Nova tecnologia de elevadores permite dobrar o tamanho máximo de edifícios

Imagem de: Nova tecnologia de elevadores permite dobrar o tamanho máximo de edifícios

Embora seja possível encontrar prédios incrivelmente altos em todas as partes do mundo, ainda estamos longe de alcançar o tamanho máximo que esse tipo de construção pode ter. Entre os quesitos que dificultam a construção de edifícios ainda mais próximos ao céu estão os elevadores, cuja tecnologia atual torna difícil o transporte de pessoas a alturas superiores a 500 metros.

Porém, essa história pode mudar em breve graças a uma descoberta da fabricante finlandesa KONE. Batizada como UltraRope, a nova invenção da companhia permite construir elevadores capazes de se elevar até um quilômetro do chão, o dobro de qualquer projeto do tipo que já tenha sido construído pela humanidade.

Enquanto os elevadores modernos empregam cordas de aço em sua composição, a UltraRope é constituída por um núcleo de fibra de carbono rodeado por um revestimento de alta fricção. A tecnologia permite não só economizar energia como resulta em uma redução geral no peso de componentes como contrapesos, cordas de compensação e a própria cabine de transporte.

Menos atrasos e manutenções

“A fibra de carbono ressoa em frequências completamente diferentes do aço e da maioria dos materiais usados na construção de prédios”, afirma a KONE. Na prática, isso significa uma redução nos atrasos provocados pela oscilação natural dos edifícios — além disso, a nova corda chama atenção por dispensar qualquer lubrificação adicional ou manutenções periódicas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Arch Daily)

Atualmente, somente quatro construções em todo o planeta ultrapassam a marca dos 500 metros de altura — número que deve subir para 24 nos próximos anos. Caso as possibilidades oferecidas pela UltraRope se mostrem verdadeiras, a quantidade de edifícios com essas características deve saltar drasticamente em questão de pouco tempo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.