Google cria iniciativa para incentivar o uso de patentes Open Source

Imagem de: Google cria iniciativa para incentivar o uso de patentes Open Source

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Hoje, a Google publicou uma carta relatando a criação da Open Patent Non-Assertion (OPN) Pledge, uma iniciativa em que a Google garante a utilização livre das patentes de código aberto e se compromete a não processar quaisquer firmas que venham a utilizar suas patentes — mas a companhia diz que vai brigar judicialmente caso alguém ataque primeiro.

É claro que a Google não está doando todas as suas patentes. Para começar a OPN, a empresa está garantindo a livre utilização de dez patentes de MapReduce (processamento simplificado de dados em grandes clusters). Apesar de começar com uma quantidade limitada, a ideia é aumentar esse acervo e incentivar o desenvolvimento de novas ferramentas e serviços.

Em postagem oficial publicada no blog Open Source da Google, Duane Valz, conselheiro sênior de patentes da Google, relata que a companhia espera que esta iniciativa sirva de modelo para a indústria. "Continuamos comprometidos com uma internet aberta — uma que proteja as reais inovações e continue a entregar grandes produtos e serviços."

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.