Facebook: como filtrar posts antigos e esconder os de amigos específicos

Imagem de: Facebook: como filtrar posts antigos e esconder os de amigos específicos

Quanto mais a gente usa a rede social, mais temos as nossas vidas expostas publicamente e nem sempre podemos controlar tudo o que as pessoas podem ver em nossas páginas de perfil.

Além disso, é comum acontecer de relacionamentos terminarem e lhe deixarem com a sua linha do tempo cheia de postagens antigas com a outra pessoa, obrigando-o a fazer uma faxina na sua conta.

Cada um pode ter a sua justificativa para limpar as publicações no Facebook ou delimitar quais são as pessoas que podem ver tudo o que você posta na rede social.

Aqui, veremos dois mecanismos que você pode utilizar para controlar os conteúdos da sua conta e resgatar mensagens, comentários e publicações antigas que podem lhe prejudicar de alguma maneira.

Personalizando listas e restrições de contatos

Eventualmente, todo mundo acaba criando grupos de pessoas diferentes dentro da rede, seja por afinidades, por parentesco, por trabalho, estudo ou atividades de lazer. Como o Facebook agrega todos os seus contatos no mesmo local, é possível que as suas postagens públicas sejam visualizadas por quem não deve.

Porém, antes que você exclua a mãe ou o chefe do seu Facebook, saiba que você tem opções de manter ocultas certas publicações que você posta na rede. Todo mundo precisou lidar alguma vez com um amigo ou amiga inconveniente que reclama das postagens, ou um(a) ex que fica espiando as mensagens ou ainda membros da família ou do trabalho que simplesmente não podem acompanhar a sua atividade no Facebook.

A melhor maneira de você controlar as suas publicações é através do mecanismo de configuração de privacidade do próprio Facebook. Através das opções disponíveis no site, você pode determinar quem visualiza as suas postagens futuras na rede, se elas deverão ser públicas, apenas para amigos ou personalizada entre contatos específicos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Sempre que você publica algo na sua linha do tempo, você tem a opção de definir grupos específicos com quem deseja compartilhar o conteúdo. Essa ferramenta de seleção está sempre visível no campo ao lado do botão “Publicar” e você pode modificar quem vê uma publicação, mesmo as mais antigas, a qualquer momento, através do ícone que aparece ao lado da data da postagem.

Utilizando os recursos de listas, você pode inclusive escolher um grupo preferencial de pessoas para compartilhar itens específicos. O Facebook cria automaticamente algumas listas de acordo com os dados da sua conta, agregando familiares ou colegas de trabalho, por exemplo. Você pode também definir suas próprias seleções de grupos para personalizar com mais precisão quem visualiza as suas publicações.

Além de escolher listas com quem deseja compartilhar conteúdos, você pode criar restrições para grupos ou indivíduos específicos. Usando a seção de bloqueio dentro da aba de ferramentas do site, você pode estabelecer a “Lista restrita” de usuários que não podem ver sua atividade. Com essa opção, tais contatos visualizam apenas as suas informações e postagens marcadas como públicas.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Quando não houver mais opções de restringir o acesso de uma pessoa à sua conta no Facebook, a solução é utilizar a ferramenta de bloqueio para eliminar de vez toda e qualquer possibilidade de interação pela rede social. Ao bloquear um usuário, a pessoa não conseguirá mais ver o seu perfil ou sua linha do tempo e você passa a ser virtualmente inexistente para ela.

Filtrando conteúdo com o SimpleWash

Há, porém, quem tenha problemas ainda mais específicos e precise buscar posts e interações antigas com uma pessoa que não faz mais parte da sua vida e que precisam ser excluídos. Não há uma ferramenta que limpe imediatamente todas as publicações de uma pessoa que deixou de ser seu contato no Facebook, mas há pelo menos alternativas que ajudam a encontrar postagens.

Uma das maneiras de filtrar mensagens na sua conta é utilizando o aplicativo SimpleWash no Facebook. O app, que você pode acessar diretamente pelo site simplewa.sh, ajuda a procurar conteúdos através de um sistema de busca por palavras. O filtro seleciona postagens na sua linha do tempo, bem como fotos, marcações, curtidas ou páginas associadas à sua conta que contenham as palavras que você colocar no campo de busca.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Como é impossível “Ver a amizade” depois que você exclui um amigo da sua conta no Facebook, você pode utilizar o filtro do SimpleWash para buscar temas e assuntos que possam levar às publicações que precisa excluir. Assim, você pode procurar postagens por palavras-chave como “amor” para encontrar as declarações do ex-namorado que não deseja mais ver na sua linha do tempo.

Novamente, as fotos, marcações ou publicações precisam ser excluídas ou tornadas ocultas manualmente, uma a uma, e não há uma opção rápida para limpar o conteúdo por aplicativos externos. Porém, ao encontrar os conteúdos indesejáveis na sua conta com o SimpleWash, você pode também redefinir o público que visualiza cada postagem para impedir que pessoas específicas tenham conhecimento dos seus posts antigos ou os utilizem contra você.

Não é possível, infelizmente, usar o SimpleWash para varrer todo o histórico de interações com uma pessoa digitando o nome dela no sistema de busca do aplicativo. O programa vai recuperar apenas os comentários, status e marcações em que o nome da pessoa estiver digitado da mesma forma como você colocou na busca.

A ferramenta SimpleWash é desenvolvida para limpar a sua conta do Twitter ou do Facebook, retirando palavras indecentes, de ódio ou xingamento que podem não ser bem recebidas pelo público. A versão atual ainda não oferece esse recurso em português e você só pode utilizar o mecanismo de limpeza nesse idioma digitando as palavras no campo de busca. Apesar das limitações, o app é bastante eficiente nos resultados, exibindo com exatidão as publicações com as palavras procuradas.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.