O que é esteganografia?

Imagem de: O que é esteganografia?

A esteganografia é um termo ainda desconhecido para quem não está diretamente envolvido com a segurança de dados e pessoas nos meios eletrônicos. Mesmo em filmes policiais e investigativos, famosos por abordarem técnicas e soluções impressionantes, deixam um pouco de lado essa complicada palavra e tudo o que a envolve.

Ficou curioso para saber o que é esteganografia? Então não tire os olhos do monitor e continue com a leitura deste artigo. Além de ficar sabendo o significado dessa palavra você vai aprender um pouco mais sobre essa técnica utilizada há muito tempo, inclusive por facções terroristas.

O que é esteganografia afinal?

Esteganografia é uma palavra que vem do grego e significa “escrita oculta”. Trata-se do estudo de técnicas que permitam esconder informações dentro de outros arquivos, sejam imagens, músicas, vídeos ou mesmo textos.

É possível, por exemplo, esconder mensagens dentro de imagens sem que os usuários, ou qualquer outra pessoa que intercepte essa figura, sequer desconfie que existe alguma coisa escrita ali.

As técnicas de esteganografia estão presentes na história do homem há muito mais tempo do que você imagina. Métodos como as famosas tintas “invisíveis” e os micropontos, utilizados por vários anos por reis e burgueses, também são considerados técnicas de esteganografia (e uma das mais antigas).

Embora a esteganografia seja um ramo da criptografia, ela não pode ser detectada, ao contrário do que acontece com os arquivos cifrados. É justamente por issoque as técnicas para ocultar informações em outros arquivos possui diversas aplicações, inclusive para o terrorismo.

Qual a utilidade?

A esteganografia pode ter utilidade em várias situações. Em um mundo como a internet – em que nada se cria, tudo se copia – essa técnica de esconder informações em outros arquivos pode ser utilizada para inserir mecanismos de verificação de direitos autorais em imagens, por exemplo.

Infelizmente nem tudo são flores. As mesmas técnicas utilizadas para garantir a proteção de informações importantes pode também servir para prejudicar outras pessoas. É muito comum a distribuição de vírus e outros malwares por meio de imagens e arquivos de áudio e vídeo.

Mensagens podem ser escondidas em imagens

Como fazer?

Existem diversos aplicativos espalhados pela internet que permitem a ocultação de mensagens. Por ser uma técnica mais simples, normalmente os programas trabalham apenas com imagens, mas há vídeos na rede que ensinam como esconder textos inteiros em vídeos e arquivos de música.

Um programa fácil de utilizar e muito eficiente é o JPHS, disponível também para a comunidade Linux. Outro aplicativo que dá uma ideia do que é a esteganografia é o Hide and Reveal, tão fácil de utilizar quanto o anterior, mas com algumas restrições a mais.

Tela do programa JPHS

No entanto, a ferramenta mais utilizada ainda é a S-Tools, que revela arquivos e documentos escondidos em imagens. Se você recebeu uma imagem que considera suspeita, não custa nada perder alguns minutos para abrir ela no S-Tools e tirar a dúvida.

Existem ainda outras técnicas criadas para ocultar dados em outros arquivos e mais maneiras ainda de se prevenir e descobrir imagens alteradas. Confira no artigo “Perito Digital: o que ele faz e como consegue recuperar informações perdidas” mais algumas informações de como a polícia age para descobrir imagens adulteradas por esteganografia.

E você, caro usuário, o que acha da esteganografia? Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa técnica para ocultar informações, não deixe de comentar e dizer o que acha!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.