Android: 9 dicas de programas para aparelhos rooteados

Imagem de: Android: 9 dicas de programas para aparelhos rooteados

Apesar de muitas pessoas preferirem manter seus smartphones e tablets Android com as especificações de fábrica, muitas outras escolhem rootar os aparelhos. Para muitos, o fato de ter o Android rooteado abre diversas novas possibilidades que antes estavam bloqueadas ou escondidas.

Pensando nisso, nós reunimos nove dicas de aplicativos que podem deixar o seu Android ainda melhor depois de ter sido rooteado. Vale lembrar que a maioria deles altera bastante o comportamento do aparelho, necessitando de um conhecimento sobre o sistema operacional. Caso você simplesmente saia alterando tudo, o smartphone ou tablet corre risco de parar de funcionar, portanto, pense bem na hora de usá-los.

Os apps abaixo trazem funções que são impossíveis ou muito difíceis de acessar com o celular com a configuração de fábrica, mas que podem ajudar bastante no seu dia a dia.

1) Undelete

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Quem nunca ficou mexendo nos arquivos do celular e acidentalmente deletou algo que não devia? Normalmente, a única solução é sentar e chorar, já que não existe um meio bom o bastante para recuperar aquilo que se foi.  Isso muda quando o aparelho está rooteado e você tem o Undelete.

A função do app, como você já deve imaginar, é restaurar arquivos que acabaram de ser apagados do seu cartão SD ou da memória interna do Android. Na versão gratuita, você pode resgatar apenas arquivos de imagens mas, depois de adquirir a licença do app, pode recuperar todo tipo de documento apagado recentemente. Vale lembrar que o aplicativo funciona apenas se outro arquivo não foi gravado por cima do antigo.

Para baixar o Undelete, clique no botão abaixo.

2) Titanium Backup

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Muitas vezes, com a instalação e retirada de apps, diversos arquivos e configurações podem se perder com facilidade. Para evitar isso, aparelhos com Android rootado podem utilizar o Titanium Backup.

O app permite que você realize o backup automático de apps e conteúdo do seu cartão de memória SD. Depois, você pode escolher enviar os arquivos salvos para uma conta sua em um serviço de armazenamento na nuvem.

Para baixar o Titanium Backup, clique no botão abaixo.

3) MarketEnabler

(Fonte da imagem: Reprodução/Marketenabler)

Apesar de não acontecer com tanta frequência, existem alguns aplicativos dentro da Google Play Store que são exclusivos de apenas alguns países. Normalmente, seria necessário realizar configurações absurdas apenas para comprar/baixar o app mas, com o MarketEnabler tudo fica mais simples.

O app permite que você baixe programas que são exclusivos de outros países ou que estavam sendo bloqueados pela sua operadora de telefonia. Se você realmente precisa de um aplicativo que está indisponível, o MarketEnabler é uma boa pedida.

Para baixar o app, clique no botão abaixo.

4) System Tuner

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Um dos motivos pelos quais muita gente prefere rootar o seu Android é a chance de poder experimentar todo o potencial do aparelho, que antes era limitado pelas configurações de fábrica. Uma das ferramentas que podem ajudar a ir até os limites do seu smartphone ou tablet é o System Tuner.

Com o System Tuner, é possível criar configurações especiais e perigosas para o seu Android, podendo alterar a voltagem em que o processador opera, assim como ter controle total sobre tudo o que é rodado no aparelho. Como você já deve imaginar, o app não é para qualquer um, já que uma configuração mal feita pode inutilizar o seu Android, logo, muito cuidado ao utilizar o System Tuner.

Para baixar o aplicativo, clique no botão abaixo.

5) Super Download Lite

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Algumas vezes, baixar um aplicativo ou qualquer arquivo no seu tablet ou smartphone pode ser uma tarefa árdua graças a velocidade da sua internet. Seu plano de dados ou Wi-Fi não é muito bom e você pensa como seria bom unir as conexões. Com o Super Download Lite você consegue fazer exatamente isso.

O app faz com que o download seja feito através da união das conexões Wi-Fi e do seu plano de dados. Isso significa que a velocidade que o arquivo chegará até o seu aparelho é maior, o que deve agradar a todos. Como você já deve imaginar, os dados transferidos pelo seu 3G poderão ser cobrados pela sua operadora móvel.

Para baixar o Super Download Lite, clique no botão abaixo.

6) ROM Manager

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Se você rooteou o seu aparelho, certamente deve estar utilizando uma ROM customizada. Para poder tirar proveito de todas as possibilidades que ela oferece, existe o ROM Manager. Mesmo ele sendo disponibilizado com grande parte das ROM personalizadas, você ainda pode baixar separadamente a ferramenta que permite que você altere o visual e funções do seu Android.

Para baixar o ROM Manager, clique no botão abaixo.

7) Gemini App Manager

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Você baixou diversos apps, está rodando apenas um ou dois e, mesmo assim, seu Android está consumindo bateria e seu plano de dados. Se isso não fosse o bastante, o seu aparelho parece que tem diversas coisas abertas ao mesmo tempo, o que deixa o funcionamento do smartphone ou tablet prejudicado. Isso acontece graças aos inúmeros apps que, mesmo sem terem sido ativados, rodam em segundo plano.

Para evitar que isso aconteça, você pode baixar o Gemini App Manager. Com ele, você pode ver exatamente quais são os apps que estão sendo rodados e impedir que eles se iniciem sem que você fique sabendo. Vale lembrar que você também pode interromper que funções vitais para o funcionamento do seu Android se iniciem, portanto, tome muito cuidado na hora de escolher o processo a ser parado.

Para baixar o Gemini App Manager, clique no botão abaixo.

8) Samba File Sharing

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play Store)

Para muitas pessoas, a transferência e gerenciamento de arquivos no Android pode ser algo chato, principalmente se você não anda com os cabos necessários para conectar o aparelho em computadores. Para ajudar a todos, existe o Samba File Sharing.

Com o aplicativo, você consegue deixar o seu Android visível dentro de uma rede. O aparelho é exibido como se fosse uma pasta compartilhada, podendo ser acessada normalmente de um PC comum. Feito isso, você pode gravar ou apagar arquivos presentes na memória do seu gadget.

Para baixar o Samba File Sharing, clique no botão abaixo.

9) Set DNS

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play Store)

Você conseguiu conectar o seu Android à internet, mas a conexão está longe de ser a ideal. Em PCs, em alguns casos isso pode ser resolvido com a mudança do endereço DNS da máquina. Como fazer isso no Android? Existem meios para conseguir alterar o DNS do seu aparelho, mas eles podem ser muito complicados. Isso é se você não estiver utilizando o Set DNS.

Como o próprio nome do aplicativo indica, você pode realizar a mudança do seu endereço DNS com facilidade, graças ao app. Para baixar o Set DNS, clique no botão abaixo.

Caso você conheça outros aplicativos que acha indispensável para quem tem o seu Android rootado, não deixe de falar sobre eles nos comentários abaixo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.