Como segurar o seu smartphone na hora de fotografar

Imagem de: Como segurar o seu smartphone na hora de fotografar

(Fonte da imagem: Reprodução/Moms Who Click)

É cada vez mais comum encontrar quem escolha um smartphone julgando principalmente sua câmera. Trata-se de um componente de extrema importância para quem gosta de registrar os momentos mais significativos da sua rotina e para aqueles que desejam estar sempre com uma máquina fotográfica de emergência no seu bolso. E com a chegada de modelos focados nessa funcionalidade (como o Lumia 920 e sua incrível tecnologia PureView), esse tipo de público consumidor só tende a aumentar.

Contudo, tirar boas fotos com um dispositivo móvel ainda é uma missão para poucos. As mãos estremecem, os dedos amolecem, e aquela imagem que tinha tudo para ser perfeita acaba saindo totalmente borrada – é uma situação bastante comum. Por serem menores, mais leves e terem maior sensibilidade do que uma câmera tradicional, os smartphones acabam sendo mais inconvenientes e desconfortáveis na hora do clique.

Além disso, os celulares possuem sensores menores, o que obriga o obturador a manter-se aberto por mais tempo (capturando mais luz para constituir a imagem), o que facilita ainda mais os borrões. Uma forma eficaz de melhorar a qualidade das fotos tiradas com seu portátil – independente do seu modelo, formato e tamanho – é segurá-lo da forma correta, seguindo um pequeno truque descrito a seguir.

Forma mais comum de segurar um smartphone (Fonte da imagem: Reprodução/iPhone Photography School)

A técnica tradicional

O modo mais utilizado por quem aprecia fotografar com o celular é segurá-lo com as duas mãos (assim como na imagem acima), fazendo de conta que o aparelho é realmente uma máquina fotográfica comum. Esse método é ainda mais popular com os usuários do iPhone, que podem utilizar as teclas de volume como botão do obturador.

Contudo, o problema dessa posição é a sua instabilidade. Utilizar os dois braços para segurar algo tão pequeno e leve acaba fazendo o efeito contrário: em vez de ganhar mais equilíbrio, você invariavelmente vai começar a tremer.

A técnica mais eficiente

Embora seja um método pouco conhecido, a melhor forma de segurar seu smartphone na hora de fotografar é utilizar somente a mão direita (ou esquerda, caso você seja canhoto), posicionando o aparelho da seguinte maneira:

Forma mais confortável e estável de segurar um smartphone (Fonte da imagem: Reprodução/iPhone Photography School)

Os dedos indicador e mindinho apertam o dispositivo nas extremidades laterais, enquanto o médio e o anular se posicionam na traseira do celular. Para apertar o botão do obturador, reserve o dedão.

Você pode se sentir desconfortável com essa posição durante suas primeiras tentativas, mas logo notará que consegue manejar seu smartphone com mais naturalidade e maior segurança, sendo mais fácil manter-se estável e evitar imagens tremidas. Além disso, vale lembrar que essa técnica também se mostra útil para realizar pequenas filmagens com o seu celular.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.