Como fazer para os downloads não sugarem a sua internet

Imagem de: Como fazer para os downloads não sugarem a sua internet

Quem é que nunca teve problemas com a conexão da internet enquanto efetuava algum download? É comum encontrar problemas, pois enquanto o usuário baixa algum arquivo, a banda fica dedicada a isso, o que pode tornar a navegação mais lenta.

Acompanhe este artigo para aprender a controlar o fluxo de rede destinado a cada software e serviço alocado no seu computador. Alguns passos básicos e simples podem garantir o melhor funcionamento da internet e muito menos estresse com a lentidão do sistema.

Pré-requisitos

Para controlar a banda da sua conexão é necessária a instalação de apenas um software e suas posteriores configurações. Trata-se do NetBalancer.

Clique para baixar

Desde o começo

No ato da instalação, é possível que o Windows alerte sobre a instalação de alguns drivers que o sistema operacional não reconhece. Isso ocorre porque a assinatura digital dos drivers relacionados pelo NetBalancer ainda não foram analisados pela Microsoft, mas não há com que se preocupar, pois o programa é confiável, logo, a instalação pode ser autorizada.

Autorize sem medo!

Assim que concluída essa etapa, o programa é inicializado e mostra uma lista enorme com todos os processos em execução naquele exato momento. Caso esteja um pouco difícil encontrar algum processo específico, basta clicar sobre a barra “Name” e tudo será ordenado de acordo com a ordem alfabética.

Clique em

Agora o Portal Baixaki vai ensinar você a limitar a utilização da banda de internet. Isso serve para alguns aplicativos não “sugarem” toda a conexão do computador nem atrapalharem a utilização de outros serviços que também dependem da internet.

É comum um usuário ter problemas com um determinado programa, achando que este software está ocupando mais banda do que deveria e, por consequência, limitando o acesso de outros aplicativos à conexão. Isso pode acontecer e impedir algum download de obter recursos de sua rede para navegar em outros sites.

Interface total do programa

Com o NetBalancer é possível evitar esses problemas. Basta seguir alguns passos bastante básicos para a configuração do software. A primeira coisa a ser feita é a ordenação das listas de processos por ordem alfabética, conforme explicado acima. Após isso é necessário localizar aquele que você deseja limitar.

É importante saber que não há como restringir apenas a banda para um determinado download, mas sim de um software, por isso é recomendado o uso de dois navegadores. Um para downloads e um para navegação, assim é possível utilizar o Firefox para navegação nos sites e o Google Chrome para downloads, por exemplo.

Várias opções são  oferecidas

Caso deseje limitar o acesso do Google Chrome, tudo o que o usuário precisa fazer é localizar o processo Chrome e clicar sobre ele com o botão direito do mouse. Em seguida,escolher a opção “Limit” na barra de opções e, por fim, o valor destinado àquele processo na conexão.

Limite quanto achar necessário

Para desfazer a limitação, é necessário clicar novamente com o botão direito sobre o processo e em seguida sobre a opção “Normal”. Assim tudo voltará a ser como antes das limitações.

Resultados satisfatórios

Seguidos esses mesmos passos em outros processos, é possível configurar todo o acesso dos softwares à conexão total da internet. É bastante indicado aplicar limitações a softwares P2P, como LimeWire, eMule e outros. Assim terminam os problemas de lentidão para navegação nos momentos em que forem efetuados downloads.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.