IE 11 usa truque em código para se identificar como Firefox

Imagem de: IE 11 usa truque em código para se identificar como Firefox

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Neowin)

No mês passado, foi confirmado que a Microsoft está trabalhando no upgrade do Windows 8, o qual deve se chamar Windows Blue. Entre as novidades dessa atualização, além de mudanças na interface e melhor integração com o SkyDrive, está a presença do Internet Explorer 11.

Até aí, nada de surpreendente. Todavia, o site Neowin descobriu que a futura edição do IE se "identifica" para os servidores dos sites acessados como sendo o Firefox, o navegador da Fundação Mozilla e um dos seus maiores rivais.

Adaptações antigas que agora são desnecessárias

Há algum tempo atrás, muitos sites precisavam de algumas adaptações de design para serem devidamente abertos em versões anteriores do navegador (incluindo as edições 6, 7 e 8) — o que era feito por meio de pequenas alterações no código CSS. Essa prática ficou conhecida como “CSS Hack”.

Alterando a string "MSIE" do user agent (recurso usado pelos sites para identificar o navegador usado) e adicionando o recurso "like Gecko" (função tradicionalmente usada pelo Firefox), a Microsoft pretende evitar que os provedores das páginas acabem identificando o IE 11 como sendo uma das edições obsoletas do seu browser e enviem conteúdos adaptados — o que, aparentemente, não será mais necessário.

Assim, os sites não terão os CSS Hacks já existentes ativados para o browser da Microsoft e os internautas não correm o risco de receber versões “estranhas” das páginas ao usar o Internet Explorer 11 para navegar pela internet.

Ainda não se sabe qual o real impacto disso na reprodução dos sites, principalmente em páginas com códigos mais simples. Contudo, também devemos levar em consideração que o browser ainda está em fase de desenvolvimento e que essa modificação na string do user agent pode nem mesmo estar presente em sua versão final.

Em breve

A expectativa é que a empresa de Redmond libere uma versão de experimentação até meados de agosto. Contudo, uma build em teste dessa atualização do sistema operacional vazou na internet essa semana. Clique aqui para conferir imagens e vídeos.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.