Manto de "invisibilidade de tempo" esconde dados na luz

Imagem de: Manto de "invisibilidade de tempo" esconde dados na luz

Manipulação da luz através do tempo (Fonte da imagem: Reprodução/Nature)

Há alguns anos que os cientistas vêm desenvolvendo tecnologias relacionadas à invisibilidade. Muitos estudos são específicos para a camuflagem de objetos, mas fazer algo grande sumir é um bocado complicado. Outros estudos, como o que foi publicado ontem pela Nature, visam apenas fazer os dados na web ficarem invisíveis.

Baseado nisso, apresentada uma tecnologia pode esconder as informações por até 46% do tempo. A técnica funciona através da manipulação da velocidade da luz na fibra óptica. Basicamente, há duas ondas de dados, uma positiva e outra negativa. Uma se sobrepõe a outra (como se fosse um manto) e dá a impressão de que nenhum dado está sendo transmitido.

Comunicação inviável

Em teoria, esta seria a tecnologia mais segura para a transmissão de dados importantes, afinal, mesmo que alguém consiga interceptar a comunicação entre um ponto e outro, os pacotes de informações são invisíveis. O problema é que a tecnologia deixa tudo tão invisível que acaba sendo impossível recuperar os dados de qualquer forma.

“Nós apagamos o evento de adição de dados de todo o histórico”, afirma Joseph Lukens, autor do estudo. “Não há meios que os dados possam ser enviados como uma mensagem útil para qualquer destinatário, mesmo que seja um receptor genuíno”. Isso quer dizer que ainda não há uma forma de tornar os dados visíveis depois de transmiti-los.

É um grande problema que a equipe da Universidade Purdue (Indiana, EUA) vem enfrentando, afinal, de nada adianta fazer uma mensagem desaparecer e não ter meios de recuperá-la. Esse inconveniente deve ser resolvido com o tempo, algo que possibilitará a implementação da tecnologia em redes de alta segurança.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.