Facebook de Android ganha atualizações automáticas que burlam a Play Store

Imagem de: Facebook de Android ganha atualizações automáticas que burlam a Play Store

(Fonte da imagem: Reprodução/Liliputing)

Quem tem um aparelho Android já está acostumado com o processo de atualizar todos os seus aplicativos diretamente pelo Google Play. Mas parece que temos uma empresa seguindo contra a corrente, agora que diversas pessoas estão registrando que uma nova versão do app do Facebook foi disponibilizada.

“E o que tem de errado nisso?”, você pergunta. O fato é que a atualização, que é baixada automaticamente assim que seu aparelho se conecta a uma rede WiFi, burla todo o sistema da loja da Google.

Sem escolha

Segundo o Liliputing, o aplicativo faz seu aparelho vibrar e apitar constantemente, até que você veja a atualização. Com isso, só há duas opções a tomar: aceitar a nova versão ou desinstalar o Facebook por completo de seu Android (ou, é claro, passar a viver com seu smartphone fazendo de tudo para chamar sua atenção).

Em um primeiro momento, a atualização pode não parecer nada muito chamativo, trazendo apenas a possibilidade de mudar a foto de seu perfil, esconder posts e reportar spam, além de uma simplificação no sistema de iniciar mensagens de grupo.

O único problema é o último item, que permitiria que o Facebook fosse atualizado automaticamente em seu WiFi. Com isso, o aplicativo poderia fazer o que bem entendesse – sem ter que seguir as regras do Google Play, eles podem instalar atualizações para adquirir informações que a loja normalmente não permitiria. E você nem saberia disso.

Facebook banido?

Apesar de muitos poderem ver o novo sistema do Facebook como algo inofensivo, o fato é que a mudança pode causar uma briga das mais severas entre a rede social e a Google. Isso porque, como mencionado pelo The Verge, os termos de serviço da gigante de Mountain View proíbem os aplicativos que baixam ou instalam qualquer conteúdo sem aviso de fontes que não sejam a Play Store.

Por isso, podemos esperar desde um banimento temporário do aplicativo do Facebook à retirada permanente do aplicativo do Google Play – o que poderia prejudicar consideravelmente a rede social.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.