Brigou com o namorado e não quer nem ver a cara dele? Precisa de uma folga dos seus colegas de apartamento? Quer fugir dos problemas de sua própria casa? Se você vivesse dentro do universo de Grey's Anatomy, já teria um lugar certo para fazer um couchsurfing: o número 613 da rua Harper Lane — a casa da protagonista, Meredith Grey!

Desde que herdou a propriedade de sua mãe, ela se mudou para lá e abriu as portas para receber todo mundo que precisasse, sempre que necessário. E tudo isso começou quando Meredith decidiu ficar com a casa, logo que sua mãe teve de ser internada em uma instituição, por conta do Mal de Alzheimer.

Para afastar as memórias da infância, a então residente decide criar novas lembranças no lugar e coloca um anúncio procurando roommates.

Os primeiros residentes

O primeiros colegas foram, claro, o grupo inicial de residentes do então Seattle Grace: Izzie Stevens e George O'Malley. Nessa época, George e Callie estavam namorando em um vai e volta que fez até Callie morar com Meredith por um tempo, quando Webber descobriu que a cirurgiã ortopédica estava vivendo escondida no hospital.

Depois, George saiu para morar com Callie, e Alex Karev assumiu seu quarto, até que George voltou para ficar com Izzie. Confusão generalizada desde o começo, não é? Por falar em Alex, nessa época, ele se envolveu com uma paciente que estava passando por uma tremenda barra depois de uma cirurgia que mudou seu rosto! E foi aí que Alex, claro, levou a paciente, Rebecca, para morar na casa. A moça chegou a tentar suicídio lá.

Família, família

Na quinta temporada, o vai e vem na casa de Meredith continua, agora com novas pessoas. Não é exatamente uma casa aconchegante para uma família, segundo George. Mas aconchegante o suficiente para os amigos!

Lexie Grey, que aparece na terceira temporada, vive entre os amores por George, Alex, Jackson e Mark, até que Meredith acolhe a irmã para protegê-la contra os avanços do último. Derek, que já ficava mais na casa da namorada do que na dele, decide se mudar de vez, até que eles finalmente oficializam a relação — primeiro com o famoso post-it, depois casando no civil, na prefeitura. É lá na sétima temporada que a primeira criança da família aparece: Zola é adotada por Meredith e Derek!

Nesse meio-tempo, até uma amiga de infância de Meredith ressurgiu e morou no sofá da amiga, Alex e Izzie já tinham brigado, reatado, brigado de novo e reatado de novo, Danny apareceu na história, e Izzie teve câncer — mas o que não mudou foi o entra e sai da casa!

Novos membros

A morte de George, no final da quinta temporada de Grey's Anatomy, devasta todo mundo em uma das piores season finales de toda a série. Mas o tiroteiro que encerra a sexta também causa toda uma transformação no estilo de vida dos personagens. É nessa fase que April e Jackson, ainda amigos, também se mudam para a casa Grey.

Eles só saem de lá quando decidem alugar um apartamento e dividi-lo com Alex, já que Izzie já estava há um tempo longe do cenário. Por falar em April e Jackson, a casa de Meredith é importantíssima para eles! Afinal de contas, foi em cima da mesa da cozinha que foi feito o parto de Harriet, a filha dos dois, muito tempo depois, já na finale da 12ª temporada.

Foi nessa época também que a casa recebeu um grande evento: o casamento de Cristina e Owen, no primeiro episódio da sétima temporada.

A alegria não durou muito, no entanto. Quando Lexie morre, depois da queda do avião, Meredith e Derek se mudam para a casa dos sonhos dos dois, que finalmente ficou pronta. Nessa fase, Alex é quem decide comprar a casa dela para manter a tradição de acolher os amigos em necessidade.

Casa de Meredith sem Meredith

Por incrível que pareça, até a sétima temporada, a única que não havia vivido com Meredith — apenas passado algumas noites por lá — era Cristina. Embora ela tivesse as chaves desde sempre, foi só depois da queda do avião e de morar algum tempo em Minnesota que a melhor amiga da protagonista pediu abrigo na casa que agora já era de Karev.

Quando ele começa a namorarJo Wilson, ela também se muda para lá, mais ou menos na mesma época em que Arizona chega, depois de ter se separado de Callie.

A volta das Grey

Quando o sonho acabou e Derek morreu, o mundo inteiro ficou devastado, e Meredith se viu completamente fora da casinha — literalmente, já que a protagonista foge de todo mundo por um tempo, abandonando a casa no topo da colina que ele havia construído.

Ela então decide vender a casa de Derek e se muda de volta para aquela onde toda a aventura começou. E aí a casa da mãe Joana é restabelecida. Alex se muda com Jo para um apartamento próprio, Meredith volta com seus agora três filhos: Zola, Derek Bailey e Ellis. Junto com ela, também chegam Maggie e Amelia.

Era óbvio que Amélia e Meredith juntas não iam dar muito certo, então a Dra. Shepherd acaba se mudando para a casa de Owen, mas volta para junto das irmãs, até a 14ª temporada, quando retorna para a casa de Owen. Nessa nova fase, as três constroem uma nova relação de ajuda mútua.

Um verdadeiro festival, né? Pois bem: todo o elenco da série ao menos visitou a casa de Meredith, ainda que apenas de passagem, exceto por duas pessoas: Erica e Addison — a última por motivos óbvios. Ao todo, foram 26 visitantes — inclusive Penny, que Meredith considera a responsável pela morte de Derek, e 17 moradores! É muita gente, não?!

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.

O Minha Série está comemorando 10 anos em 2018 com novidades aos nossos fãs: conheça o Clube Minha Série, o nosso perfil no Instagram e não deixe de assinar a newsletter Intervalo, que traz semanalmente conteúdos exclusivos em um formato especial.