Site chinês explora ferramenta da Apple para distribuir apps pirateados

Imagem de: Site chinês explora ferramenta da Apple para distribuir apps pirateados

(Fonte da imagem: Reprodução/VentureBeat)

Embora a Apple seja conhecida por fiscalizar todos os aplicativos que entram em sua loja virtual, um site chinês descobriu uma maneira de contornar essa proteção. O domínio conhecido como 7659 está distribuindo diversos softwares de maneira totalmente gratuita através do licenciamento em massa para empresas oferecido pela companhia de Cupertino.

O objetivo desse tipo de licença é permitir que corporações enviem softwares a seus empregados sem que eles precisem lidar com a App Store. Assinantes do serviço ganham uma espécie de perfil de desenvolvedor que permite a distribuição de conteúdos sem que seja preciso apelar a processos conhecidos como jailbreak.

Embora o acesso ao site seja restrito ao território chinês, basta usar um servidor proxy qualquer para visitar seus conteúdos. Segundo o VentureBeat, entre os aplicativos disponibilizados gratuitamente estão os jogos Badland (normalmente US$ 3,99) e Final Fantasy V, vendido pela Square Enix a US$ 15,99.

Pirataria justificada?

Em um comunicado presente em seu site oficial, a Kuaiyong, administradora do 7659, afirmou que sua política de trabalho é baseada no fato de que a loja iTunes não seria considerada confortável pelos chineses. “Nosso objetivo sem foi trazer aos usuários chineses da Apple uma experiência iOS rápida, conveniente e prazerosa”, afirma a empresa.

Devido à forma como o sistema é montado, não deve ser difícil para a Apple encerrar as suas atividades — a não ser, claro, que seus administradores contem com vários perfis de desenvolvedores, o que pode dificultar o processo. O VentureBeat afirmou que tentou entrar em contato com a organização diversas vezes para falar sobre o assunto, mas que nenhuma resposta oficial foi emitida até o momento.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.