13 jogos mobile que copiaram outros games na cara dura [vídeo]

Imagem de: 13 jogos mobile que copiaram outros games na cara dura [vídeo]

Quem acompanha de perto o mundo dos jogos eletrônicos sabe que não é incomum que, dentro do período de um ano, vejamos o lançamento de games com características bastante parecidas entre si. Dependendo do que é popular no momento, produtoras investem no lançamento de uma enxurrada de títulos com temáticas semelhantes cujo objetivo é conquistar o mercado consumidor.

Porém, enquanto é difícil confundir séries como FIFA e Pro Evolution ou Call of Duty e Battlefield, o mundo dos games mobile não parece preocupado em fazer qualquer distinção entre fonte inspiradora e cópia. Assim, não é incomum encontrar no Android, iOS e Windows Phone games que são um retrato exato de produções famosas, mudando somente um ou outro detalhe para não dar brecha a processos judiciais.

Neste artigo, reunimos alguns exemplos de jogos que são cópias descaradas de títulos que muitas vezes não conseguem obter o mesmo sucesso de seus clones. Confira nossa seleção e, após a leitura, não deixe de registrar sua opinião sobre o assunto em nossa seção de comentários.

Ninja Fishing

Um dos games mais populares do iOS e Android, Ninja Fishing é praticamente uma cópia de Radical Fishing, game disponibilizado primeiramente no formato flash. O game originalmente possui a seguinte premissa: no papel de um marinheiro, cabe a você atrair peixes com seu anzol e atirar neles após capturá-los — quanto mais animais forem capturados por vez, maior a pontuação obtida.

Ninja Fishing mantém exatamente a mesma ideia, porém adota um ninja no local do velho marinheiro e troca as armas de fogo do título original por artefatos orientais. Embora tenha prejudicado bastante os criadores do projeto original, o clone acabou surtindo resultados positivos na forma de Radical Fishing, um dos games mais bem avaliados do iOS.

N.O.V.A.

Quando se fala em games que parecem clones, é difícil não mencionar as produções da Gameloft. Apesar de apostar em uma ou outra ideia original, a empresa gosta mesmo é de criar versões alternativas de títulos consagrados. Prova disso é a existência de N.O.V.A., jogo que pode ser considerado uma adaptação não oficial da série Halo.

Avengers Initiative

Com Infinity Blade, a Epic Games provou ao mundo que era possível criar games belíssimos em dispositivos portáteis que não deixavam de lado a diversão. Usando exatamente a mesma base do conhecido game, foi criado Avenger Initiative, título distribuído por capítulos nos quais os heróis da Marvel batalham contra vilões conhecidos do universo da editora.

Agent Dash

Apresentando mecânicas simples (e viciantes), Temple Run foi responsável por dominar o tempo livre de milhões de pessoas ao redor do mundo. Mantendo as mesmas mecânicas do título, Agent Dash aprimora a fórmula ao apresentar gráficos mais atraentes, controles mais fáceis de dominar e uma temática que deve agradar quem é fã dos filmes de James Bond.

Dead Trigger

Embora mortos-vivos tenham se tornado um tema comum no mundo dos games, não dá para deixar de notar semelhanças entre Dead Trigger e o modo zumbi de Call of Duty: Black Ops. Algo que está longe de ser ruim, já que o game para iOS e Android é uma das opções mais divertidas disponíveis atualmente para essas plataformas — apresentando gráficos excelentes, o título permite usar uma grande variedade de equipamentos para tentar se livrar das criaturas que aparecem durante a aventura.

Veggie Samurai

Nem mesmo em seu título Veggie Samurai esconde o fato de ser totalmente inspirado no sucesso Fruit Ninja. Substituindo frutas por vegetais, o game se diferencia por permitir que o jogador fatie o mesmo objeto diversas vezes, algo que garante uma maior quantidade de pontos para quem tem dedos rápidos.

Trucks and Skulls Nitro

Caso você goste de Angry Birds, mas acredite que a proposta do game poderia ser menos infantil, Trucks and Skulls Nitro é um ótimo substituto. Usando caminhões envenenados, você deve destruir caveiras espalhadas por mais de 200 ambientes com nomes como “Demon Town”, “Industrial Armageddon” e “Hell’s Highway” — tudo isso enquanto desvia de vulcões, adquire veículos zumbificados e cria fases personalizadas que podem ser compartilhadas com outras pessoas.

Six-Guns

Caso você esteja louco para jogar Red Dead Redemption, mas não tenha o Xbox 360 ou o PlayStation 3, Six-Guns atua como um bom substituto. Baseado no Velho Oeste, o game de mundo aberto oferece 40 missões com objetivos, armas e inimigos variados — além de bandidos comuns, a aventura apresenta adversários como bruxas, vampiros e zumbis como forma de apresentar uma maior diversidade aos jogadores.

Shadow Guardian

Shadow Guardian parece uma versão de Uncharted criada em um universo paralelo, na qual Nathan Drake é conhecido como Jason Call. Mais uma produção da Gameloft, o título em nada esconde sua “inspiração” no título da Naughty Dog ao apresentar um protagonista que viaja pelo mundo em busca de relíquias raras — encontrando tempo para escalar pelos ambientes e trocar tiros contra diversos inimigos nos intervalos de seu trabalho.

3D Cartoon Land: Safari

3D Cartoon Land: Safari talvez seja o game desta lista que mais exemplifique como bastam mudanças simples no design de personagens para que os criadores de um título evitem ser processados. Não é preciso jogar muito tempo para ver que o título é claramente inspirado na série Super Mario Bros., embora esteja longe de apresentar a mesma qualidade dos jogos desenvolvidos pela Nintendo.

Tiki Match

Tiki Match é somente um dos vários exemplos de games “estilo Bejeweled” que podemos encontrar atualmente para download. Baseado no princípio de unir três peças com cores semelhantes, o game incorpora estruturas que podem congelar partes do cenário, dificultando seu avanço nas partidas — elemento que não se mostra o suficiente para distanciá-lo suficiente do jogo que lhe serve como inspiração.

Gangstar

Outro trabalho da Gameloft, Gangstar tem o objetivo de ser para as plataformas mobile o que Grand Theft Auto foi para os consoles. O jogo em mundo aberto coloca você no papel de um criminoso que pode roubar carros, participar de tiroteios e de diversas atividades em uma cidade imensa — coincidências com a série da Rockstar Games não são meros acidentes.

SuperSlug

Embora a proposta de misturar elementos de Metal Slug com Super Mario Bros. possa parecer original, a maneira como SuperSlug faz isso não é exatamente digna de elogios. Isso porque o game reaproveita até mesmo os modelos originais dos títulos que lhe serviram como inspiração para entregar uma aventura que, apesar de divertida, não esconde seu amadorismo.

Somente uma amostra

Esses foram somente alguns exemplos dos milhares de títulos para plataformas móveis que não escondem o fato de serem cópias descaradas de games mais famosos. Apesar de muitos deles possuírem uma boa qualidade, é difícil não criticá-los pela falta de originalidade — característica que esperamos que em breve deixe de ser uma ferramenta eficiente para chamar a atenção do público.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.