Receita Federal estuda liberar a declaração do IR por smartphone e tablet

Imagem de: Receita Federal estuda liberar a declaração do IR por smartphone e tablet

A Secretaria da Receita Federal anunciou que pretende, futuramente, permitir que as pessoas façam a sua declaração do imposto de renda através de aplicativos especiais para smartphones e tablets. O órgão também divulgou que o seu app para Android e iOS foi atualizado, apresentando novas funções.

De acordo com a coordenadora de Sistemas da Coordenação de Tecnologia da Receita, Maria Rita de Abreu, existem protótipos para um aplicativo de Android e iOS que permite que os contribuintes façam a sua declaração do imposto de renda. No momento, o órgão estuda medidas em relação ao sigilo e proteção dos dados dos cidadãos, mas isso deve ser contornado no futuro.

Enquanto isso não acontece, o app para smartphones e tablets da Receita Federal recebeu uma atualização, que permite efetuar a simulação de cálculo do imposto de renda. Até recentemente, era possível apenas realizar a consulta de CPFs e restituições do IR. O aplicativo para Android já está atualizado, enquanto os donos de iGadgets deverão esperar alguns dias para receber a atualização.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.