Os grandes filmes de comédia considerados bons pela crítica são aqueles que provocam e instigam o público. Desde as trapalhadas de Charlie Chaplin até as comédias atuais, o gênero assumiu diferentes formas e estilos ao longo das décadas.

Para saber quais longas de comédia foram aclamados ao longo do tempo, o site Business Insider fez um levantamento com base no Rotten Tomatoes (agregador de críticas de cinema e televisão) para formar uma lista com a melhor média de classificação.

Uma dica: como o assunto é lista, há quem discorde dos títulos, sinta falta de alguns filmes, e muitos não vão considerar que determinadas obras são, de fato, uma comédia (lembrando que comédia nem sempre precisa ser uma obra feita para gargalhar, mas sim algo mais leve). Tudo bem, você pode aumentar a lista ou discordar dizendo qual filme de comédia você considera o melhor de todos.

Confira a lista completa!

100. Em Busca do Ouro (1925)

  • Nota da crítica: 100%

Neste clássico do cinema mudo, Carlitos (Charlie Chaplin) vai ao Alasca para participar da corrida do ouro. Preso em uma pequena cabana por causa de uma nevasca, ele é obrigado a compartilhar seu quarto com um garimpeiro de sucesso e um fugitivo. Ao deixar a cabine, ele se apaixona por uma garçonete, tentando bravamente ganhar o seu amor. A sorte de Carlitos muda quando o garimpeiro precisa de ajuda para localizar o ouro.

99. Luzes da Cidade (1931)

  • Nota da crítica: 98%

A paixão de um vagabundo por uma pobre florista cega, que acredita que ele é um milionário, o motiva a tentar conseguir o dinheiro necessário para a cirurgia a fim de restaurar sua visão.

98. Diabo a Quatro (1933)

  • Nota da crítica: 94%

Um país marcado pela corrupção está à beira de um colapso. É quando uma milionária decide emprestar ao país 20 milhões com a condição de que o presidente renuncie ao cargo.

97. Aconteceu Naquela Noite (1934)

  • Nota da crítica: 98%

Peter Warren (Clark Gable), um jornalista desempregado, encontra Ellie (Claudette Colbert), a filha de um milionário que fugiu do iate de Alexander Andrews (Walter Connolly), seu pai, pois este não aprova quem ela escolheu como marido. Peter vê a oportunidade de obter uma boa matéria, mas vários fatos criam uma forte aproximação entre eles.

96. Tempos Modernos (1936)

  • Nota da crítica: 100%

Um operário de uma linha de montagem, que testou uma máquina revolucionária para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela monotonia frenética do seu trabalho.

95. Levada da Breca (1938)

  • Nota da crítica: 95%

O paleontólogo David Huxley quer impressionar a Sra. Random, que considera doar 1 milhão de dólares para o museu dele.

94. A Regra do Jogo (1939)

  • Nota da crítica: 98%

O aviador André Jurieux bateu recordes de voo, mas só consegue pensar em sua amada Christine, mulher do aristocrata Robert de la Cheyniest. Jurieux consegue com um amigo um convite para a casa de campo em que o casal está dando uma grande festa de caça. Os sorrisos cordiais dos convidados escondem, porém, segredos e sentimentos, e o resultado disso é um assassinato.

93. Jejum de Amor (1940)

  • Nota da crítica: 98%

Uma repórter (Rosalind Russell) anuncia que está deixando o trabalho para levar uma vida doméstica, ao lado do noivo rico. Seu editor e ex-marido (Cary Grant) tenta convencê-la a mudar de ideia.

92. Núpcias de Escândalo (1940)

  • Nota da crítica: 100%

A história traz Katharine Hepburn como uma jovem rica recém-separada do marido (Cary Grant) e ávida por uma nova relação amorosa. A oportunidade aparece quando ela conhece um repórter (James Stewart) que está caidinho por ela.

91. Ser ou Não Ser (1942)

  • Nota da crítica: 98%

Na Polônia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de atores canastrões cai nas graças dos nazistas. Eles ficam sabendo que terão de impedir um espião de entregar aos nazistas uma mensagem danosa para a resistência.

90. A Felicidade Não Se Compra (1946)

  • Nota da crítica: 94%

Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, é mandado à Terra, a fim de tentar fazer George mudar de ideia.

89. A Malvada (1950)

  • Nota da crítica: 100%

Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington (Anne Baxter). Utilizando flashbacks, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing (Bette Davis), uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.

88. Cantando na Chuva (1952)

  • Nota da crítica: 100%

Em 1927, Hollywood está um verdadeiro rebuliço com a transição do cinema mudo para o falado. Don Lockwood e Lina Lamont (o casal mais querido do cinema mudo) se preparam para rodar um musical. Mas, infelizmente, Lina não só não sabe cantar, como também tem uma voz horrível. A estreante Kathy Selden é chamada a emprestar sua voz à estrela. As gravações são uma confusão, mas tudo piora quando Don se apaixona pela doce Kathy.

87. Os Homens Preferem as Loiras (1953)

  • Nota da crítica: 98%

Duas dançarinas, Lorelei (Marilyn Monroe) e Dorothy (Jane Russell), embarcam num cruzeiro rumo a Paris a pedido do milionário noivo de Lorelei. O pai do noivo contrata um detetive (Elliott Reid) para segui-las e conseguir provas de infidelidade de sua futura nora, criando uma série de confusões em alto-mar.

86. A Princesa e o Plebeu (1953)

  • Nota da crítica: 98%

Uma princesa riquíssima tem uma crise nervosa por causa da agenda cheia de compromissos repetitivos e entediantes: o que ela quer é apenas viver como uma garota normal. Então, durante a noite ela foge do seu palácio e acaba encontrando não um príncipe encantado, mas sim um jornalista interesseiro, que a reconhece e quer conseguir uma reportagem exclusiva que lhe renderá uma enorme quantia de dinheiro.

85. Quanto Mais Quente Melhor (1959)

  • Nota da crítica: 96%

Chicago, 1929. Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) são músicos desempregados, que estão desesperados por trabalho. Eles acidentalmente testemunham o Massacre do Dia de São Valentim, assistindo ao criminoso Spats Colombo (George Raft) e seu cúmplice aniquilarem Toothpick Charlie (George E. Stone) e sua gangue. Forçados a apressadamente deixarem a cidade, Joe e Jerry pegam o primeiro trabalho que podem arrumar: tocar na banda de garotas da Sweet Sue (Joan Shawlee) e suas Sincopadoras. Em trajes femininos, os dois se juntam ao resto da banda em um trem que vai para Miami, Flórida.

84. A Doce Vida (1960)

  • Nota da crítica: 97%

Roma, início dos anos 1960. O jornalista Marcello (Marcello Mastroianni) vive entre celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Nesse mundo marcado por um vazio existencial, ele frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.

83. Se Meu Apartamento Falasse (1960)

  • Nota da crítica: 93%

Bud Baxter é um funcionário de uma companhia de seguros em Nova York que descobre uma maneira mais rápida de evoluir de cargo: emprestar seu apartamento para que os executivos da empresa levem para lá suas amantes. O problema começa quando Fran Kubelik, uma dessas mulheres, tenta se matar no local.

82. 101 Dálmatas (1961)

  • Nota da crítica: 98%

A diversão começa quando os dálmatas, Pongo e Prenda, têm 15 maravilhosos filhotes na casa de seus donos. Juntos eles formam uma grande e linda família até que a malvada Cruela Cruel rapta todos os filhotes de dálmatas da cidade, incluindo os deles.

81. Oito e meio (1963)

  • Nota da crítica: 98%

Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar passado com presente, ficção com realidade.

80. Dr. Fantástico (1964)

  • Nota da crítica: 99%

Um general insano que acredita que os comunistas planejam dominar o mundo dá ordens para bombardear a Rússia, iniciando processo de guerra nuclear. Ao mesmo tempo, o presidente e seus assessores do Pentágono tentam desesperadamente parar o processo.

79. Mafioso (1964)

  • Nota da crítica: 96%

Antonio é um jovem e decidido rapaz que trabalha em uma fábrica de automóveis no norte italiano. A fim de que sua esposa e suas duas filhas possam conhecer sua cidade natal e sua família, ele decide levá-las para passarem as férias na Sicília. Ele fica muito entusiasmado com a oportunidade de poder lhes mostrar a cidade e acabar com muitos dos estereótipos dos sicilianos, inclusive sobre a máfia, dizendo que ser um mafioso enquanto jovem só o ajudou a se tornar um bom mensageiro. Mas assim que Antonio volta a se ligar com seu passado na Sicília, ele descobre que existem muito mais formas de ser siciliano do que ele imaginava.

78. Os Reis do Iê, Iê, Iê (1964)

  • Nota da crítica: 98%

O ano é 1964, e a Beatlemania está no seu auge. Os quatro rapazes de Liverpool estão a ponto de mudar o mundo da música — se conseguirem deixar o quarto do hotel onde estão hospedados. Enfrentando produtores nervosos, fãs histéricos e parentes problemáticos, Paul, John, George e Ringo buscam de todas as maneiras se divertir e, ao mesmo tempo, cumprir seus compromissos firmados.

77. Mary Poppins (1964)

  • Nota da crítica: 100%

Na Londres de 1910, um banqueiro rígido e severo com os filhos escreve um anúncio no jornal em busca de uma governanta. Trazida pelo vento em um guarda-chuva voador, uma babá com poderes mágicos aparece para transformar a triste rotina da família.

76. Minha Bela Dama (1964)

  • Nota da crítica: 96%

Adaptação vencedora do Oscar do sucesso da Broadway sobre um professor de fonética esnobe e preconceituoso que, por causa de uma aposta, transforma a vendedora de flores Eliza Dolittle em uma lady.

75. Primavera para Hitler (1967)

  • Nota da crítica: 91%

Max Bialystock (Zero Mostel) é um produtor teatral em uma maré de má sorte, que namora mulheres idosas com dinheiro para conseguir financiamento para suas novas peças. Entretanto, Max realmente acredita ter descoberto uma grande jogada quando conhece Leo Bloom (Gene Wilder), um contador que, ao conversar com ele, expõe a tese de que um fracasso pode ser mais lucrativo que um sucesso. Após certa relutância, Leo se une a Max para montar o pior musical que a Broadway já viu: Primavera para Hitler.

74. Submarino Amarelo (1968)

  • Nota da crítica: 96%

Os habitantes de Pepperland são subjugados pelos Blue Meanies, um grupo de criaturas que odeiam música. O prefeito da cidade despacha o velho marinheiro Fred a Liverpool, na Inglaterra, onde ele pede a ajuda dos Beatles. A banda então dirige um submarino amarelo até a ocupada Pepperland.

73. O Discreto Charme da Burguesia (1972)

  • Nota da crítica: 98%

Mistura de situações reais da história com os sonhos e devaneios dos personagens. O filme se passa num dia em que alguns amigos se encontram para jantar e apresenta críticas às situações e à hipocrisia da vida social burguesa.

72. Playtime: Tempo de Diversão (1973)

  • Nota da crítica: 100%

O filme é uma feroz crítica à arquitetura e aos costumes da pós-modernidade, porém feita com muito humor.

71. Monty Python: Em Busca do Cálice Sagrado (1975)

  • Nota da crítica: 97%

O Rei Artur sai à procura de cavaleiros que o acompanhem em uma jornada histórica: a busca do Santo Graal. Aparecem então Sir Lancelot, o Bravo; Sir Robin, o Não-Tão-Bravo-Quanto-Sir-Lancelot; Sir Galahad, o Puro, entre outros personagens surreais. Primeiro longa-metragem escrito e estrelado pelo grupo de comédia britânico Monty Python, numa trama que satiriza diversos eventos históricos ocorridos na Idade Média.

70. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

  • Nota da crítica: 97%

Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há 15 anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em um curto espaço de tempo, eles passam a morar juntos, mas depois de um certo período crises conjugais começam a surgir entre os dois.

69. Manhattan (1979)

  • Nota da crítica: 95%

Isaac Davis é um roteirista de TV frustrado que está passando por uma crise de meia-idade depois que sua terceira esposa o deixa por uma mulher. Ele namora uma colegial e sabe que a jovem não é a mulher certa para ele.

68. A Vida de Brian (1979)

  • Nota da crítica: 97%

Brian Cohen é um judeu como outro qualquer, mas, em uma série de eventos ridículos, foi confundido com o Messias desde que nasceu, e, desde então, mantém essa fama e se torna líder de um movimento religioso. Um dia, ele é levado até Pôncio Pilatos e condenado à crucificação.

67. Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! (1980)

  • Nota da crítica: 97%

Um piloto com medo de voar e um problema de alcoolismo segue sua ex-namorada em um voo e precisa assumir o controle da aeronave quando a tripulação passa mal devido a uma forte intoxicação alimentar.

66. Negócio Arriscado (1983)

  • Nota da crítica: 96%

Joel Goodsen (Tom Cruise) é um bom rapaz de 17 anos que está prestes a entrar para a faculdade. Seus pais viajam, e ele decide fazer uma espécie de despedida da adolescência e comemorar com seu melhor amigo. Joel chama uma garota de programa para passar a noite com ele e não acredita na conta no dia seguinte. Para completar, ele acaba com o Porsche de seu pai e agora tem que arranjar uma forma de ganhar dinheiro rápido.

65. Repo Man: A Onda Punk (1984)

  • Nota da crítica: 98%

Um jovem deixa o emprego em uma mercearia e passa a trabalhar retomando carros cujos pagamentos estão atrasados. Em sua jornada, acaba encontrando um cientista louco que sequestrou quatro alienígenas de uma base norte-americana.

64. Os Caça-Fantasmas (1984)

  • Nota da crítica: 97%

Uma equipe de cientistas, Dr. Egon, Dr. Ray e Dr. Peter, perde o emprego em uma universidade de Nova York. Eles decidem, então, se tornar caçadores de fantasmas e travar uma batalha de alta tecnologia contra o sobrenatural por dinheiro.

63. Brazil: O Filme (1985)

  • Nota da crítica: 98%

Sam Lowry vive em um Estado futurista totalitário controlado pelos computadores e pela burocracia, onde todos são governados por fichas e cartões de crédito. Em meio à opressão, Sam acaba se apaixonando por Jill Layton, uma terrorista.

62. De Volta Para o Futuro (1985)

  • Nota da crítica: 96%

Marty McFly, um adolescente de uma pequena cidade californiana, é transportado para a década de 1950 quando a experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado.

61. Tampopo: Os Brutos Também Comem Spaghetti (1985)

  • Nota da crítica: 100%

Comédia japonesa em que a comida tem papel de destaque. O filme mostra a busca da perfeita receita da sopa de macarrão, cartão de visitas do restaurante de Tampopo (Nobuko Miyamoto).

60. A Princesa Prometida (1987)

  • Nota da crítica: 97%

Uma aventura de conto de fadas sobre uma linda jovem, Buttercup, e seu amor verdadeiro. Um menino, Westley, vira pirata para salvar sua amada das garras de um príncipe terrível. Para se reencontrar, o casal deve lutar contra os demônios de um reino místico.

59. Nos Bastidores da Notícia (1987)

  • Nota da crítica: 98%

James L. Brooks apresenta uma sátira inteligente do telejornalismo americano. Três ambiciosos profissionais do jornalismo (William Hurt, Albert Brooks, Holly Hunter) estão à solta na sala de imprensa de uma rede de TV, onde suas vidas acabam irremediavelmente interligadas.

58. Quero Ser Grande (1988)

  • Nota da crítica: 97%

Depois que um desejo transforma o menino Josh Baskin de 12 anos em um homem de 30 anos de idade, ele vai para Nova York e começa a trabalhar em uma loja de brinquedos.

57. Hairspray: E Éramos Todos Jovens (1988)

  • Nota da crítica: 98%

Tracy é uma adolescente contratada para o Corny Collins Dance Show, um programa de TV que é febre entre a juventude. Ela se torna uma estrela e decide promover as causas em que acredita, em especial a integração entre brancos e negros.

56. Sorte no Amor (1988)

  • Nota da crítica: 97%

Crash, um jogador de beisebol veterano, é contratado para treinar o novato Nuke, que vive um romance com Annie, uma fã incondicional do time. Ao mostrar interesse pelo treinador, ela acaba gerando ciúmes e conflitos entre os dois homens.

55. Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988)

  • Nota da crítica: 97%

Na Hollywood dos anos 1940, uma época em que seres humanos e personagens de desenho animado existiam lado a lado, o coelho Roger Rabbit é acusado de um crime que não cometeu e se une a um detetive para limpar o seu nome e tentar provar a sua inocência.

54. Digam o Que Quiserem (1989)

  • Nota da crítica: 98%

Diane parece estar com a vida feita: melhor estudante de sua classe, tem bolsa uma bolsa de estudos na Inglaterra assegurada. Até que, no último verão antes de sua viagem, conhece Lloyd, um simpático rapaz com boas intenções, mas que não tem a mínima ideia do que fazer de sua vida.

53. O Jogador (1992)

  • Nota da crítica: 98%

Um executivo de estúdio (Tim Robbins) pressionado por série de fracassos de bilheteria consecutivos começa a receber ameaças anônimas. Obcecado com as mensagens, ele mata o roteirista que acredita ser o responsável e tenta driblar as investigações policiais.

52. Feitiço do Tempo (1993)

  • Nota da crítica: 96%

Phil, um arrogante meteorologista de um canal de televisão, fica preso em uma espécie de túnel do tempo, condenado a reviver indefinidamente o mesmo dia até que mude suas atitudes.

51. Tiros na Broadway (1994)

  • Nota da crítica: 97%

Nos anos 20, um autor teatral de Nova York tem sua peça patrocinada por um gângster, mas o diretor é obrigado a escalar a namorada sem talento do mafioso como atriz.

50. Antes do Amanhecer

  • Nota da crítica: 100%

Uma jovem francesa e um rapaz americano têm um encontro casual num trem na Europa e se apaixonam rapidamente. Eles possuem um único dia para ficarem juntos antes de retornarem a seus países de origem e decidem passá-lo em Viena.

49. Toy Story (1995)

  • Nota da crítica: 100%

O aniversário de Andy está chegando, e os brinquedos estão nervosos. Afinal de contas, eles temem que um novo brinquedo possa substituí-los. Liderados por Woody, um caubói que é também o brinquedo predileto de Andy, eles montam uma escuta que lhes permite saber dos presentes ganhos.

48. Razão e Sensibilidade (1995)

  • Nota da crítica: 98%

Quando o pai de Elinor Dashwood morre, as finanças de sua família vão mal das pernas. Após a mudança dos Dashwood para um chalé em Devonshire, a irmã de Elinor, Marianne, fica dividida entre o belo John Willoughby e um coronel mais velho, Brandon. Enquanto isso, as esperanças românticas de Elinor com Edward Ferrars são prejudicadas devido ao seu compromisso.

47. Show de Truman: O Show da Vida (1998)

  • Nota da crítica: 94%

Truman Burbank é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank. Porém, algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren, ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.

46. FormiguinhaZ (1998)

  • Nota da crítica: 96%

Z é uma formiga operária que tenta conciliar sua individualidade com a ética do trabalho comunitário do formigueiro. Ele conhece e se apaixona pela princesa Bala, a herdeira do formigueiro, e arma um plano para reencontrá-la.

45. Toy Story 2 (1999)

  • Nota da crítica: 100%

Woody é roubado de sua casa pelo comerciante de brinquedos Al McWhiggin, e seus amigos tentam resgatá-lo. Mas, quando Woody fica sabendo que ele é uma peça de colecionador valiosa por causa de um antigo programa de TV, ele se vê reunido com outros amigos e não quer ir embora.

44. Tudo Sobre Minha Mãe (1999)

  • Nota da crítica: 98%

Um provérbio grego diz que apenas mulheres que lavaram seus olhos com lágrimas podem ver claramente. Este provérbio não se aplica à Manuela. Na noite em que um carro atropelou o seu filho Esteban, Manuela chorou até que seus olhos ficassem completamente secos. Longe de ver com clareza, o presente e o futuro se confundem na escuridão.

43. O Gosto dos Outros (2000)

  • Nota da crítica: 100%

Castella (Jean-Pierre Bacri) é um homem de negócios bem-sucedido em uma pequena cidade no interior da França. Certa noite, ele vai com sua esposa Angélique (Christiane Millet) assistir a uma produção local da peça Berenice, de Racine, na qual sua filha faz um papel. Encantado por Clara (Anne Alvaro), a atriz principal, que havia sido sua professora de inglês no passado, Castella a contrata novamente. Enquanto isso, Manie (Agnès Jaoui), uma amiga de Clara, é uma garçonete que aumenta seus ganhos fazendo tráfico de haxixe. Ela é uma mulher bem-humorada e independente, porém complexada por fracassos amorosos anteriores. Manie tenta de tudo para que seu atual compromisso dê certo, mas sabe que não será tão fácil.

42. A Fuga das Galinhas (2000)

  • Nota da crítica: 97%

No galinheiro de uma fazenda inglesa dos anos 1950, galinhas cumprem sua função e vivem pacatamente sonhando com uma vida melhor. Uma delas, Ginger, sonha com a liberdade e planeja sair voando dali junto com suas companheiras.

41. Monstros S.A. (2001)

  • Nota da crítica: 96%

A maior fábrica de monstros do mundo conta com James Sullivan, um dos monstros mais assustadores, com o pelo azul e chifres, e também com seu assistente e melhor amigo Mike, que é um monstro verde de um só olho. Ambos têm o trabalho de assustar crianças, até que conhecem uma garotinha chamada Boo.

40. O Homem Sem Passado (2002)

  • Nota da crítica: 98%

Pouco após chegar a Helsinque de trem, um homem é surrado tão brutalmente que perde a memória. Incapaz de lembrar do próprio nome ou de qualquer outra informação sobre seu passado, ele tem dificuldades para arranjar um emprego ou um apartamento para morar. Então começa a viver como pode, no submundo da cidade, onde encontrará pessoas como ele, deserdadas da sociedade, que serão suas companheiras e o ajudarão a reajustar sua existência.

39. Procurando Nemo (2003)

  • Nota da crítica: 99%

Em seu primeiro dia de aula, esquecendo os conselhos do pai superprotetor, Nemo é capturado por um mergulhador e acaba no aquário de um dentista. Enquanto Nemo tenta bolar um plano para escapar, seu pai cruza o oceano para resgatá-lo.

38. Encontros e Desencontros (2003)

  • Nota da crítica: 95%

Um ator solitário e de meia-idade e uma recém-casada se encontram em Tóquio enquanto ele filma um comercial e ela acompanha seu esposo, um fotógrafo de celebridades.

37. Sideways: Entre Umas e Outras (2004)

  • Nota da crítica: 96%

Jack vai se casar, e Miles decide presenteá-lo com uma viagem pela Califórnia para conhecer os vinhedos da região. Eles degustam vinhos maravilhosos, estreitam os laços entre eles, e a viagem se transforma em uma memorável aventura.

36. Os Incríveis (2004)

  • Nota da crítica: 97%

Depois que o governo baniu o uso de superpoderes, o maior herói do planeta, o Sr. Incrível, vive agora uma vida normal e pacata com sua família. Apesar de feliz com a vida doméstica, o Sr. Incrível ainda sente falta dos tempos em que viveu como super-herói, e sua grande chance de entrar em ação novamente surge quando um velho inimigo volta a atacar. Só que agora ele terá que contar com a ajuda de toda a família para vencer o vilão!

35. Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005)

  • Nota da crítica: 95%

Os personagens de uma série de curtas animados, Wallace e seu cachorro, Gromit, abrem um negócio de exterminação de pragas e começam a trabalhar para Lady Tottington na tentativa de impedir que um coelho gigante destrua as plantações da cidade. Porém, se quiserem agradar a cliente, precisam capturar o coelho.

34. Ratatouille (2007)

  • Nota da crítica: 96%

Remy reside em Paris e possui um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e desfrutar as diversas obras da arte culinária. O único problema é que ele é um rato. Quando se acha dentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade.

33. Juno (2007)

  • Nota da crítica: 94%

A adolescente Juno MacGuff engravida do melhor amigo, decide ter o bebê e o entrega para adoção. Então, ela escolhe um roqueiro fracassado e sua mulher dedicada para serem os pais adotivos da criança.

32. A Banda (2007)

  • Nota da crítica: 94%

Uma pequena banda da polícia egípcia chega a Israel, para tocar na cerimônia de inauguração de um centro cultural árabe. Porém, por causa de burocracia, falta de sorte e outros imprevistos, são esquecidos no aeroporto. A banda tenta se deslocar por conta própria, mas vai parar numa pequena e quase esquecida cidade israelense, em algum lugar no coração do deserto.

31. Up: Altas Aventuras (2009)

  • Nota da crítica: 98%

Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Após um incidente, ele é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado. Para evitar que isso aconteça, ele põe balões em sua casa, fazendo com que ela levante voo.

30. Toy Story 3 (2010)

  • Nota da crítica: 99%

Andy se prepara para ir para a faculdade e, inesperadamente, seus leais brinquedos acabam sendo enviados para uma creche.

29. O Porto (2011)

  • Nota da crítica: 99%

Marcel é um escritor aposentado que decide viver em Le Havre. Sua rotina se passa entre um bar, seu trabalho como engraxate e sua mulher. Tudo muda, porém, quando ele conhece e tenta ajudar Idrissa, um jovem imigrante africano.

28. Os Muppets (2011)

  • Nota da crítica: 95%

Walter é o maior fã dos Muppets e viaja a Los Angeles ao lado dos amigos Gary e Mary. O trio descobre que Tex Richman deseja destruir o Muppet Theatre, para explorar o petróleo recém-descoberto no local. Pensando em salvar o local, o trio ajuda Caco a reunir mais uma vez os Muppets para que todos realizem um grande programa de TV para possibilitar a arrecadação do dinheiro necessário.

27. O Artista (2011)

  • Nota da crítica: 95%

Na década de 1920, o ator George Valentin é uma estrela do cinema mudo, mas sua carreira está ameaçada pela chegada do cinema sonoro. Enquanto ele luta para manter seus filmes, Peppy Miller, uma coadjuvante, alcança a fama.

26. O Que Traz Boas-Novas (2011)

  • Nota da crítica: 97%

Quando a professora de uma escola primária morre de forma trágica, o substituto escolhido é Bachir Lazhar, um imigrante argelino. Ninguém suspeita do passado doloroso do professor ou de seu risco de ser deportado a qualquer momento.

25. Moonrise Kingdom (2012)

  • Nota da crítica: 93%

Em 1965, residentes de uma ilha formam uma comunidade aparentemente imune aos males do resto do mundo. Os adolescentes Sam e Suzy se apaixonam e decidem fugir antes da chegada de uma violenta tempestade que ameaça a região.

24. O Lado Bom da Vida (2012)

  • Nota da crítica: 92%

Depois de uma fase difícil de sua vida, Pat Solitano Jr. está disposto a seguir em frente e reconquistar sua ex-mulher. Através de amigos, ele conhece Tiffany, que lhe promete ajuda na tarefa da reconquista. Porém, uma inesperada ligação começa a uni-los.

23. Antes da Meia-Noite (2013)

  • Nota da crítica: 98%

Jesse e Celine vivem em Paris com as filhas gêmeas anos depois de seu primeiro encontro. Ele tem um filho de seu primeiro casamento, que vive com a mãe em Chicago, e o convida para ir com eles para a Grécia, onde a família tenta aparar arestas.

22. À Procura do Amor (2013)

  • Nota da crítica: 95%

A massagista Eva é uma mulher divorciada e mãe solteira que teme a partida da sua filha para a faculdade. Ela logo começa um romance com Albert, um homem engraçado que está vivendo um momento muito parecido com o seu. Porém, esse relacionamento será ameaçado com a chegada de sua nova cliente, Marianne, que se torna sua amiga, mas também é ex-mulher de Albert.

21. Uma Aventura LEGO (2014)

  • Nota da crítica: 96%

Emmet é uma minifigura LEGO perfeitamente comum e seguidora das regras, que é erroneamente identificada como uma pessoa extraordinária, essencial para salvar o mundo. Ele é recrutado por uma irmandade de estranhos para uma jornada épica com a finalidade de deter um tirano, uma viagem para a qual Emmet está totalmente despreparado. Como companheiros dessa aventura, ele terá Vitrúvius, um velho místico, e a durona Lucy, que convoca o misterioso Batman, com quem compartilha uma história do passado.

20. O Grande Hotel Budapeste (2014)

  • Nota da crítica: 91%

Na década de 1930, o gerente de um famoso hotel europeu se torna muito amigo de um jovem companheiro de trabalho. Os dois acabam se envolvendo no roubo de um famoso quadro de valor inestimável e na batalha por uma fortuna de família. O filme mostra as mudanças históricas na Europa que ocorreram durante os anos 20.

19. Nós Somos As Melhores! (2014)

  • Nota da crítica: 97%

Estocolmo, 1982. Bobo e Klara são adolescentes e amam o punk, ao contrário do resto. Apesar de não terem talento, decidem formar uma banda... Só falta incluir Hedvig, uma garota clássica que toca violão acústico.

18. Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)

  • Nota da crítica: 92%

Por mais de 20 anos, o ator Riggan Thomson foi conhecido por interpretar Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, ao se recusar a gravar o quarto filme com o mesmo personagem, sua carreira começa a decair. Em uma tentativa de recuperar a fama perdida e também o reconhecimento do público, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway.

17. Shaun: O Carneiro (2015)

  • Nota da crítica: 99%

Shaun decide tirar o dia de folga e se divertir. Porém, ele encontra muito mais agitação do que esperava. A confusão de Shaun acidentalmente leva o Fazendeiro para longe da fazenda. Então Shaun e o rebanho têm que viajar até a Cidade Grande para resgatá-lo.

16. As Aventuras de Paddington (2014)

  • Nota da crítica: 98%

Paddington foi criado na floresta do Peru pelos tios Pastuzo e Luzy, mas um terremoto acaba separando o trio. Depois da tragédia, o pequeno urso é enviado pela tia a Londres. Ele chega à estaçao de trem de Paddington, onde passa a procurar um explorador que visitou o Peru décadas atrás. Na estação de trem, ele conhece a família Brown, que decide ajudá-lo a encontrar o tal explorador. Só que a vida em meio à civilização não é tão simples quanto parece.

15. A Espiã Que Sabia de Menos (2015)

  • Nota da crítica: 94%

Susan Cooper é uma despretensiosa analista de base da CIA — e heroína não reconhecida por trás das missões mais perigosas da agência. Mas quando seu parceiro sai da jogada, e outro agente fica comprometido, Susan se decide se infiltrar no mundo de um traficante de armas mortais e evitar um desastre global.

14. Tangerina (2015)

  • Nota da crítica: 97%

Após descobrir que foi traída por seu namorado e cafetão enquanto estava na prisão, uma prostituta e sua melhor amiga saem em busca do traidor e de sua nova amante para se vingar.

13. O Que Fazemos nas Sombras (2014)

  • Nota da crítica: 96%

Viago (Taika Waititi), Deacon (Jonathan Brugh) e Vladislav (Jemaine Clement) são três vampiros que dividem uma casa. Algumas das dificuldades que eles enfrentam na vida são: o fato de serem imortais, encontrar sangue humano em festas noturnas, lidar com a luz solar e não conseguirem adequar as vestimentas aos padrões sociais, além de ter que pagar o aluguel e ainda conviver dentro da casa.

12. Dois Caras Legais (2016)

  • Nota da crítica: 92%

A filha de uma funcionária do Departamento de Justiça é sequestrada. Sua mãe contrata o detetive Healy para investigar o caso. Ao lado do desajeitado oficial March, ele descobre uma conspiração ligada à morte de uma estrela de filmes adultos.

11. Fuga Para a Liberdade (2016)

  • Nota da crítica: 97%

Um menino e seu tio fogem para as matas da Nova Zelândia. Para capturá-los, é organizada uma verdadeira caçada da qual os dois precisaram fugir unindo suas forças e superando suas diferenças.

10. Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (2016)

  • Nota da crítica: 98%

Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.

9. Paterson (2016)

  • Nota da crítica: 96%

Na cidade de Paterson, em Nova Jersey, um pacato motorista de ônibus local usa sua poesia para destacar eventos do cotidiano.

8. Amor & Amizade (2016)

  • Nota da crítica: 97%

Para fugir das fofocas sobre seus casos amorosos, a viúva Lady Susan Vernon busca refúgio na casa dos antigos sogros e decide arranjar um novo marido para si e um bom pretendente para sua filha, Frederica.

7. Quase (2016)

  • Nota da crítica: 95%

Crescer não é nada fácil para alguns, como para Nadine, uma estudante que está enfrentando uma difícil situação desde que sua melhor amiga, Krista, começou a namorar seu irmão mais velho, Darian. Nadine se sente mais sozinha do que nunca, ao menos até começar uma amizade com um jovem atencioso.

6. O Holofote Não é Para Todos (2016)

  • Nora da crítica: 98%

A amizade entre os membros de uma trupe de atores de improviso de Nova York é colocada à prova quando um deles consegue um programa de TV.

5. La La Land: Cantando Estações (2016)

  • Nota da crítica: 92%

O pianista Sebastian conhece a atriz Mia, e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva Los Angeles, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo, enquanto perseguem fama e sucesso.

4. Corra! (2017)

  • Nota da crítica: 99%

Um jovem fotógrafo descobre um segredo horrível quando conhece os pais aparentemente amigáveis da sua namorada.

3. LEGO Batman: O Filme (2017)

  • Nota da crítica: 90%

Batman descobre que acidentalmente adotou um garoto órfão, que se torna ninguém menos que Robin. A dupla formada pelo arrogante Homem-Morcego e o empolgado ajudante deve combater o crime e prender o Coringa.

2. Doentes de Amor (2017)

  • Nota da crítica: 98%

O comediante paquistanês Kumail e a estudante de graduação Emily se apaixonam, mas encontram dificuldades quando suas culturas entram em conflito.

1. Logan Lucky - Roubo em Família (2017)

  • Nota da crítica: 93%

Durante uma corrida de automóveis da NASCAR, o maior campeonato de stock car dos Estados Unidos, os irmãos Jimmy Logan e Clyde tentam realizar um ambicioso assalto. Para tanto, eles precisam da ajuda de Joe Bang, especialista em explosivos, que está preso. Com isso, os irmãos Logan elaboram um plano para que Joe deixe a prisão sem ser notado.

Este texto foi escrito por Rodrigo de Lorenzi via n-Experts.