Novos eletrôncos: MindSet, controle seus jogos com a mente

Imagem de: Novos eletrôncos: MindSet, controle seus jogos com a mente

Já imaginou controlar seus jogos através da força da mente? Enquanto esse é o sonho distante de muitos gamers, o MindSet já é uma realidade. Pensamentos no lugar de botões e uma maneira totalmente diferente de executar suas ações, conheça o headset que pode revolucionar a maneira que você interage com o computador.

A interface das ondas cerebrais

A mente humana é uma ferramenta incrível. Enquanto jogamos, descansamos ou dormimos ela trabalha incessantemente. Infelizmente, boa parte desse potencial é desperdiçado porque não somos capazes de pressionar botões ou mover o mouse na mesma velocidade em que pensamos.

MindSet, imagem de divulgação

Se fosse possível executar todos os comandos de seus games através da mente, certamente a experiência seria muito mais ágil e satisfatória. Seu personagem reagiria em menos tempo e de maneira mais precisa, saltando, correndo e atirando no mesmo instante em que você pensa na ação.

MindSet, o que é?

Desenvolvido pela NeuroSky, à primeira vista o MindSet assemelha-se com um headset wireless comum. A diferença é que, além de atuar como fone de ouvido e microfone, o aparelho conta com uma curiosa projeção que toca a testa do usuário. Bastante discreto, o sensor registra os impulsos eletromagnéticos produzidos pela mente de quem o usa.

O processo é similar a um exame de eletroencefalograma, relatando os níveis de ansiedade, concentração e sonolência do jogador. Isso permite que diferentes estados de humor e sentimentos se convertam em ações dentro do jogo. O MindSet é compatível com Windows PC, Mac e mesmo plataformas portáteis.

Aplicações

Um player de áudio com visualizador de ondas cerebrais acompanha o produto para você descobrir como as músicas mexem com sua cabeça. Em um exemplo para aplicativos para iPhone, foi exibido um capaz de treinar o usuário a manter a calma diante da foto de alguém que ele não suporte.

Imagem de divulgação

Mas o projeto mais promissor é o The Adventures of NeuroBoy. O jogador controla um jovem com poderes telecinéticos capaz de levitar, arremessar ou incendiar objetos do cenário com o poder da mente. O jogo está disponível para download no site da NeuroSky, mas é claro que você precisa ter o MindSet para jogar.

Também pode ser baixado no site um kit de desenvolvimento para softwares. De maneira gratuita, é possível criar programas que utilizem a interface mental ou adaptar softwares existentes para o MindSet.

Mais informações

O MindSet já pode ser adquirido no site da NeuroSky, mas a princípio o preço não é lá muito convidativo (U$ 199). Vale lembrar que ainda não é possível abandonar teclado e mouse diante dos games de ação, MindSet registra apenas impulsos mentais bastante vagos como concentração e ansiedade. Mesmo assim, este pode ser o início de uma era em que os botões não têm vez.

Você estaria preparado para abandonar o teclado e o mouse para interagir com o computador apenas com a mente? Na sua concepção, como serão os jogos no futuro?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.