Brasileiros compraram 32 smartphones por minuto no ano passado

Imagem de: Brasileiros compraram 32 smartphones por minuto no ano passado

Smartphones em alta e celulares comuns em crise. (Fonte da imagem: Reprodução/CanalTech)

O mercado brasileiro de smartphones se consolidou como o quinto maior do mundo ao vender 16 milhões de unidades desses produtos em 2012. Foram 32 aparelhos por minuto. Em relação ao ano passado, esse segmento cresceu 78%. “A tendência é que cresça ainda mais daqui pra frente”, explicou Leonardo Murin, analista do IDC, consultoria que fez a estimativa.

Mesmo com o bom desempenho dos smartphones, os celulares comuns parecem estar entrando em desuso de vez. Segundo os números do IDC, o segmento mais simples da indústria de comunicação móvel teve uma queda acentuada de 25% durante 2012, o que puxou o número total do mercado para baixo. Assim, juntando smartphones e celulares comuns, o mercado brasileiro encolheu 11%.

Em 2011, foram 9 milhões de smartphones vendidos no país contra 43 milhões de celulares comuns. Agora, batendo a casa dos 16 milhões de aparelhos inteligentes, somente os mercados de China, EUA, Reino Unido e Japão consomem mais que o brasileiro nesse setor. A Índia, apesar das previsões de superar o Brasil, ficou em sexto lugar no ranking.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.