Instagram: como criar vídeos

Imagem de: Instagram: como criar vídeos

O Instagram, que é hoje um dos mais conhecidos e populares aplicativos fotográficos, foi adquirido pelo Facebook em 2012 e está presente em quase todos os aparelhos celulares e tablets.

O app é uma referência no que se trata de filtros e efeitos de imagem e inaugurou a tendência de editar e manipular as fotos que compartilhamos com os amigos nas redes sociais.

Agora, o Instagram passou a oferecer também um recurso de gravação e publicação de vídeos dentro da sua comunidade. A versão 4.0 do aplicativo apresenta a nova ferramenta na mesma aba da câmera fotográfica, e você só precisa acionar o ícone de gravação para mudar o modo de captura.

(Fonte da imagem: Divulgação/Instagram)

Para gravar um vídeo, você precisa clicar e manter o dedo pressionado no botão de câmera do aplicativo durante o período de captura. O registro é interrompido quando você retira o dedo da tela touchscreen do seu aparelho.

Para excluir uma gravação, você pode clicar no botão “Voltar”, que aciona opções de descarte. O primeiro toque nessa tecla permite que você apague os últimos frames do vídeo, e o toque prolongado exclui todo o registro para você começar uma nova captura.

Dependendo do modelo de aparelho, é possível também escolher entre a câmera traseira e a frontal para o registro. O recurso de gravação do Instagram salva tanto imagem quanto som.

Os vídeos criados pelo Instagram podem ter de 3 a 15 segundos de duração.

15 segundos de vídeo e 13 filtros de imagem

Assim como no recurso de fotos estáticas, o Instagram apresenta filtros de imagem para você modificar a estética dos seus vídeos. No total, o aplicativo fornece 13 opções de filtros para você escolher e dar uma aparência mais profissional aos seus registros.

(Fonte da imagem: Divulgação/Instagram)

Ao clicar em um filtro de imagem, o programa reproduz uma pré-visualização do resultado do vídeo com o efeito selecionado. Após decidir por um tratamento de imagem, prossiga para definir um frame do material para ser utilizado como capa de exibição do vídeo na rede social.

A tela de compartilhamento segue o mesmo padrão de publicação de fotos do aplicativo. Você pode incluir um título, designar uma localização e postar o link do vídeo em outras redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o Tumblr.

No Instagram, os vídeos postados na rede aparecem com um ícone de seta no canto superior direito. A reprodução começa automaticamente quando você desce a barra de rolagem do seu feed, mas você pode desabilitar essa função dentro da aba “Opções” do seu perfil.

A ferramenta de gravação no Instagram está disponível na versão 4.0 do aplicativo, para sistemas iOS e Android.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.