Google Glass reconhece maneira como seus amigos se vestem

Imagem de: Google Glass reconhece maneira como seus amigos se vestem

(Fonte da imagem: Reprodução/Duke University)

Além de usar sistemas de reconhecimento facial para identificar pessoas em meio a uma multidão, o Google Glass conta com outras formas de você conseguir encontrar seus amigos. Um aplicativo conhecido como InSight, desenvolvido pela Duke University, registra a maneira como pessoas se vestem para determinar suas localizações.

Para que o sistema funcione, basta que seus conhecidos enviem retratos para o software, que identifica as cores, texturas e padrões de tecidos usados por cada um deles. Em seguida, esses dados são enviados para os óculos da Google, que os usa para exibir avisos de quando alguém familiar foi avistado em algum local.

Como forma de proteger a privacidade de outras pessoas, as identidades virtuais de cada uma delas muda caso elas mudem seu estilo de vestir. Dessa forma, basta variar combinações para que você não seja encontrado na rua por um dono do Google Glass que você deseje evitar naquele momento.

Em testes conduzidos com 15 voluntários, o InSight teve 93% de precisão em identificá-los em meio a uma multidão, mesmo quando elas estavam viradas de costas. “Há muitas características pessoais que nos tornam únicos”, afirma Mark Nixon, especialista em biometria da Universidade de Southampton. “Roupas e movimentos estão bastante relacionados à atitude — algo que tem se provado ser único”, complementa ele.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.