DARPA constrói mão robótica que fornece respostas táteis

Imagem de: DARPA constrói mão robótica que fornece respostas táteis

Pesquisadores da Case Western University desenvolveram um órgão mecânico que parece algo saído diretamente da ficção científica. Financiado pelo programada RE-NET da DARPA (Reliable Neural-Interface Technology, ou Tecnologia de Interface Neural Confiável), um novo sistema de eletrodos se mostrou capaz de permitir a construção de mãos robóticas semelhantes àquela que Luke Skywalver é forçado a usar na série Star Wars.

A tecnologia desenvolvida pela universidade intercala os elementos eletrônicos da mão robótica com os nervos que continuam intactos em pessoas que perderam o órgão por acidente. Com isso, essas pessoas não dependem de respostas visuais para utilizar o dispositivo já que conseguem obter respostas táteis através dele.

O programa RE-NET da DARPA tem o objetivo de estudar a viabilidade e a longevidade de interfaces cerebrais e dos periféricos que as acompanham. A descoberta feita com o auxílio do programa possui semelhanças com aquela feita pelo Instituto de Reabilitação de Chicago, que, apesar de adotar técnicas semelhantes, ainda depende de respostas visuais para funcionar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.