Fábricas do futuro podem ter o formato de um círculo imperfeito

Imagem de: Fábricas do futuro podem ter o formato de um círculo imperfeito

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Talvez você não saiba disso, mas as dependências da grande maioria das fábricas do mundo todo são construídas em um formato retangular ou com ângulos retos — e o “costume” vem desde a época das Revoluções Industriais. Isso é feito pelo fato de que estruturas assim são mais baratas, produzidas rapidamente e ótimas para o processo linear de produção.

Contudo, nos dias de hoje, há uma tendência maior para que as pessoas comprem os seus produtos preferidos pela internet. Com isso, esses objetos — que vão de peças de roupa até eletrônicos, por exemplo — costumam ser personalizados, sendo que você não vai querer esperar muito tempo pela entrega.

Por conta disso, uma nova maneira de construir de fábricas está sendo criada. Depois de análises e estudos, chegou-se à conclusão de que as dependências do futuro podem ser feitas no formato de um círculo imperfeito — e o primeiro exemplo disso é uma empresa alemã chamada Vitra, que, entre outras coisas, trabalha com móveis em geral.

Tá, mas e o motivo de isso acontecer?

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

A concepção da fábrica da Vitra ficou por conta de um escritório japonês, chamado SANAA. Os orientais avaliaram que a relação entre estrutura e produção da companhia alemã não era a correta, já que eles vendiam muitos produtos personalizados. Por conta disso, as vendas demoravam para chegar até os clientes, o que é bastante ruim.

Para resolver esse problema, a SANAA criou uma fábrica no formato de um círculo imperfeito. Com isso, a produção não é linear e todas as áreas da fabricação ficam interligadas flexivelmente, facilitando a produção de móveis diferenciados, por exemplo. Dessa maneira, a fabricação é mais eficiente e os clientes podem receber as suas compras em um espaço de tempo menor.

Como a tendência é a de que as pessoas invistam ainda mais em compras à distância e produtos personalizados, o próximo passo para a evolução das fábricas também tende a ser esse — e, para você ter uma ideia, não há mudanças realmente expressivas no formato dessas construções desde o fim do século 19.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.