Erro 404: a Páscoa está chegando

Imagem de: Erro 404: a Páscoa está chegando

Sexta-feira santa! Você não tem aula e provavelmente não está trabalhando — e deve estar aproveitando, pois se trata de um dos únicos feriados no ano a não acontecer no final de semana. No domingo teremos a Páscoa e boa parte das pessoas está esperando os chocolates que serão entregues — ou que serão escondidos, como acontece em algumas famílias.

Mas hoje nosso papel aqui é desvendar os vários mistérios que estão por trás da Páscoa. Qual a origem dos principais símbolos e por que damos ovos de chocolate para as pessoas que gostamos? Esqueça o que aprendeu na televisão, pois hoje a verdade será dita como nunca foi antes. Será que você está pronto para encarar a verdade como ela é realmente?

Esconder os ovos pela casa nos anos 2000

Durante o século 20, era muito comum que as famílias escondessem os ovos de Páscoa das crianças, espalhando pistas pelas casas para que elas tivessem que raciocinar muito antes de encontrar seus chocolates. Mas, nos anos 2000, como isso poderia ser reaproveitado? Quem traz a resposta é uma jovem organizadora de festas infantis, que preferiu não se identificar.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Em uma conversa com nossos repórteres, a jovem revelou que é preciso utilizar a tecnologia em favor da Páscoa, mesclando as pistas no mundo real com outras colocadas no mundo virtual. “Fazer seu filho posar para fotos com um cartaz pedindo likes é uma ótima maneira de liberar a primeira dica para encontrar os ovos de Páscoa!”

“Depois disso, também seria interessante criar um mapa exclusivo em Counter Strike e fazer com que as crianças fossem obrigadas a ler diversas frases que estão em paredes personalizadas para decifrar alguma dica.” Será que alguém conseguiria encontrar os ovos se fosse obrigado a vencer os inimigos finais em “The Eye of the Beholder”?

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?

“Um ovo, dois ovos, três ovos, assim!” Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm? “Azul, amarelo e vermelho também!” Essa música faz sucesso há, pelo menos, 20 anos. Nesse tempo todo, será que ninguém parou para pensar que chocolates coloridos podem ser uma péssima escolha? Corantes em excesso podem ser cancerígenos, jovens! Por isso optem pelo chocolate nas cores comuns.

A real origem do Coelhinho da Páscoa

Como você bem deve saber, os coelhos não botam ovos — muito menos de chocolate. Mas por quais motivos eles são citados como os entregadores de ovos durante a Páscoa? A resposta é muito mais simples do que se imagina. Os coelhos eram os únicos animais que poderiam ser rápidos e saltitantes o bastante para que pudessem chegar às casas com velocidade e agilidade — e sem um trenó, como acontece com o Papai Noel.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

“OK, Tecmundo! Mas e de onde surgiram os ovos?” Para responder a essa pergunta, convocamos o Dr. Pedro Pedrada, que é doutor em Mitologia Popular e mestre em História do Folclore pela Universidade Metropolitana da Broadway. Ele respondeu: “Bom dia, Tecmundo! Bom dia, leitores! Esse caso envolve muito mais do que podemos imaginar num contexto atual!”

É claro que isso não responde nada, mas ele foi adiante. “O Coelhinho da Páscoa foi escolhido por causa da indústria de fantasias. Em 1923, o Carnaval tinha como tema os ratos brancos de Madagascar, mas um erro na produção das roupas fez com que todas surgissem com orelhas grandes. Para desafogar os estoques, criou-se o mito do Coelhinho!”

A Páscoa no futuro

Se analisarmos como era a Páscoa no final dos anos 90 e como ela é atualmente, podemos ver que as pessoas estão um pouco menos dispostas a se mobilizar para grandes festas e reuniões familiares. Se essa tendência for seguida, dificilmente teremos comemorações daqui a cerca de 20 anos. E será que o comércio de chocolates poderá ser afetado?

Será que os GIFs voltarão à moda? (Fonte da imagem: Reprodução/Cantinho dos GIFs)

Provavelmente não, mas é bem possível que os ovos de Páscoa passem a ser menos vendidos do que chocolates normais. Afinal de contas, com o crescente preço deles, é bem provável que os brindes comecem a ser carros, iates e aviões! Ou então tudo vai continuar como está. Ou então o Brasil vai ser hexa em 2014. Ou então o Tio Ben disse boas verdades para o Peter... São tantas possibilidades.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.