Implante sem fio permite medir a pressão através de um smartphone

Imagem de: Implante sem fio permite medir a pressão através de um smartphone

Um time de pesquisadores da Suíça desenvolveu uma tecnologia que promete facilitar a vida de quem sofre com problemas de pressão sanguínea. Através de um pequeno chip de meia polegada implantado sob a pele, a novidade permite consultar dados médicos através de dispositivos compatíveis com sinais Bluetooth.

Além de medir a pressão, a novidade é capaz de detectar a quantidade de colesterol e quanto açúcar está presente no sangue. Porém, o que se destaca na invenção é a sua capacidade de dar uma resposta mais rápida do que o habitual em relação à eficácia de um tratamento médico qualquer. Segundo os responsáveis pelo projeto, ele é capaz até mesmo de prever ataques cardíacos horas antes de sua ocorrência.

(Fonte da imagem: Reprodução/BBC

O dispositivo já foi testado com sucesso em animais, o que deve fazer com que ele seja aplicado em humanos em breve. Porém, a quantidade de testes necessária para que o projeto prossiga é tanta que deve demorar alguns anos até que a solução ganhe forma comercial e seja disponibilizada para um grande número de pessoas.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.