Empresa cria material maleável para impressoras 3D

Imagem de: Empresa cria material maleável para impressoras 3D

E a tecnologia de impressão tridimensional avança mais alguns passos. Até agora, os componentes utilizados como matéria-prima em impressoras 3D possibilitavam somente a criação de objetos rígidos, algo que limitava um pouco a criatividade artística de algumas pessoas. Contudo, a empresa norte-americana Shapeways divulgou recentemente o Elasto Plastic, uma substância ainda em fase de testes e que possibilita a impressão de itens extremamente maleáveis.

Como você pode conferir no vídeo acima (e no GIF animado logo abaixo), os produtos impressos com esse plástico maleável podem ser apertados, retorcidos e esmagadas a vontade; eles invariavelmente voltarão à sua forma original.

(Fonte da imagem: Divulgação/Shapeways)

Por enquanto, o Elasto Plastic só está sendo enviado para algumas empresas, designers e outros profissionais interessados em avaliar os pontos positivos e negativos da substância. Uma das principais desvantagens do material é sua baixa resistência contra altas temperaturas e a dificuldade de imprimir peças pequenas com ele.

Contudo, a própria Shapeways já deu alguns exemplos de produtos que podem usufruir das características do Elasto Plastic: com a ajuda da substância, você pode imprimir sua própria case de celular em casa, por exemplo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.