Não é apenas Amy, o par perfeito de Sheldon em The Big Bang Theory, que tem carreira acadêmica como neurocientista. Mayim Bialik, a atriz que a interpreta, também tem. E, como autoridade no assunto, ela declarou o que muitos fãs já suspeitavam: “Sheldon tem Transtorno Obsessivo-Compulsivo”, também conhecido como TOC.

Mayim ficou mais conhecida por seu papel de protagonista de Blossomdurante os anos 90. Foi quando a série de televisão terminou que a carreira acadêmica da atriz começou. Ela entrou para a UCLA (Universidade da Califórnia), apesar de também ter sido aceita em Harvard e Yale – todas entre as universidades mais disputadas dos Estados Unidos.

Em 2000, ela se formou bacharel em neurociência, hebraico e estudos judaicos. Em 2008, ela concluiu seu PhD em neurociência, depois de parar os estudos durante alguns anos para voltar a atuar.



Você sabia que agora a atriz é PhD em neurociência?


“TOC foi o tópico da minha tese quando fiz doutorado”, a atriz declarou em entrevista ao Fancast. “Eu acho que Sheldon definitivamente estaria dentro do espectro, como dizemos [em neurociência].” E, em resposta à teoria de muitos fãs, Mayim disse: “Realmente não acho que eu daria um diagnóstico de Asperger.”

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é caracterizado, como o nome revela, por obsessões e compulsões que podem parecer absurdas (até para a própria pessoa) e, no entanto, são incontroláveis. Já a Síndrome de Asperger faz parte do espectro autista e seus sintomas incluem dificuldade de interação social, falta de empatia, interpretação literal de linguagem, comportamentos estereotipados e dificuldade em aceitar mudanças.

Mas os dois casos não são a descrição exata do Sheldon? A especialista no assunto rebate: “Eu daria um diagnóstico de Transtorno Obsessivo-Compulsivo provavelmente moderado a severo, distúrbio de ansiedade generalizado e possivelmente distúrbio de ansiedade social. Mas não acho que ele tenha Asperger puro, como conhecemos”. E quem somos nós para discordar de quem fez um doutorado no assunto, certo?



Amy passa uma noite de curtição com as meninas.
Algo diz que isso não vai acabar bem...


No episódio que vai ao ar nesta quinta-feira, dia 11, nos EUA, a atriz faz nova participação especial em Big Bang Theory e sua personagem sairá bastante da zona de conforto, quando Penny e Bernadette a chamam para uma noite de curtição só das garotas. Agora imagine até onde a inaptidão social de Amy vai levá-la nessa história! Em uma palavra: imperdível.