6 serviços de streaming de música que você precisa conhecer

Imagem de: 6 serviços de streaming de música que você precisa conhecer

(Fonte da imagem: Reprodução/Globo)

Escutar música é um hábito que todos nós temos. Ela serve como válvula de escape ao stress do trabalho, aos estudos pesados ou a qualquer outra etapa inerente à nossa rotina. Portanto, já faz algum tempo que é absolutamente comum utilizar serviços de streaming de música, pois eles disponibilizam suas canções favoritas no próprio site, estando acessíveis a partir de qualquer computador.

Serviços como o Last.fm e o jurássico Napster são velhos conhecidos dos ouvintes. É bem provável que você já os utilize ou ao menos tenha pescado alguma conversa a respeito.

É por isso que, correndo por fora do mainstream, selecionamos alguns serviços de streaming de música que trazem ótimas opções de navegação e personalização. Alguns contêm acervos de mais de 18 milhões de títulos e outros até linkam suas canções a vídeos do YouTube. Confira a seleção que fizemos a seguir e som na caixa!

1) Rdio

Totalmente em português, o Rdio possui um belo visual e conta com um vasto repertório dos mais diversos gêneros musicais.

O maior atrativo está no uso de imagens das capas oficiais de artistas e bandas. Praticamente todo o acervo está organizado dessa forma, entregando ao ouvinte uma experiência visualmente agradável e de fácil navegação.

É possível criar e nomear playlists, que são categorizadas de acordo com o critério do ouvinte. O legal disso é que, conforme você adiciona canções, o Rdio sugere outras do mesmo gênero musical, com sugestões bastante pertinentes para você incrementar sua lista.

A única ressalva é o campo de busca para digitar nomes de artistas e músicas. Sua localização não é intuitiva; ele está timidamente alocado no canto superior esquerdo da tela.

2) Grooveshark

Apesar de não ser totalmente em português, o Grooveshark é altamente intuitivo: assim que o ouvinte entra no site, é prontamente notificado a escolher seus gêneros musicais favoritos!

Com isso, o serviço consegue filtrar suas preferências para entregar aquilo que lhe apetece. O campo de busca para procurar artistas e canções está convenientemente localizado na parte superior do site. O repertório é variadíssimo.

O sistema de inteligência artificial do serviço é um dos atrativos: enquanto você escuta uma música, outras do mesmo gênero são automaticamente adicionadas à playlist. Tudo de acordo com o seu gosto. Assim que uma canção termina, as outras são iniciadas de forma sequencial. Claro que esse recurso pode ser desativado, mas é interessante para quem tem preguiça de gastar tempo procurando mais músicas.

3) Deezer

Totalmente em português, o Deezer traz rankings com as músicas mais escutadas pelos ouvintes e possui um visual muito agradável, de fácil manuseio.

O controle de reprodução talvez seja o elemento mais notável do site. Você pode navegar à vontade que o player estará sempre ali. Em outras palavras, é difícil se perder nas diversas possibilidades que o serviço oferece.

Uma imagem de destaque dos artistas mais procurados fica disposta logo abaixo do controle de reprodução. Basta um clique sobre a capa para que a música seja reproduzida de imediato, sem qualquer burocracia.

As opções localizadas à esquerda permitem criar listas personalizadas, fazer recomendações e até acessar rádios temáticas. Esse talvez seja um daqueles casos em que é gostoso “perder o controle”.

4) Musicplayr

Para quem curte assistir a vídeos no YouTube de suas músicas favoritas, o Musicplayr é a melhor ferramenta à disposição. O site compensa o fato de não ser em português com uma elegante e organizada interface cujo foco é evidentemente linkar vídeos do YouTube às músicas. Grande parte do conteúdo é mostrada nesse formato.

O Musicplayr sugere um tour assim que você o acessa pela primeira vez. É um guia imprescindível para se familiarizar com as funcionalidades do serviço.

O diferencial fica mesmo por conta do conteúdo em vídeo. Ao digitar nomes de artistas ou canções no campo de busca, o serviço retorna listas do próprio YouTube e ainda mostra a quantidade de visualizações.

5) Stereomood

Você está bem-humorado? Sente-se introvertido? Ou está num dia inspirado? O Stereomood permite a você escolher um temperamento e, de acordo com isso, sugere músicas que atendam ao seu estado de espírito. É o maior chamariz do serviço, o qual, apesar de não estar no idioma tupiniquim, é altamente intuitivo. As escalas de humor são dispostas assim que você entrar no site.

A deslumbrante aparência alia-se a um notável sistema de inteligência artificial. Ao clicar em “Yoga”, por exemplo, você será direcionado a uma lista com músicas que seriam mais bem apreciadas, quem sabe, no alto de uma colina. Só falta flutuar.

As sugestões contêm botões estrategicamente localizados. Você pode favoritar as canções listadas com apenas alguns cliques e criar suas próprias playlists “bem-humoradas”, “inspiradas” ou “introvertidas”, dentre vários outros temperamentos disponíveis.

6) TuneIn

Se você está enjoado das estações de rádio habituais, que tal conhecer um pouco do estilo de outras emissoras do planeta? É o que o TuneIn permite. Você que é fã de Alan Jackson ou de outros artistas consagrados da música Country, gênero consolidado no Texas, Estados Unidos, não está mais órfão.

Totalmente em português, o serviço permite que se filtre a região geográfica por país, estado e cidade, retornando uma lista segmentada com aquilo que você deseja escutar.

O TuneIn traz rankings das estações de rádio mais acessadas e também dá pitacos de conteúdos que podem ser interessantes ao ouvinte conforme o perfil dele.

Outro aspecto interessante em que se pode pensar é o fato de conhecer comportamentos diferentes. Escutar rádios de outros pontos do globo significa dar uma espiada em culturas e formas de comunicação distintas.

É preciso pagar para utilizá-los?

Não necessariamente. Para a funcionalidade principal, isto é, criar listas de músicas em streaming e escutá-las a partir de qualquer computador, os serviços são gratuitos. Já os que desejam expandir sua experiência podem optar por planos pagos que oferecem sincronização do conteúdo com celulares e tablets.

Serviços restritos pelo IP

Além dos serviços de streaming que apresentamos, há diversos outros espalhados web afora. Mas muitos deles têm restrição geográfica de IP, permitindo que apenas usuários dos Estados Unidos os acessem. Há um tutorial aqui no Tecmundo que mostra como alterar o número de seu IP por meio de servidores proxy. Dessa forma, é possível usufruir de serviços tão competentes quanto os listados acima, como o Pandora, Songza e o Turntable, entre outros.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.