Desde que Tony Stark, interpretado por Robert Downey Jr., voou pela primeira vez com sua armadura em 2008, no filme Homem de Ferro, o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) se expandiu em 18 grandes filmes nesses últimos 10 anos. Mesmo para os fãs mais aficionados pela Marvel, às vezes fica difícil acompanhar tantos personagens e histórias.

Pensando nisso, nós separamos os pontos mais importantes da trama que você precisa se lembrar antes de ver Vingadores: Guerra Infinita.

21. Vingadores secretos


Após os eventos de Guerra Civil, Steve Rogers libertou todos os seus aliados na prisão de Raft. Após a fuga, os heróis se separaram. Porém, Steve continuou a trabalhar com a Viúva Negra e o Falcão, como revelado na HQ prelúdio de Vingadores: Guerra Infinita.

20. Thanos

Através de breves aparições, Thanos foi introduzido no MCU para ser o vilão mais temido de todos. Agora, o Titã Louco está pronto para desembarcar na Terra em Guerra Infinita e enfrentar os heróis mais poderosos para conseguir as desejadas Joias do Infinito.

19. O Tesseract

A primeira Joia do Infinito a ser apresentada no MCU, a Joia do Espaço, apareceu através do Tesseract, uma caixa de cristal que desempenhou papéis importantes em Capitão América: O Primeiro Vingador e em Os Vingadores. Sua última aparição aconteceu em Thor: Ragnarok, onde acabou sendo roubada novamente por Loki, enquanto Asgard estava sendo destruída.

18. Loki e Thanos

Mesmo que Loki tenha sido capaz de salvar o Tesseract de ser destruído em Ragnarok, ele não parecia muito feliz quando viu a nave de Thanos na sequência de pós-créditos daquele filme. Apesar de Loki aparentemente estar em paz com seu irmão, outro encontro com Thanos poderia fazê-lo mudar de lado novamente.

17. A Joia da Mente

Em A Era de Ultron, Tony Stark usou a Joia da Mente para criar uma inteligência artificial que acabaria se tornando o vilão Ultron. Este, então, construiu um novo corpo “perfeito” para si mesmo para implantar a Joia, mas acabou sendo roubado pelos Vingadores e transformando-o no androide Visão.

16. A Joia do Tempo

Conforme revelado em Doutor Estranho, o Olho de Agamotto detém a Joia do Tempo. Ao longo do filme, vemos Doutor Estranho usando a Joia, que pode manipular o tempo em grande escala, em vários momentos do filme.

15. A Joia da Realidade

Enquanto a maioria das Joias do Infinito são objetos sólidos, o Éter, que se encontra na posse do Colecionador, é uma versão líquida da Joia da Realidade. Como apreendemos em Thor: O Mundo Sombrio, a Joia pode distorcer as leis da física e converter matéria em matéria escura.

14. Descanse em paz, Mjölnir

O martelo de Thor, Mjölnir, é a arma mais famosa do MCU. Mesmo sendo um dos poucos objetos que poderiam legitimamente desafiar as Joias do Infinito, Mjölnir foi completamente destruído em Ragnarok por Hela, a irmã mais velha de Thor.

13. A Joia do Poder

Em Guardiões da Galáxia, o Senhor das Estrelas provou ser um dos poucos personagens do MCU que poderiam manipular uma Joia do Infinito. Após os eventos do filme, o Orbe, uma caixa que contém a Joia do Poder, é deixado sob a vigilância da Tropa Nova, uma força de paz intergaláctica.

12. Guardiões da Galáxia

No final de Guardiões da Galáxia Vol. 2, a equipe acabou ganhando uma nova integrante, Mantis. Usando seus poderes manipuladores de emoções, ela recebeu a tarefa de tranquilizar seu mestre Ego, um pretenso conquistador celestial e pai de Peter Quill, para ajudar os Guardiões a salvar mais uma vez a galáxia.

11. Filhas de Thanos

Enquanto Gamora já havia se voltado antes contra Thanos, Nebula traiu seu pai durante o primeiro Guardiões da Galáxia. Na sua sequência, as irmãs formaram uma amizade desconfortável quando começaram a se unir ao trauma compartilhado que sofreram de seu pai. Embora Nebula tenha ajudado os Guardiões no final do longa, ela preferiu caçar Thanos sozinha.

10. Cicatrizes de batalha de Tony Stark

O Homem de Ferro é o único dos heróis da Terra que tem os olhos no céu. Sem uma equipe ativa dos Vingadores, Stark redirecionou seus esforços para criar uma nova armadura do Homem de Ferro. Como a HQ prelúdio de Vingadores: Guerra Infinita revelou, Stark quer ser capaz de lidar com qualquer ameaça intergaláctica por conta própria.

9. O retorno de Hulk

Após os acontecimentos de Ragnarok, Hulk vai começar Guerra Infinita em uma nave espacial repleta de asgardianos que está viajando em direção à Terra. Isso marcará a primeira vez que Banner está de volta ao seu mundo de origem desde A Era de Ultron.

8. Nova identidade

Como revelado na HQ prelúdio de Vingadores: Guerra Infinita, a Viúva Negra mudou seu visual, pintando seus cabelos de loiro, após os eventos de Guerra Civil, quando trai Stark e começa a ser caçada pelo governo americano.

7. Família do Gavião Arqueiro

Após os acontecimentos de Guerra Civil, o Gavião Arqueiro é libertado da prisão pelo próprio Steve Rogers e decide retomar sua “aposentadoria” ao lado de sua família, conforme revelado na HQ prelúdio de Vingadores: Guerra Infinita.

6. S.H.I.E.L.D.

A última vez em que vimos Nick Fury e Maria Hill, sua ex-segunda comandante, juntos foi em A Era de Ultron. Hill, no entanto, retornará ao MCU antes de Fury em Guerra Infinita. Já Fury só aparecerá novamente em Capitã Marvel (2019).

5. A recuperação do Máquina de Combate

Em Guerra Civil, durante a grande batalha entre os heróis, Visão acidentalmente atinge seu companheiro no céu. No final do filme, vemos Rhodes aprendendo a andar novamente com a ajuda de uma tecnologia projetada por Stark.

4. Asgardianos da Galáxia

Com o planeta Asgard completamente destruído em Ragnarok, Thor se tornou o novo rei de Asgard, ordenando que a nave cheia de refugiados asgardianos seguisse para a Terra em busca de um refúgio. Mas eles não esperam encontrar a Sanctuary II, a enorme nave de Thanos que também se dirigia para a Terra, na cena pós-créditos daquele filme.

3. Bucky, o Lobo Branco

Depois que sua programação foi brevemente reativada em Guerra Civil, Bucky Barnes procurou tratamento em Wakanda. Como revelado em uma cena pós-créditos de Pantera Negra, Shuri, a irmã de Pantera Negra, curou sua mente e lhe deu um novo braço de Vibranium. Bucky também adotou um novo codinome, o Lobo Branco.

2. Wakanda forever

Depois de salvar a tecnológica Wakanda do vilão Killmonger, o Rei T'Challa anunciou que Wakanda estaria abrindo suas fronteiras pela primeira vez. Apesar de alguns Vingadores já terem buscado refúgio em Wakanda, vários outros Vingadores vão para a nação africana fictícia para uma grande batalha em Guerra Infinita.

1. A última Joia da Infinito

A Joia da Alma foi a única das Joias do Infinito que não apareceu no MCU. O diretor da Marvel Studios, Kevin Feige, já confirmou que ela terá um papel importante durante a Guerra Infinita, mas não apresentou mais detalhes sobre sua localização.

Veja também:

Este texto foi escrito por Fernando Fabretti via n-Experts.