Review: Tudo em um Positivo Union 860

Imagem de: Review: Tudo em um Positivo Union 860

Foi-se o tempo em que os computadores eram grandes e espaçosos. Os aparelhos mais atuais estão cada vez menores, finos e compactos, feitos para caber em qualquer lugar. Basta ver o quão relevante os notebooks passaram a ser no mercado.

Além disso, outra categoria surgiu para chamar a atenção de quem procura PCs pequenos e eficientes: os tudo em um. Esse tipo de computador simplesmente elimina a presença do gabinete e, como o próprio nome diz, tudo é concentrado em um só lugar e é como um meio termo entre os desktops e os laptops.

Se antes os all-in-one eram vistos como tecnologia de ponta e, portanto, fora da realidade econômica do brasileiro, a coisa parece mudar de figura com a chegada da Positivo. Conhecida por seus PCs populares, a empresa lança a linha Union de computadores tudo em um com a proposta de aliar beleza à praticidade.

Pacote completo do all-in-one

E o portal Baixaki teve o prazer de testar uma das máquinas da linha, a Union 860. Para quem estava em dúvida sobre o PC, acompanhe os resultados obtidos pelo lançamento em nossa análise e descubra você mesmo se vale a pena ou não.

Especificações técnicas

Ao olhar a configuração do Positivo Union 860, é perceptível que ele é voltado principalmente para o usuário comum. Em outras palavras, é aconselhado apenas para a realização de tarefas básicas, como navegar na internet, conversar com amigos e editar textos e fotos.

Configurações

O porquê? Primeiramente por causa de seu processador Atom N270 de 1.60 GHz. Se você é alguém que não entende muito de hardware, esse processador é o mesmo encontrado em alguns modelos de netbooks e laptops.

Como é single core, ou seja, possui apenas um núcleo, o desempenho do Union 860 é muito menor do que a grande maioria de outros computadores que já utilizam duas células de processamento.

Além disso, o Positivo Union 860 possui um HD de 320 GB e memória RAM de 2 GB. O problema é que por utilizar o Windows 7 Starter, boa parte dessa memória é destinada para a utilização do Aero e qualquer operação mais pesada faz com que o computador fique mais lento e pode resultar em travamentos.

Dimensões

Se você gosta de jogos, saiba que o tudo em um da Positivo não é o melhor PC para isso, já que seu chipset gráfico integrado (os chamados onboard) Intel GMA 950 não é um dos mais potentes e deixa a desejar principalmente no que diz respeito a gráficos 3D.

Para conexão com a internet, o computador permite a utilização de redes sem fio sob o protocolo 802.11 b/g. Caso você não possua conectividade wireless, pode fazer uso da entrada de rede Ethernet 10/100 Mbps.

Design e acabamento

Flexibilidade na  tela

No que diz respeito ao visual, o Union 860 dá um show à parte. Pequeno, fino e com um acabamento lindo, ele é perfeito para ficar em qualquer lugar da casa. Qualquer mesmo, já que é possível até mesmo fixá-lo na parede.

Já na caixa é possível perceber o cuidado com a aparência do tudo em um. Ele é perfeitamente embalado e protegido de qualquer batida ou outra avaria durante o transporte, além de possuir plásticos protetores para evitar marcas de dedos na superfície.

Um dos grandes destaques visuais do Union 860 é a flexibilidade da tela LCD de 18,4”. Ela é apoiada por uma haste sobre a base que acondiciona todas as peças do computador e tanto o suporte quanto o próprio monitor podem ser ajustados na altura e no ângulo desejado.

Como não existe gabinete, todos os botões e entradas estão localizados no suporte e de fácil acesso. Ligar o computador, controlar o volume ou determinar a quantidade de brilho da tela são funções que podem ser realizadas pelas teclas na parte frontal do equipamento.

Por outro lado, as entradas e saídas são um problema no Union 860. Situadas nas laterais e na parte traseira, elas ficam um pouco mais para dentro do que os botões, para não interferir no design arredondado.

Botões frontais

Essa localização dificulta a conexão de determinados equipamentos. Dependendo de onde o computador está, não é possível visualizar a localização exata da entrada e o usuário deve descobri-la pelo tato para conseguir conectar algo.

Na lateral isso não é tão grave, mas na parte traseira é bastante preocupante, já que você praticamente é obrigado a arrastar o computador inteiro para conectar um pendrive ou o cabo de rede, por exemplo.

Parte lateral

Sobre o acabamento há um problema gravíssimo: o plugue da fonte de energia é na forma da letra “L” (semelhante aos carregadores de muitos notebooks) e, ao conectá-lo no all-in-one, a tomada simplesmente impede a utilização de uma entrada USB ou de rede.

Traseira

Ergonomia

Apesar de ser bonito, o Positivo Union 860 peca um pouco na questão ergonômica. A haste de suporte possui uma angulação bastante limitada, o que faz com que a tela fique a uma altura abaixo da ideal. Isso pode ser facilmente ajustado com uma base elevada ou até mesmo ajustando a posição do próprio monitor.

Já o teclado sem fio possui vantagens e desvantagens. Ele tem uma espécie de lombada que acompanha a curvatura da mão, o que facilita a digitação. As teclas são um pouco mais altas do que a dos teclados mais atuais e isso faz com que também seja mais barulhento.

Curvatura ergonômica

Por outro lado, como o teclado é curvo, os botões da parte superior são um pouco mais complicados de alcançar, principalmente as teclas multimídia. Mas o maior problema é na divisão nos 12 botões de função (representados pela letra F).

O teclado os divide em quatro grupos de três teclas, ao invés de três conjuntos de quatro, como geralmente se vê na maioria. Outro pequeno problema é que ele não indica quando as teclas “Caps Lock” e ‘Num Lock” estão ativas.

Teclado e mouse wireless

O mouse também é wireless e não apresenta nenhum problema ergonômico ou de design. Ele é apenas um pouco mais pesado do que os periféricos tradicionais devido às pilhas, mas é uma questão de adaptação.

Programas inclusos

Programas inclusos

Desempenho
Não há maneira melhor de analisar o desempenho de um computador do que na prática. E como é de se imaginar, a rotina estressante por que as máquinas passam aqui no Baixaki é a maneira perfeita para saber até que ponto o PC aguenta.Inicialização do  Windows

Inicialização

As primeiras inicializações do Positivo Union 860 demoraram, em média, 57 segundos, contando do momento em que o botão de energia foi pressionado até a tela de boas-vindas do Windows.

Apesar de ser um resultado mediano, foi obtida uma variação bem pequena após a instalação de diversos programas, incluindo alguns bem pesados, algo bastante bom.

Multitarefa

Word e outros  programa básicos já eram o suficiente para travar.Durante os testes realizados, o tudo em um teve um desempenho pouco satisfatório. Mesmo enquanto programas considerados básicos estavam em execução, dependendo do que era aberto, ele simplesmente travava ou ficava bastante lento.

E não é preciso abrir muitos programas para que isso aconteça. Basta acessar a página do Google Wave no próprio Google Chrome, por exemplo, para que a velocidade da música que estava em execução caia consideravelmente, causando um efeito semelhante ao “slow motion”. Além dos aplicativos citados, estavam abertos o Windows Live Messenger e o Microsoft Word, ou seja, aquilo que todo mundo usa.

Além disso, outras tarefas simples são o suficiente para fazer com que o Positivo Union 860 trave completamente. Mesmo com poucos programas instalados e em execução, bastou realizar a transferência de um arquivo grande em uma rede para que o computador ficasse inutilizável.

Navegadores

Já na questão de navegadores, o Positivo Union 860 executa o Google Chrome (utilizado em nosso teste) sem nenhum problema, apenas demorando um pouco mais do que deveria na hora de abrir novas abas.

Porém, ao acessar alguma página que utilize Flash, a coisa muda de figura. Se você gosta dos joguinhos do Otzee, por exemplo, saiba que não vai ser tão fácil rodá-los no tudo em um. Qualquer jogo era executado com bastante lentidão e pequenas travadas, que impossibilitavam a diversão.

YouTube

A execução de vídeos no YouTube ocorre normalmente, contanto que seja feita em baixa qualidade, ou seja, 360p. Ao avançar para 480p, já é necessário que você mantenha apenas o navegador aberto para não ter pequenos travamentos. Vídeos em HD (720p) são exibidos com uma pequena falta de sincronia entre som e imagem.

Photoshop

Photoshop CS4Outra categoria de programas bastante utilizada é a de editores de imagem, como o Photoshop. Utilizamos a última versão, o Photoshop CS4, para verificar o desempenho do Positivo Union 860 nesse quesito.

Para edições mais básicas, como criação de camada ou utilização das chamadas brushes, o programa responde de maneira satisfatória. Apesar de as ações demorarem alguns segundos para serem exibidas, isso pouco interfere na utilização.

Já um arquivo PSD de quase 30 MB, com vários objetos, efeitos e camadas demorou um pouco para ser aberto. Ao aplicar alguns filtros mais pesados, como o Liquify, as alterações eram demoradas, mas ainda assim dentro do aceitável.

Resident Evil 5 Benchmark e Street Fighter IV Benchmark

Você é um usuário louco por jogos e quer utilizar o all-in-one para conferir as novidades do mundo dos games? É melhor não se empolgar tanto, já que, como dito, o chipset gráfico do Positivo Union 860 é bastante limitado e não suporta elementos em 3D.

Nada de matar zumbis  nesse computador

Ao tentarmos executar o benchmark do jogo Resident Evil 5, o game simplesmente não rodou devido à incapacidade de o processador gráfico rodar o DirectX necessário.

Outra tentativa foi feita com o game de luta Street Fighter IV, mas o resultado foi exatamente o mesmo, o que comprova o fato de o tudo em um não ser destinado a jogos.

CineBench e HyperPi

O CineBench e o HyperPi são dois programas de benchmarking que analisam as capacidades gráficas e de processamento do computador. O problema é que para avaliar seu resultado são necessários outros números de modelos diferentes,  a fim de realizar comparações.

Como ambos foram utilizados no Positivo Union 860, você pode baixá-los e comparar com seu próprio computador para saber se vale a pena trocá-lo pelo modelo aqui analisado. O valor dado pelo CineBench foi de 531,  o que indica a baixa capacidade de gerar de elementos 3D. Já no HyperPi, o tempo resultante da execução de 21 loops no processador foi de 10 minutos e 28 segundos, considerado bastante lento.

O que o Windows diz de tudo isso?

Desde o Windows Vista é possível verificar a avaliação que o próprio sistema faz do computador. Notas que variam de 1,0 a 7,9 são dadas para alguns componentes necessários para um bom desempenho e indicam possíveis “pontos fracos”.

Nota do Windows

No caso do all-in-one, a menor nota dada foi de 2,0 e para “Desempenho da Área de Trabalho com o Windows Aero”. Como você deve ter imaginado, esse é um dos principais pontos para que o computador funcione sem sofrer com lentidão e travamento. A maior nota foi de 5,5 para o espaço do disco rígido. Um valor justo, tendo em vista os 320 GB disponíveis.

Tela e áudio

Tela do computadorA tela LCD widescreen de 18.4” do tudo em um da Positivo tem um grande diferencial em relação à grande maioria dos monitores que utilizam a mesma tecnologia. Enquanto outras telas que utilizam o cristal líquido possuem uma opacidade que deixa a imagem mais escura, aquela exibida no Union 860 é bastante clara e nítida.

Além disso, é possível controlar a quantidade do brilho pelos botões presentes na parte frontal da base. Você pode escolher um entre os cinco níveis de ajuste disponíveis e deixar a luminosidade da tela da maneira que deseja.

Já sobre o áudio, o all-in-one possui duas saídas de som incorporadas (uma de cada lado do suporte), assim como acontece nos notebooks. E pelos botões do suporte é possível controlar o volume e até mesmo deixá-lo no chamado “mudo”.

Outro item integrado é o microfone, mas sua localização não colabora para a captação da voz do usuário. Como ele é um pequeno ponto localizado bem abaixo da tela, é preciso aproximar-se bastante dele para registrar algum som.

Caso queira adicionar caixas de som ou um fone de ouvido para uma otimização sonora, o tudo em um da Positivo possui uma saída de áudio e uma entrada para que você plugue um microfone.

Webcam

O Positivo Union 860 também possui uma webcam integrada de 1.3 megapixel. Como ela fica situada na parte superior da tela, o enquadramento é perfeito. Além disso, a captação de imagem é bem feita e até mesmo movimentos são registrados de maneira nítida.

Infelizmente não há nenhum programa pré-instalado para a configuração da câmera, o que dificulta o ajuste dos níveis de brilho e contraste, por exemplo, para o usuário leigo.

Conclusão
É difícil dar um parecer final sobre um computador. Se ele vale a pena ou não, é uma opinião que o usuário deve dar de acordo com o seu perfil de uso. Porém, após analisar todas as funcionalidades do Positivo Union 860 é possível indicar alguns erros e acertos da empresa.

Primeiramente, como já é costume da Positivo, o design do all-in-one é muito bem feito. Ele é bonito e chama a atenção onde quer que esteja. Existem alguns pequenos problemas, como a dificuldade de alcançar algumas entradas, mas isso não atrapalha a questão visual do produto.

Vista traseira

Por outro lado, é possível ver que a não houve a mesma preocupação com as configurações do Union 860. Apesar da memória DDR2 de 2 GB e do disco rígido de 320 GB, o processador Intel Atom N270 1.60GHz é o mesmo utilizado em muitos netbooks.

Processador AtomO que isso significa? As necessidades de processamentos dos laptops ultraportáteis são extremamente diferentes, pois geralmente seu usuário preocupa-se apenas em navegar na internet e visualizar email. O Union 860 deveria ser capaz de executar tarefas de um desktop comum.

Ao se produzir um computador doméstico com as mesmas capacidades de um netbook, torna-se óbvio que o desempenho fica muito aquém do que se esperaria de um computador da categoria. Na prática isso significa travamento e lentidão na grande maioria das atividades.

O mesmo problema acontece com o chipset gráfico. O Intel GMA 950 não é considerado um processador gráfico ruim, mas defasado. Por conta disso, ele não é capaz de acompanhar os avanços na parte de games, por exemplo, que ocorreu nos últimos cinco anos desde seu lançamento.

Talvez o que melhoraria o desempenho do Union 860, a partir de sua configuração, é a desativação do Windows Aero, que consome uma quantia considerável de memória RAM e torna o sistema instável. Outra solução seria a utilização do Windows XP, mas não haveria custo-benefício justo ao comprar um computador de R$ 2 mil com um sistema operacional em desuso.

Sobre o preço, se você está procurando um all-in-one, este modelo da Positivo é bastante barato. Apesar de sua baixa capacidade de processamento, o valor ainda é menor do que o encontrado na maioria dos computadores da categoria. Porém, caso queira um PC, independente de ser compacto ou não, é possível encontrar outros de configurações melhores por menos de R$ 2 mil.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.