Windows 8: cinco gerenciadores de arquivos para a interface RT

Imagem de: Windows 8: cinco gerenciadores de arquivos para a interface RT

Se você é um dos adeptos do Windows 8, sabe que o mais recente sistema operacional da Microsoft trouxe diversas novidades para o seu computador. As mais famosas delas são a falta do botão Iniciar, a utilização de aplicativos que são adquiridos em uma loja digital e a interface RT — que também chegou a ser conhecida como Metro.

Esta última mudança fez com que o software da Microsoft passasse por uma repaginação, sendo que o principal objetivo disso é o melhor aproveitamento da tela e a facilidade na hora da utilização. No entanto, nem todas as áreas do sistema operacional chegaram a mudar de interface, o que pode ter desapontado algumas pessoas.

Um exemplo disso são as janelas de gerenciamento de arquivos, que continuam sendo acessadas através do desktop e têm uma aparência bem parecida com a de versões anteriores do Windows. Se isso incomoda você, há alternativas para que essa área seja acessada através da nova interface Metro. Gostaria de conhecê-las? Então, continue lendo este artigo.

1. Modern File Explorer

(Fonte da imagem: Reprodução/WindowsStore)

Com o Modern File Explorer, todos os seus arquivos vão ser organizados por caterorias, como “Música”, “Fotografias” ou “Vídeos”, por exemplo. Essas divisões ficam do lado direito da tela e permitem que você encontre todos os dados que são do mesmo gênero. Com isso, há a possibilidade de você trabalhar abrindo os documentos ou manipulando-os da maneira que quiser.

Além da interface moderna e que está de acordo com a do Windows 8, o software também permite a interação com outros programas, como clientes de email, o que facilita o armazenamento de diferentes informações. No entanto, a ferramenta não é de graça e sai por US$ 1,99 (cerca de R$ 3,98).

2. My Explorer

(Fonte da imagem: Reprodução/WindowsStore)

Instalando o My Explorer no seu computador, você vai poder acessar todos os documentos que estiverem salvos no seu computador e gerenciá-los de maneira convencional. No entanto, o software abre a possibilidade de você marcar arquivos como favoritos e também salva o registro dos que foram abertos recentemente.

Com o objetivo de deixar o seu trabalho mais prático, o My Explorer também permite que alguns arquivos sejam marcados para aparecer na tela de início, ocupando uma tile exclusiva — e, assim, você pode acessá-los com somente um clique.

3. Metro Commander

(Fonte da imagem: Reprodução/WindowsStore)

O Metro Commander é um aplicativo gratuito e que está disponível na loja de softwares do Windows 8. Além da interface RT, a ferramenta permite que você gerencie os seus arquivos da maneira que quiser, como salvar, copiar, mover e excluir textos e demais dados que estiverem no seu PC.

Para melhorar, o software conta com sincronização automática com o Skydrive, de modo que há a possibilidade de guardar todos os seus arquivos importantes na nuvem — mas é claro que você precisa fazer o seu cadastro no serviço para que isso seja possível.

4. Immersive Explorer

(Fonte da imagem: Reprodução/Julienmanici)

O Immersive Explorer é um aplicativo desenvolvido para ser o substituto da ferramenta de gerenciamento do Windows 8. Instalando o programa, você pode acessar todos os seus arquivos, inclusive os que estão salvos em dispositivos móveis, através da própria Tela Inicial, como mostra a imagem acima.

5. EaseUS File Manager

(Fonte da imagem: Reprodução/WindowsStore)

Se você procura uma ferramenta mais simples, o EaseUS File Manager é uma boa alternativa. Com esse programa, você pode acessar todos os seus arquivos e trabalhar com eles de forma normal, com a possibilidade de abri-los, exclui-los e salvá-los, por exemplo.

O software também conta com outros recursos, como o de formar uma lista com os documentos acessados recentemente, a possibilidade de marcar arquivos como favoritos e até mesmo colocar os dados que você quiser para serem acessados pela tela de início.

....

É claro que nem todas as alternativas disponíveis para o Windows 8 poderiam ser colocadas nessa lista, já que há diversas alternativas. Por conta disso, se você conhece outra ferramenta que poderia ser incluída neste artigo, deixe o seu registro através dos nossos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.