7 imagens alucinantes criadas em ASCII

Imagem de: 7 imagens alucinantes criadas em ASCII

(Fonte da imagem: Reprodução/FanPop)

A linguagem ASCII, acrônimo para American Standard Code for Information Interchange, criada nos anos 60, serviu como base para todo o processo de codificação de caracteres em sistemas de computação. Apesar de ter sido ultrapassado pelo UTF-8, o código ainda resiste em forma de expressão artística, batizada apropriadamente de ASCII Art.

Esse formato utiliza os caracteres da linguagem computacional para reproduzir imagens e esquemas visuais, normalmente em preto e branco e com fontes monoespaçadas. A origem dessa arte está associada aos usuários da rede Usenet, nos anos 80, que utilizavam o espaço de troca de mensagens para criar desenhos e expressões visuais a partir dos caracteres disponíveis.

Com a popularização da internet, o recurso de arte em ASCII ganhou contornos mais humorísticos para representar piadas e criar imagens engraçadas a partir da sequência de caracteres, símbolos, linhas e traços. Porém, com o avanço da linguagem de computação, outros mecanismos de expressão, como fotos, memes e emoticons, tomaram conta da rede, e a criação de artes em ASCII foi deixada um pouco de lado.

Há, entretanto, muitas imagens e formas de utilização do código ASCII que podemos encontrar na internet que certamente merecem o destaque. As recriações de cenas, ícones e imagens famosos produzem um resultado belíssimo na combinação de técnica, imaginação gráfica e efeito visual. Abaixo, você pode conferir alguns dos mais impressionantes retratos já feitos com caracteres; são representações de celebridades, cenários conhecidos e marcas de empresas em formato de arte ASCII.

Outro trabalho que merece destaque é o projeto do artista Vuk Cosic chamado "ASCII History of Moving Images", de 1998. Cosic renderizou cenas clássicas da história do cinema e da televisão em trechos feitos com caracteres de ASCII. Há, por exemplo, a sequência icônica do chuveiro de “Psicose”, e partes de filmes de Eisenstein e Antonioni. O resultado desse trabalho, que você pode conferir aqui no site do artista, certamente inspirou os irmãos Wachowski durante a produção do filme “Matrix”.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.