Um dos acontecimentos mais frustrantes para quem acompanha uma série é quando ela é cancelada entre uma temporada e outra, sem um fechamento. Dá para enumerar facilmente algumas que passaram por isso: Happy Endings, Alcatraz, Agent Carter e a recente Everything Sucks!.

Se aos fãs delas não restou muito mais a fazer além de se conformar com o término das produções, quem assiste às séries abaixo terá a chance de acompanhar uma temporada final. Na prática, boa parte delas foram renovadas, mas com uma ressalva: têm autorização apenas para lançar uma temporada final.

Já outras, como Game of Thrones, não foram canceladas, mas já têm data marcada para se despedirem do público. Confira abaixo quais são as 18 séries que terão mais uma temporada em 2018 ou 2019 e, depois, é hora de dar tchau.

1. Nashville (CMT)

Transmitida no Brasil pela Sony, Nashville acompanha a história de Rayna James (Connie Britton), uma estrela em decadência da música country americana. Ela entra em turnê com a cantora do momento, Juliette Barnes (Hayden Panettiere), mas os conflitos entre as duas são inevitáveis, já que elas perseguem objetivos distintos e há uma rivalidade entre as representantes de gerações diferentes.

A sexta e última temporada já está no ar, e o episódio final será transmitido no dia 26 de julho.

2. Girlfriends’ Guide to Divorce (Bravo)

Tendo estreado em 2014, Girlfriends’ Guide to Divorce conta a história de Abby McCarthy (Lisa Edelstein), autora de livros de autoajuda que valorizam a união familiar. Ironicamente, enquanto está às voltas com o lançamento de sua nova obra, ela precisa esconder do público que está prestes a se divorciar do marido. Ela começa a levar um estilo de vida diferente, com outros amigos e vivendo outras experiências, ao mesmo tempo que mantém um casamento de fachada.

A produção é baseada na série de livros "Girlfriends' Guides", de Vicki Iovine. A quinta e última temporada estreou no último dia 14 de junho e foi gravada há mais de 1 ano.

3. 12 Monkeys (Syfy)

12 Monkeys estreou em 2015 e é uma ficção científica baseada no filme homônimo lançado em 1995. A série conta a história do viajante do tempo James Cole (Aaron Stanford), que volta de 2043 para os dias atuais, com o objetivo de impedir a liberação — por parte da organização misteriosa conhecida como “O Exército dos Doze Macacos” — de um vírus responsável por matar mais de 90% da população mundial.

A quarta e última temporada de 12 Monkeys estreou no último dia 15 de junho e é composta por 11 episódios.

4. Shades of Blue: Segredos Policiais (NBC)

A série, exibida no Brasil no Universal Channel, estreou em 2016. Shades of Blue conta a história de Harlee Santos (Jennifer Lopez), uma detetive da polícia de Nova York que tem problemas financeiros e é mãe solo. A situação piora quando se descobre que ela está envolvida em corrupção, após uma operação levada à frente pelo FBI. Com isso, Harlee precisa escolher entre trair os parceiros ou encarar anos de prisão.

A terceira e última temporada de Shades of Blue estreou no último dia 17 de junho e tem 10 episódios.

5. Casual (Hulu)

No ar desde 2015, Casual é uma dramédia que conta a história de Valerie (Michaela Watkins), uma mãe solo recentemente divorciada que mora com seu irmão, Alex (Tommy Dewey), e com sua filha, Laura (Tara Lynne Barr). Valerie e Alex, fundador de um site de encontros amorosos, tentam ajudar um ao outro em suas experiências peculiares de relacionamento, ao mesmo tempo que criam a adolescente.

Casual é uma das primeiras séries originais do Hulu e será encerrada após a quarta temporada, com estreia marcada para o dia 31 de julho. Uma novidade é que o serviço irá liberar todos os oito episódios de uma vez, como costuma fazer a Netflix.

6. House of Cards (Netflix)

House of Cards foi a série que inaugurou o modelo de produções do Netflix, tendo feito bastante sucesso quando estreou, em 2013. A produção conta a história de Frank Underwood (Kevin Spacey), um político ambicioso que planeja virar presidente dos Estados Unidos, e de sua companheira de empreitada e esposa, Claire Underwood (Robin Wright), que ganha cada vez mais espaço ao longo das temporadas.

A série foi atingida em cheio pelas denúncias de assédio contra o ator que interpretava seu protagonista, tanto que Spacey não participará da temporada final, cuja estreia está marcada para o outono deste ano (Hemisfério Norte). A sexta temporada, que será composta por 10 episódios, terá Claire como protagonista.

7. Being Mary Jane (BET)

A série, que estreou em 2013, acompanha a vida da apresentadora de televisão Mary Jane Paul (Gabrielle Union), uma jornalista bem-sucedida profissionalmente que mora em Atlanta, Geórgia. A história aborda a relação da personagem com a profissão e a família, assim como sua busca pelo que os outros (e ela mesma) pensam que está faltando em sua vida de mulher negra e solteira.

O canal BET (Black Entertainment Television), no qual a série é veiculada, é uma rede especializada em programação para o público afro-americano. Being Mary Jane foi cancelada após a quarta temporada e será encerrada com um filme de 2 horas a ser lançado ainda em 2018 — inicialmente, em outubro deste ano, mas ainda não há muitos detalhes sobre a produção.

8. Crazy Ex-Girlfriend (The CW)

A série, misturando comédia, drama, musical e transitando por questões delicadas como saúde mental, acompanha a bem-sucedida advogada Rebecca Bunch (Rachel Bloom), que se muda de Nova York para West Covina, na Califórnia, após encontrar Josh Chan (Vincent Rodriguez III), um ex-namorado de verão da época em que era adolescente. A nova temporada está prevista para estrear no outono (Hemisfério Norte) de 2018.

Crazy Ex-Girlfriend está no ar desde 2015, e a quarta temporada será sua última. O anúncio de que a série havia sido renovada para ter um fechamento foi feito pela própria estrela do programa e, depois, confirmado pela CW, a emissora. Desde o início, Bloom e a cocriadora da série Aline Brosh McKenna diziam que o plano era que Crazy Ex-Girlfriend realmente durasse quatro temporadas.

9. You’re the Worst (FXX)

A dramédia acompanha o improvável relacionamento entre Gretchen (Aya Cash) e Jimmy (Chris Geere). Ela é uma executiva de relações pessoais, enquanto ele é um escritor, mas ambos têm em comum a característica de serem autodestrutivos, independentes e egocêntricos.

You’re the Worst aborda alguns temas paralelos, como depressão e sua influência nas relações modernas. A quinta temporada será a última, com previsão de estreia para o outono de 2018 (Hemisfério Norte), e terá 12 episódios.

10. Gotham (FOX)

Gotham se passa no universo do super-herói Batman, estando centrada em personagens que aparecem na franquia, especialmente o detetive James Gordon (Ben McKenzie) e Bruce Wayne (David Mazouz). Inicialmente, a série iria contar a história do início da carreira de Gordon na polícia de Gotham City, mas passou não apenasa incluir o próprio Bruce Wayne, mas também a contar as histórias da origem de diversos vilões de Batman.

A quinta temporada marcará o encerramento de Gotham, que estreou em 2014, e deve ir ao ar no início de 2019 (midseason). O foco da temporada de 10 episódios deve ser na transformação de Wayne em Batman.

11. iZombie (The CW)

Crazy Ex-Girlfriend não é a única série da CW que segue para a última temporada. iZombie, que estreou em 2015, será encerrada após o quinto ano. A produção conta a história de uma médica residente de Seattle, Liv Moore (Rose McIver), que foi transformada em zumbi depois de uma festa em um barco. Para conseguir sobreviver, ela come os cérebros de vítimas de homicídios, mas o efeito colateral é que, assim, herda alguns dos traços de personalidade delas.

iZombie é uma adaptação da série de histórias em quadrinhos de mesmo nome, e a última temporada estreará no início de 2019 (midseason). Uma das promessas é que será explicado o que aconteceu com a mãe e o irmão da personagem principal.

12. Jane the Virgin (The CW)

A terceira série da CW a ser encerrada é Jane the Virgin, cuja protagonista é a jovem Jane Villanueva (Gina Rodriguez), que engravida mesmo sendo virgem — devido ao erro de uma médica negligente. A série é adaptada de uma novela venezuelana e acompanha a história de latinos nos Estados Unidos; são abordadas temáticas como sexo, obviamente, mas também dramas típicos dos imigrantes ilegais no país, com personagens femininas fortes.

Jane the Virgin estreou em 2014 e será encerrada na quinta temporada, que tem estreia prevista para o início do próximo ano (midseason) e, provavelmente, será composta por 16 episódios.

13. Game of Thrones (HBO)

Game of Thrones é uma das produções de maior sucesso atualmente no ar. A trama é baseada na série de livros "As Crônicas de Gelo e Fogo", escrita por George R. R. Martin, e acompanha a disputa pelo trono de ferro dos Sete Reinos. O enredo envolve alianças e conflitos entre famílias nobres, seja competindo para reivindicar o trono, seja lutando para se tornarem independentes da realeza. Uma das marcas da série é a morte de personagens considerados protagonistas, sempre rendendo surpresas ao espectador.

Premiada com 38 Emmys, Game of Thrones será encerrada na sexta temporada, prevista para estrear em abril de 2019. A superprodução, que é gravada em vários países e estreou em 2011, promete mais mortes surpreendentes, apresentando uma conclusão para a disputa em torno do posto de rei dos Sete Reinos.

14. Veep (HBO)

Uma das mais aclamadas séries recentes de comédia (e de política, por que não?), Veep é uma sátira estrelada por Julia Louis-Dreyfus, que interpreta a vice-presidente dos Estados Unidos Selina Meyer. A trama acompanha a vida de Meyer e de sua equipe, em uma constante batalha para se manter em visibilidade e deixar um legado durante sua passagem pelo cargo (e, posteriormente, pela presidência).

A série e a protagonista ganharam diversos prêmios, inclusive seis Emmys de melhor atriz em série de comédia ganhos por Louis-Dreyfus ao interpretar Selina. A sétima temporada, que irá encerrar Veep, está prevista para estrear em 2019.

15. Unbreakable Kimmy Schmidt (Netflix)

A comédia acompanha a vida de Kimmy Schmidt (Ellie Kemper), resgatada após 15 anos vivendo em um bunker debaixo da terra. Ela havia sido sequestrada por um pastor que dizia para as mulheres aprisionadas que o mundo teria acabado, e elas estavam mais seguras no abrigo.

Unbreakable Kimmy Schmidt estreou em 2015. A primeira parte de sua quarta temporada já está disponível na Netflix, mas os seis episódios referentes à segunda estreiam apenas em 25 de janeiro de 2019. É possível que seja produzido um filme para amarrar as pontas soltas que restarem na história.

16. Shadowhunters (Caçadores de Sombras) (Freeform)

Shadowhunters é uma série de fantasia baseada nos livros "Os Instrumentos Mortais", de Cassandra Clare. No seu aniversário de 18 anos, Clary Fray (Katherine McNamara) descobre que faz parte dos caçadores de sombras — humanos que têm sangue de anjo e protegem o mundo dos humanos dos demônios. Quando sua mãe é sequestrada pelo grupo maldoso O Ciclo, ela se junta a outros caçadores de sombras para salvá-la e descobre que tem poderes.

A última temporada estreia na primavera de 2019 (Hemisfério Norte), com 12 episódios — o último terá 2 horas. O produtor-executivo da série, Todd Slavkin, promete que os fãs ficarão muito satisfeitos com o final da história.

17. The Last Ship (TNT)

A série é produzida e dirigida por Michael Bay e se passa após uma pandemia global que matou mais de 80% da população mundial. Não atacada pelo vírus, resta a tripulação do navio USS Nathan James, composta por 218 pessoas que tentam encontrar uma cura para a doença e salvar a humanidade.

The Last Ship é baseada no romance de mesmo nome escrito por William Brinkley e será encerrada após a quinta temporada, com 10 episódios. Ainda não há data para estrear. A temporada foi filmada junto à anterior, em 2017.

18. Young & Hungry (Jovem & Gourmet) (Freeform)

Young & Hungry é inspirada na vida da blogueira culinária Gabi Moskowitz (interpretada na série por Emily Osment), que conhece o jovem empresário Josh (Jonathan Sadowski). Na tentativa de conseguir o emprego de chef de cozinha pessoal dele, Gabi prepara um jantar romântico para Josh e a namorada, mas o evento dá errado, e uma situação embaraçosa é criada.

A série foi lançada em 2014, e a segunda parte da quinta temporada estreia no dia 20 de junho. Além dela, a Freeform está trabalhando em um filme de 2 horas para encerrar Young & Hungry.

Este texto foi escrito por Camila Pessoa via nexperts.

O Minha Série está comemorando 10 anos em 2018 com novidades aos nossos fãs: conheça o Clube Minha Série, o nosso perfil no Instagram e não deixe de assinar a newsletter Intervalo, que traz semanalmente conteúdos exclusivos em um formato especial.