” do MM. Para dar um toque divertido, é possível utilizar alguns programas que modificam sua voz. Clique aqui e conheça alguns.
Toques finais
Assim que inserir e ajustar o áudio à gravação, aproveite os simples, mas interessantes, recursos do MM para incrementar seu vídeo. Se desejar, aplique uma trilha sonora para não ficar um vídeo apenas de falas (acesse o artigo “Como adicionar trilhas sonoras” para saber como).
Salvar e publicar
Maravilha! Sua dublagem está super original e você quer mostrá-la para todo mundo e, se der sorte, virar um hit no YouTube. Então, não se esqueça de salvar o vídeo. Para isso, vá até “Publicar Filme” e escolha onde salvá-lo.

Publicar o vídeo

Pronto! Agora acesse sua conta no YouTube ou, em qualquer outro site, e compartilhe suas ideias incríveis com os amigos ou com o mundo. Se você não souber como fazer isso, acesse o artigo “Publique seus vídeos na web”e fique fera.

Confira a seguir a tentativa de dublagem e criação de um web hit pelo Baixaki: “Silvioló”. Tudo bem, nós sabemos que ficou ruim (se tivesse ficado bom estaríamos na Herbert Richers), mas fizemos de tudo para que você aprenda a usar os recursos que tem à sua disposição.

Acima você confere o vídeo original e, logo abaixo, o nosso super-mega-ultra-engraçado vídeo (¬¬). Vale lembrar que a música do Trololo original foi deixada no fundo para você rir de alguma coisa pelo menos, mas você pode removê-la por completo.


Viu só como é fácil criar um vídeo dublado? Agora, basta se dedicar para que ele fique melhor que o “Silvioló”. Não vai ser difícil.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.