"Guerra dos Chips" pode prejudicar os compradores e desenvolvedores

Imagem de: "Guerra dos Chips" pode prejudicar os compradores e desenvolvedores

Um exemplo de chip Intel utilizado em computadores. (Fonte da imagem: Reprodução/Develop3d)

Recentemente, uma nova disputa de mercado está surgindo na área de tecnologia e ela já está sendo chamada de a “Guerra dos Chips”. Neste conflito, a Intel e a ARM estão competindo para inserir os seus produtos em campos de atuação diferentes — e parece que essa situação pode influenciar muita gente.

Tudo começou com o fato de os chips da Intel serem mais utilizados em computadores, incluindo MacBooks. Enquanto isso, os componentes da ARM estão mais presentes em dispositivos mobile, como tablets e smartphones. No entanto, as duas companhias não estão satisfeitas com essa situação e decidiram expandir as suas áreas de atuação.

O problema é que a Intel está visando exclusivamente os tablets e celulares inteligentes, sendo que a ARM deseja começar a trabalhar mais com computadores — ou seja, cada uma das empresas está tentando ter uma presença mais marcante no setor que é dominado pela sua concorrente.

Por conta disso, um conflito de interesses está surgindo e as duas companhias estão trabalhando para garantir o seu próprio lucro.

Tá, e qual o problema disso?

A concorrência entre empresas do mesmo ramo é normal, afinal de contas, todas elas querem ter lucros cada vez maiores — e há momentos em que isso é algo bom, pois gera produtos variados e com preços mais acessíveis para grande parte dos compradores. No entanto, é muito provável que isso não aconteça desta vez.

Devido a essa disputa entre a Intel e a ARM, há a tendência de que as empresas comecem a produzir chips muito diferentes entre eles. Dessa maneira, os desenvolvedores de aplicativos — principalmente os menores — vão encontrar dificuldades para entregar produtos que abranjam as duas tecnologias.

Com isso, há grandes chances de que você não consiga baixar um app feito para chips ARM em um aparelho que use o componente Intel em um futuro próximo. A área que mais deve ser afetada é a de games para Android, pois há diversas empresas de pequeno porte que produzem softwares para este sistema.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.