Footbonaut: a máquina de treinamento do Borussia Dortmund

Imagem de: Footbonaut: a máquina de treinamento do Borussia Dortmund

Durante as semifinais da Liga dos Campeões da UEFA, a equipe alemã Borussia Dortmund surpreendeu o poderoso Real Madrid (da Espanha) e venceu a primeira partida pelo placar de “4 x 1”. Mas será que existe algum segredo no treinamento dos jogadores? Como eles se tornaram tão ágeis e precisos em seus passes, chutes e lançamentos para outros companheiros?

A resposta pode estar na tecnologia. Não, não estamos falando de chips implantados nos cérebros dos jogadores e muito menos de robôs infiltrados no elenco. A resposta pode estar mesmo em equipamentos de treinamento de última geração, que você pode ver em funcionamento ao reproduzir o vídeo que está no topo deste texto.

Como funciona o equipamento?

Imagine 64 janelas que podem piscar a qualquer momento. Esses são os alvos possíveis no funcionamento do Footbonaut. Cada uma das pequenas janelas pode ser acesa alguns segundos após o jogador em treinamento receber a bola. Ele deve localizar o alvo, dominar a bola e então acertá-la na janela específica. Isso deve acontecer rapidamente, pois o tempo está sendo contado por um computador.

(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Vale dizer que os alvos estão espalhados por quatro paredes. Isso significa que podem ser exigidos os passes para locais que estão nas costas do jogador. E o mais legal de tudo é que o treinador pode programar o equipamento para que ele exija reações diferentes de acordo com as dificuldades de cada atleta.

E dá resultados?

Para o jornal The New York Times, um jogador do time B do Borussia Dortmunt afirmou que há muitos resultados referentes ao Footbonaut. Mustafa Amini, de 20 anos, disse que os equipamentos simulam a presença de 10 colegas de time, mas com uma intensidade que não seria possível com a utilização de atletas humanos.

Mustafa Amini afirma que os resultados são excelentes
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Ele diz ainda que “o Footbonaut permite que você trabalhe em qualquer fraqueza e garante que você jogue no tempo correto e com muita precisão”. Como você pode ver, o sistema realmente está sendo excelente para os jogadores. Mas será que é esse o segredo que pode levar o Borussia Dortmund à grande final da Liga?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.