O WiFi da Alemanha é 40 mil vezes mais rápido que a conexão de 1 Mbps

Imagem de: O WiFi da Alemanha é 40 mil vezes mais rápido que a conexão de 1 Mbps

Internet voando baixo, mas não para sua casa. (Fonte da imagem: Infortec)

Os serviços de internet no Brasil ainda são lentos se comparados aos de outros países do mundo: enquanto nós temos ao nosso alcance velocidades de até 100 Mbps, países como Estados Unidos e Japão já oferecem 1 ou 2 Gbps – conexões muito mais velozes.

Agora, já imaginou conectar-se a uma velocidade de 40 Gbps? Desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, a nova tecnologia de conexão WiFi criada pela equipe do centro de pesquisas não só conseguiu alcançar essa velocidade absurda como também foi feita a uma distância de um quilômetro entre os pontos.

Só para ter uma ideia de comparação, uma conexão desta é 400 vezes mais rápida que a internet de 100 Mbps ou 40 mil vezes mais rápida que a internet de 1 Mbps (provavelmente a mais vendida atualmente).

Sonho... Rural

Mas existe um problema: essa conexão nunca funcionaria bem na sua casa, pois a frequência usada para a conexão (240 GHz) é muito mais alta do que a configuração típica de roteadores WiFi caseiros (2,4 e 5 GHz).

Isso quer dizer que a frequência usada nos testes parece ser perfeita para alcançar tal velocidade de conexão, mas uma simples parede bloquearia o sinal com bastante facilidade na sua casa.

A rede foi testada para transferir dados a partir do topo de um prédio para outro, criando uma espécie de “conexão por fibra invisível”. Essa conexão pode não ser útil em residências, mas deve ser uma solução de velocidade rápida para áreas rurais, em que a fibra é uma proposta muito cara para ser estabelecida.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.