Como usar o Android para ser mais disciplinado

Imagem de: Como usar o Android para ser mais disciplinado

(Fonte da imagem: Reprodução/It Mashable)

Já faz um bom tempo que os celulares deixaram de ser uma simples ferramenta de comunicação para se tornarem verdadeiros assistentes pessoais que nos auxiliam diariamente nas mais variadas tarefas. O responsável por essa grande revolução foi certamente o advento dos sistemas operacionais inteligentes – Windows Phone, iOS e o tão popular Android.

E os smartphones andam tão cheios de recursos que é perfeitamente possível utilizá-los até mesmo para ter mais disciplina e produtividade, tanto em casa quanto no trabalho. Selecionamos nove aplicativos voltados para quem procura ter mais organização em sua rotina e planeja utilizar seu dispositivo equipado com o SO da Google para isto. Todos os softwares listados abaixo são completamente gratuitos; é só baixá-los e utilizá-los à vontade.

1) Evernote

Teve uma ideia? Anote-a! Todos nós sabemos como é triste perder um momento de inspiração por não ter papel e caneta por perto. O Evernote consagra-se como um dos mais completos aplicativos de anotação existentes para dispositivos móveis, tendo versões para diversas outras plataformas além do Android. Além de ter uma interface bastante atraente e fácil de entender, o utilitário mantém todos os seus textos sincronizados na nuvem, seguros contra eventuais perdas ou roubos de seu smartphone.

(Fonte da imagem: Divulgação/Evernote)

2) Wunderlist

Para quem se esquece com frequência dos seus deveres, a dica é usar o Wunderlist para manter tudo rigorosamente organizado. O app permite que você crie listas de tarefas e programe lembretes com rapidez e facilidade, podendo sincronizar todos os seus dados com outros gadgets ou com o site do serviço. Além disso, é difícil discordar que a interface do Wunderlist é uma das mais elegantes já criadas para um aplicativo de celular.

3) Do It (Tomorrow)

Você provavelmente deve conhecer o velho ditado que diz “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. O Do It (Tomorrow) é um aplicativo inspirado em tal frase. O utilitário traz nada mais do que duas páginas (“Hoje” e “Amanhã”) nas quais você pode escrever lembretes curtos e listas de tarefas simples. Também pode ser sincronizado com outros aparelhos e com a sua versão online.

(Fonte da imagem: divulgação/Adylitica)

4) Jorte Calendar

O Jorte Calendar é um dos melhores calendários disponíveis para Android. É possível personalizar todos os detalhes da interface do aplicativo, além de sincronizá-lo em poucos segundos com os dados de seu Google Agenda.

(Fonte da imagem: Divulgação/Jorte)

5) Pomodroido

A técnica de Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo criado na década de 80 pelo italiano Francesco Cirillo. Consiste em definir um intervalo de minutos que serão aproveitados para nada além do trabalho que você estiver efetuando, sendo proibido qualquer tipo de distração. Após esse período, você terá um intervalo de minutos também já pré-definido para descansar. Com isso, aumenta-se a produtividade e o ânimo para efetuar suas tarefas diárias.

O Pomodroido atua como um contador que auxilia você no gerenciamento de intervalos para a aplicação dessa técnica tradicional.

6) MailDroid

Celulares Android costumam vir com dois gerenciadores de email já instalados de fábrica: um deles é o padrão do sistema operacional, enquanto o outro é o bom e velho Gmail. Contudo, se você procura ter maior flexibilidade e controle sobre seu cliente de mensagens, vale a pena baixar um app que proporcione maior “liberdade” de personalização. O MailDroid é um bom exemplo.

Você pode utilizar contas de qualquer servidor IMAP/POP3 neste aplicativo, que conta com recursos bastante interessantes como definição de regras, checagem de ortografia, proteção da caixa de entrada com senha e diversas outras funcionalidades exclusivas.

7) Mint

Embora não seja tão conhecido no Brasil, o Mint já recebeu um total de oito prêmios em revistas e jornais estrangeiros especializados em tecnologia. Trata-se de um dos softwares mais eficientes para controlar suas finanças pessoais, possibilitando que você tome nota de todos os seus gastos e acompanhe em tempo real a situação de seu dinheiro. Possui também uma versão online; ambas são completamente gratuitas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Mint)

8) My Tracks

O My Tracks é bastante útil para quem faz caminhadas com frequência e deseja registrar cada detalhe dessa prática saudável. O aplicativo utiliza os recursos de GPS presentes no Android para gravar dados como percurso, velocidade, distância e elevações de terreno de todos os seus passeios. É uma ferramenta importante, sobretudo, para quem quer ter mais disciplina no que diz respeito a seus exercícios físicos.

(Fonte da imagem: Divulgação/My Tracks)

9) Lose It!

Outro app para quem quer ficar em forma. O Lose It! permite que você especifique objetivos variados (como chegar a certo peso ou perder uma quantidade exata de quilos) e acompanhe todas as suas atividades para chegar até esse ponto. É possível registrar dietas, atividades físicas, comparar as calorias de diferentes alimentos e conectar-se com seus amigos para que vocês consigam atingir suas metas em grupo.

(Fonte da imagem: Divulgação/Lose It!)

Além da versão para Android, o Lose It! pode ser usado em aparelhos iOS, Nook, Kindle e em sua versão online. Caso você deseje, é possível adquirir uma licença da versão Premium do utilitário, que conta com alguns recursos adicionais e custa o equivalente a US$ 39 por ano.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.