Microbateria de Li-Ion recarrega mil vezes mais rápido do que as atuais

Imagem de: Microbateria de Li-Ion recarrega mil vezes mais rápido do que as atuais

(Fonte da imagem: Divulgação/Universidade de Illinois)

Os computadores e seus componentes estão cada vez menores e mais potentes, mas às vezes temos a impressão de que as baterias pararam no tempo — porém, isso pode estar prestes a mudar. Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, desenvolveram uma microbateria de íon-lítio capaz de ser carregada até 1 mil vezes mais rapidamente do que os modelos atuais.

Em suma, o que esse novo dispositivo pode oferecer é um sistema com uma quantidade razoável de energia e que seja recarregado mais rápido. Assim, os desenvolvedores não teriam que escolher entre mais tempo de bateria ou um dispositivo mais potente.

Para o professor de Engenharia Mecânica e engenheiro William P. King, o projeto é capaz de renovar o conceito de baterias. “Este é um jeito completamente novo de pensar baterias”, afirmou King em comunicado.

“Uma bateria pode fornecer mais energia do qualquer um jamais imaginou. Nas décadas recentes, eletrônicos se tornaram menores. As partes pensantes de um computador se tornaram menores. E a bateria ficou atrasada, para trás. Esta é uma microtecnologia que poderia mudar isso tudo”, conclui o professor.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.