Quem acompanha as notícias no Minha Série já está sabendo: o spin-off de Grey's Anatomy,Private Practice, estréia no Sony em breve. A popularidade da dra. Addison Montgomery é tão grande que os produtores de Grey's Anatomy decidiram criar a nova série, que mostra a vida da renomada cirurgiã neonatal interpretada por Kate Walsh em Santa Monica.


Dra. Addison Montgomery e seus novos colegas.


Mas... o que é um spin-off?

Spin-offs são séries derivadas de outras séries de sucesso. Geralmente, um spin-off é criado quando um personagem secundário torna-se muito popular e merece uma série só para ele, enquanto os demais personagens continuam na série original, podendo ou não participar de alguns episódios do spin-off.

E eles são mais comuns do que você imagina! A nova série do Sony, 90210, por exemplo, é um spin-off do saudoso Beverly Hills, 90210 (Barrados no Baile). E não é o único! A história dos adolescentes que viviam na região mais agitada da Califórnia deu origem a duas outras séries: Melrose Place e Models Inc.


A turma de Beverly Hills, 90210 em 1990. Você ainda lembra?



Na televisão norte-americana, mais spin-offs vão estar chegando em breve. Um dos mais aguardados é The Cleveland Show. A série derivada de Family Guy (Uma Família da Pesada) mostra a mudança dos vizinhos de Peter Griffin, os Cleveland, para outra cidade. A série estréia nos EUA em abril de 2009.


The Cleveland Show estréia em abril.



Os canais brasileiros também contam com vários spin-offs em sua programação: só para citar alguns, podemos começar com Frasier. A série que mostra a vida de um refinado psicólogo e as confusões causada por sua família e amigos completamente amalucados é um spin-off de Cheers — e há quem diga que a série derivada fez mais sucesso do que a série original.

O já finalizado Joey é um spin-off de Friends que tentou preencher o vazio deixada por uma das séries mais queridas de todo o mundo. Joey conta o que aconteceu com Joey Tribbiani, o aspirante a ator do sexteto de amigos nova-iorquino, em Los Angeles. E até mesmo os reality shows têmspin-offs: L.A. Ink é a série derivada de Miami Ink, que acompanha o novo estúdio de tatuagem de Kat Von D desde que a tatuadora deixou o estúdio de Chris Garver.

Você se lembra de mais algum spin-off? Comente no fórum!