Android: como minimizar o consumo do seu plano de dados

Imagem de: Android: como minimizar o consumo do seu plano de dados

Embora possa ainda não ser regra para todos os usuários de smartphones, muita gente utiliza alguma espécie de plano de dados para navegar pela internet sem depender de estar próximo a algum ponto com rede WiFi. Contudo, esses serviços são um tanto limitados, e as operadoras costumam cobrar tarifas de quem utiliza além da sua cota mensal (nos EUA o comum é 5 GB, por exemplo).

Um valor como 5 GB pode parecer alto, mas praticamente tudo conta na hora de atingir essa meta. Ou seja, atualizações de aplicativos, páginas carregadas e mesmo joguinhos online influenciam – fora o gasto mais óbvio, como carregar vídeos no app do YouTube. Em outras palavras, muito da sua cota pode estar sendo gasta sem você nem perceber. Neste artigo, você verá como descobrir o seu consumo e maneiras de diminuí-lo sem privar você da internet.

Quanto você usa?

A maneira mais óbvia para descobrir o quanto você utiliza da sua cota mensal do plano de dados é simplesmente abrir a sua fatura e olhar lá o histórico da sua conta. Além disso, pessoas que tenham o Android 4.0 (ou superior) instalado no aparelho podem acessar um menu especial para conferir gráficos sobre o uso individual de cada aplicativo, conferindo quanto cada um baixou no mês (basta acessar as configurações de rede wireless).

Outra maneira conveniente para ter uma noção mais ou menos precisa sobre o uso feito é verificar os serviços online nas páginas da Sprint, AT&T e Verizon. Nos três formulários você acha as mesmas informações, sendo possível informar qual o uso que você faz de diferentes categorias de serviços do celular (páginas acessadas, vídeos visualizados, apps baixados, entre outras coisas).

Limitando o uso

Quem possui a versão 4.0 do Android pode usar a mesma área de configurações mencionada acima para restringir o uso em plano de fundo de dados utilizados pelos aplicativos instalados (atualizações, notificações etc.). Com isso, você consegue impedir completamente o uso em background ou escolher individualmente quais apps devem ser interrompidos por usarem banda demais.

Acessando a Play Store, você também tem a alternativa de permitir a atualização de aplicativos usando apenas conexões WiFi, o que já ajuda você a economizar um pouco. Além disso, apps como o do Facebook permitem que você configure elementos como a frequência da verificação por novidades, o que ajuda a diminuir a banda usada, bem como auxilia a economizar a bateria – porém, nem todo aplicativo possui opções assim.

Caso você possua uma versão mais antiga do Android, ainda é possível realizar essas restrições no uso da banda dos apps usando o Onavo Count. Nele, você encontra uma interface que mostra o quanto cada aplicativo suga do seu plano de dados, permitindo o seu bloqueio com apenas um toque. Outra possibilidade é o Data ON-OFF, que facilita o processo de desabilitar todo e qualquer app de operar em plano de fundo.

Dicas para gastar menos banda

A primeira dica é você instalar um navegador como o Opera ou o Chrome, pois o browser-padrão do Android consome mais do seu plano de dados do que deveria. Outro método interessante é comprar os seus apps preferidos: as versões gratuitas de alguns jogos carregam propagandas enquanto você os utiliza, o que também consome banda desnecessariamente.

Os task killers são utilizados para encerrar os aplicativos abertos e liberar mais memória para o seu smartphone operar mais rapidamente. Porém, há um problema em usá-los: frequentemente eles apagam o cache dos apps, fazendo você sempre ter de baixar coisas que, do contrário, já estariam armazenadas no seu aparelho. Portanto, se você utiliza algo assim, é interessante repensar no quanto esse app realmente ajuda a melhorar o desempenho do seu aparelho.

Finalmente, a dica de ouro é a seguinte: baixe tudo o que você puder enquanto estiver em casa. Isso pode ser feito usando uma rede WiFi ou baixando no PC para depois transferir para o celular (vídeos do YouTube, textos, músicas legalmente adquiridas etc.). Embora isso possa parecer inconveniente e ultrapassado, ainda é um método eficaz para evitar o consumo desnecessário do seu plano de dados – o qual não deve acabar com uma navegação simples.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.