Uma experiência anterior na carreira levou a showrunner Stacy Rukeyser a fazer questão de garantir um ambiente saudável para as mulheres que trabalham com ela em UnREAL.

Em novembro do ano passado, 18 mulheres da série One Tree Hill entraram com uma ação coletiva contra o produtor da série, Mark Schwahn, por criar um ambiente tóxico para as mulheres. E o maior medo de Rukeyser era reproduzir os mesmos erros no set comandado por ela.

"Eu definitivamente venho pensando há muito tempo sobre todas as coisas que eu faria se eu algum dia tivesse a chance de comandar meu próprio programa. Eu me importo que todo mundo se sinta bem e seguro; e, se alguém não se sente assim, quero que venha até mim", diz.

Segundo ela, a rotina de gravação de One Tree Hill era cercada de comportamentos adolescentes e machistas, e é disso que ela quer distância.

A única coisa tóxica em UnREAL, segundo a showrunner, é o programa que a série retrata. Ela diz que sua equipe e ela mesma têm uma dinâmica excelente e que ela, enquanto liderança, busca se certificar de que ninguém se sinta em perigo ou tratado de maneira desagradável.

Uma conversa séria inclusive rolou durante as primeiras reuniões para definição da 3ª temporada, na mesma época em que aconteceram as denúncias contra Schwahn!

Tópicos espinhosos

Unreal relata um tipo no mínimo bizarro de reality show que não é nada amigável com as mulheres. Enquanto faz um retrato crítico desse formato de atração televisiva, a série traz protagonistas completamente ferradas, confusas, complicadas e ao mesmo tempo extremamente empoderadas.

Tudo isso sempre tendo como plano de fundo questões polêmicas e difíceis de tratar. Em apenas duas temporadas, a série já quase abraçou o mundo. Tratou de machismo, objetificação, violência doméstica, relacionamento abusivo, uso de drogas, saúde mental, racismo e, pelo visto, há muito mais por vir.

A criadora da série garante, no entanto, que nada veio embarcado na onda dos movimentos que vêm agitando Hollywood nos últimos meses, como o #metoo. Na verdade, o roteiro da série já estava todo escrito quando as denúncias vieram à tona. "Na verdade, no fim foi sorte que a série tenha demorado tanto tempo para retornar", brinca.

A 3ª temporada de UnREAL retornou às telas na última segunda-feira, dia 26 de fevereiro.

Este texto foi escrito por Lu Belin via n-Experts.