Erro 404: e se a música fosse nerd?

Imagem de: Erro 404: e se a música fosse nerd?

Existe algo que pouca gente sabe — mas todo mundo desconfia — a respeito da redação dos sites Baixaki e Tecmundo: boa parte das pessoas que trabalham aqui são nerds, geeks, hipsters ou fazem parte de qualquer subdivisão similar às mencionadas. E não são raros os momentos em que ouvimos músicas sobre os mais diversos temas e as imaginamos com temáticas mais próximas à nossa realidade.

Você já fez isso também? Se sim, sabe bem do que estamos falando. E hoje, nós decidimos parar de apenas pensar em como poderiam ser as “músicas nerds”. Por isso, trouxemos várias ideias que achamos interessantes para que as canções possam se tornar cada dia mais parecidas com o que todos esperam — e nós sabemos que isso inclui você, jovem Padawan leitor do Erro 404.

Pulando atrás do Trio Elétrico-eletrônico-mecatrônico

Todos os anos, vemos na televisão os foliões pulando atrás dos trios elétricos com cantores consagrados no Axé Music. Mas nem sempre as letras fazem sentido para todas as pessoas. Afinal de contas, “Explode, coração! Na maior felicidade!” poderia ser muito melhor se tivesse alguns termos mais legais. O que você acha de “Explode, conexão! Na maior felicidade! É lindo meu PC... Baixando Torrent a toda velocidade, explode!”?

"Bebeu água? Não! Tá com sede? Não! Então tá, beleza!"
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Muito melhor, não é mesmo? E há uma quantidade quase infinita de possibilidades. E se você está pensando em criar a sua própria versão de alguma música, tudo o que precisa fazer é trocar algumas palavras de pronúncia similar nas músicas que já ficaram famosas em todo o Brasil. Confira um exemplo que preparamos para você a partir da música “Vai sacudir, vai abalar”, da banda Cheiro de Amor:

“Não vai cair! Eu vou achar!
Um filminho pra baixar!
É tanta emoção!
Conexão WiFi no ar!
Mas vai!
Vai ser feliz! Pois vai rolar!
O arquivo vai chegar!
É giga de montão!
E veio rapidão pra cá!”

Sambas-enredo na avenida

O Carnaval é considerado uma das maiores festas de todo o mundo. E quem acha que geeks e festa não têm nada a ver um com o outro, precisa saber que em Curitiba existe uma escola de samba chamada “Os Internautas” — e nós sabemos que você ficou mais surpreso em saber que existem escolas de samba em Curitiba do que com o nome da referida agremiação.

(Fonte da imagem: iStock)

Quando nos referimos ao carnaval do Rio de Janeiro, a história também pode se confirmar. Apesar de não existir nenhuma escola que homenageie a tecnologia diretamente, há muitos momentos da tecnologia que já foram retratados na avenida. Isso pode ser visto nos enredos sobre os computadores ou naquela famosa fantasia daquela famosa modelo: “A Influência Do Carvão Mineral Nas Indústrias De Ferro Do Velho Mundo Durante A Revolução Industrial”.

Aqui na redação, nós já fizemos um samba-enredo para homenagear o Baixaki, mas agora vamos fazer um mais genérico. E hoje o tema escolhido para a música foi definido por uma votação geral entre todos os membros do Instituto Nacional de Compositores de Sambas-Enredo Baseados na Cultura Nerd (o famoso INCSEBCN). Com vocês: “Hackeragem na Avenida”.

“Atrás de um computador. Mistério e saber.
Ele sabe como se portar quando está no PC.
Um herói da nova era que está pra nascer,
Com conhecimento pra dar e vender!

Anônimo e sério! Com todo o mistério.
Programando por toda a sua vida.
Ajuda a comunidade! Em busca da felicidade!
É a hackeragem que chega na avenida!”

Sertanejo pós-doutorando

Você já está mais do que habituado a ouvir músicas que fazem parte do estilo “sertanejo universitário”, mas também existe um gênero que foi criado pelos “nerds mais nerds que os nerds podem conhecer”. Trata-se do “sertanejo pós-doutorando”, que passou pela fase da faculdade e agora luta para conseguir defender suas teses em Oxford ou no MIT.

(Fonte da imagem: Reprodução/Luan Santana)

São músicas muito boas, que seguem padrões melódicos similares aos do outro gênero mencionado. A diferença está nas letras cantadas pelos intérpretes — que só são autorizados a gravarem seus discos depois de mostrar testes de QI para as associações e sindicatos especializados. A seguir, você pode conferir a letra de “Sol da Margarida” da dupla Dr. Botânica e Tião da Rosa.

“Doçura celestial, que me faz enlouquecer,
um lindo raio de sol, chega pra me aquecer.
A sua luz que alimenta, coração de margarida,
quando eu faço fotossíntese, te quero na minha vida.

Você é meu sol, por você entro na fila,
e pro meu amor crescer, seu sorriso é clorofila.
Vem, meu amor, ilumina meu jardim.
Sei que o sol brilha pra todos, mas te quero só pra mim!”

Funk pancadão

Descer até o chão não é para qualquer um, afinal de contas o funk exige coordenação e flexibilidade para ser dançado. Mesmo assim, até mesmo os mais sedentários dos jogadores de FIFA e CS podem aprender alguns passos em poucos minutos. Mas é claro que ninguém vai dançar uma música que não diz respeito aos seus gostos pessoais, por isso nós precisamos de letras mais temáticas.

"As professoras! hu-hu-hu-hu! As graduadas! hu-hu-hu-hu! O baile todo!"
(Fonte da imagem: Reprodução/Bonde do Tigrão)

E como o funk combina mesmo com letras de duplo sentido, seria perfeito utilizar alguns dos termos mais controversos dos games e da tecnologia. Não está entendendo como isso poderia ser possível? Então confira três opções de pancadão que nós preparamos para vocês. Para deixá-los mais compreensíveis, imagine que existe um “Tchum-tcha! Tcha-tchum-tchum-tcha” no fundo.

“Pra usar o seu PC,
antes vai ter que montar.
Então pega o seu cabo
E vai plugando sem parar.

Pluga no gabinete,
pluga no monitor!
Agora é só ligar
E curtir no computador!”

.....

“Fazendo o download,
de uma nova canção!
Instala o novo codec
E vai descendo até o chão!

A festa tá bombando,
e eu tô virando o rei.
Sou o maior da noite,
Aqui no Virtual DJ!”

.....

“A culpa é do controle,
se eu perco no Mortal.
Pois eu fui fazer um golpe
e travou bem no final.

O Scorpion deu um gancho,
e não deu pra escapar.
Tomei até fatality,
então o Play vou desligar!”

.....

Vale dizer que não citamos o Rock ‘n’ Roll neste artigo por ele já fazer parte da preferência musical de boa parte dos nerds.

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.