OS X Mavericks: novo Mac é econômico, organizado e tem funções do iOS

Imagem de: OS X Mavericks: novo Mac é econômico, organizado e tem funções do iOS

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A Apple apresentou durante a WWDC 2013, nesta segunda-feira (10), a nova versão do seu sistema operacional. O Mac OS X 10.9 foi batizado de Mavericks e conta com dezenas de novidades e melhorias técnicas em relação ao modelo anterior, o Mountain Lion.

Para começar, como já era esperado, o Mavericks aproveita vários recursos trazidos do iOS, como o iBooks e os mapas da Apple, ambos integrados com a função "Calendar", além de introduzir vários conceitos novos e otimizações em serviços já existentes. Áreas como processamento, bateria e navegação foram bastante comentadas pela empresa.

Uma versão prévia para desenvolvedores do Mac OS X 10.9 Mavericks estará disponível a partir de hoje. O sistema operacional estável e finalizado deve ser lançado em setembro deste ano.

Buscas e etiquetas

Um novo sistema de organização envolvendo tags foi apresentado. No Mavericks, você pode catalogar cada aplicativo ou documento com marcadores ou etiquetas e separá-los por cor ou utilidade, por exemplo, facilitando a busca por esses conteúdos.

O cadastro de tags na hora de salvar um arquivo. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ainda em organização, o recurso “Finder” agora conta com um sistema de abas que permite a realização de várias buscas diferentes ao mesmo tempo. Isso diminui a quantidade de janelas na tela.

Arrastar arquivos entre telas ficou ainda mais fluido. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, usar vários monitores na mesma máquina é uma atividade incentivada com o novo sistema operacional: é possível mexer com conteúdos diferentes em cada display e arrastar e puxar itens entre os monitores com maior fluidez e precisão – inclusive utilizando recursos da Apple TV.

Novo Safari

O navegador Safari também recebeu melhorias para o Mavericks. A barra “Bookmarks” foi remodelada e foi adicionado um espaço exclusivo para links compartilhados por seus amigos. O desempenho do programa no Mavericks para abrir sites da internet foi considerado 3,8 vezes melhor que os concorrentes. A ideia é transformá-lo em um substituto completo do Google Reader.

O Safari recebeu melhorias internas e ganhou função de compartilhamento de links. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Integrados ao navegador estão ainda o iCloud Keychain, um serviço de segurança na nuvem que guarda dados de cartões de crédito e senhas, e o iWork, que permite a edição de documentos de texto em tempo real.

A ordem é economizar

Em questões técnicas, “economia” é a palavra da vez do sistema operacional da Apple – a começar pelo processamento, que deve ter o uso diminuído em até 72%, de acordo com testes divulgados durante a apresentação. A memória também deve receber uma folga em consumo.

Além disso, apesar de não terem sido detalhadas individualmente, várias melhorias internas no sistema operacional em geral devem fazer com que a bateria dos aparelhos dure um pouco mais.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.