Google Hangouts: como criar e adicionar efeitos visuais

Imagem de: Google Hangouts: como criar e adicionar efeitos visuais

Quem conhece ou já utiliza o Google Hangouts sabe que ele permite a transmissão ao vivo da imagem captada pela sua webcam, o que pode ser usado como um “programa de televisão” ou apenas uma conversa entre amigos. Graças à compatibilidade com o YouTube, os Hangouts gravados podem ser enviados para o site e acessados posteriormente por qualquer pessoa.

No entanto, você não acha que é simplista demais apenas gravar um vídeo sem nenhum edição? Pois então saiba que o Google Hangouts apresenta algumas extensões instaláveis pela própria interface do serviço, possibilitando a adição de alguns efeitos simples. Além disso, existe também a alternativa de utilizar aplicativos externos para ajudar na personalização das suas transmissões.

Pré-requisitos

  • HangoutMagix;

Baixar HangoutMagix

  • Google Hangouts.

  • Conta no Google.

Faça você mesmo

Ao acessar o HangoutMagix, tudo o que você precisa fazer é clicar sobre o texto na tela e digitar o seu nome e profissão para alterá-lo.

Na parte inferior da tela, basta escolher aquilo que você deseja ver na estrutura do seu vídeo e clicar sobre “Download” para baixar o arquivo de fundo transparente em PNG. Agora, vamos ver como fazer o Google Hangouts começar a funcionar, para então adicionar uma extensão que permite o uso dessa imagem que acabamos de criar.

Ao abrir o Google Hangouts pelo link acima, selecione “Iniciar um Hangout”, no canto superior direito da tela.

Na janela carregada a seguir, escolha “Instalar o plug-in” e espere o processo terminar.

Escolha “Participar” quando a instalação terminar.

Na parte esquerda da tela, mova o mouse sobre “Ver mais aplicativos” e escolha “Adicionar aplicativos”.

Procure o “Hangout Toolbox”.

Passe o mouse sobre ele e clique em “Instalar extensão de hangouts”.

Permita o acesso.

Com a instalação pronta, o complemento surge à direita da tela. Na área “Custom Overlay”, use “Escolher arquivo” para selecionar a imagem criada usando o HangoutMagix.

Ela vai aparecer “do avesso” no vídeo, ative a opção “Mirror my own video” para corrigir isso. Além disso, em “Presets”, digite um nome e use “Save” para salvar essa configuração e não precisar repetir sempre o processo de inserção e espelhamento.

Novamente na lista de extensões, você pode instalar qualquer coisa que desejar para melhorar a sua experiência. Por padrão, o Google Effects já vem instalado, mas ele pode desaparecer, assim como tudo aquilo inserido posteriormente, quando você iniciar o Google Hangouts novamente (ou seja, talvez seja preciso instalar todos os seus complementos sempre que abrir o serviço).

O Google Effects é interessante porque ele permite não apenas sobrepor ao vídeo imagens engraçados, mas também reproduzir sons ao estilo “programa da tarde” que passa na televisão, como barulhos de aplausos, grilos, risadas e afins.

Entre as outras extensões do Google Hangouts, você encontra funções como: executar vídeos do YouTube dentro da sua transmissão, usar o serviço como meio de acesso remoto a outros computadores, exibir uma apresentação de slides, rabiscar na tela, criar anotações em formato de lista, jogar mini games, entre outras coisas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.