China afirma que pode criar seu próprio sistema operacional

Imagem de: China afirma que pode criar seu próprio sistema operacional

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Como você e quase todo mundo já deve saber, não é de hoje que a China e a Google têm uma relação problemática, tanto que alguns dos produtos da Gigante de Mountain View foram bloqueados dentro do “país vermelho” no fim do ano passado.

Agora, um documento aprovado pelo ministro da Indústria e da Informação Tecnológica afirmou que a China está pronta para criar o seu próprio sistema operacional para dispositivos móveis. Além disso, o informativo aproveitou a oportunidade para elogiar empresas nacionais que trabalham com o desenvolvimento desse tipo de software, como a Baidu e Huawei.

A “inimizade” continua

Até o momento, a Google não tinha nada a ver com a história, mas o ministro chinês também acabou criticando a empresa. Segundo o político, o Android tem uma presença muito grande no mercado de smartphones, o que dá um poder de controle econômico enorme à gigante de Mountain View.

Ainda de acordo com as afirmações do ministro, a tecnologia do núcleo do Android e o mapeamento do software são fortemente controlados pela Google, por mais que o sistema operacional seja de código aberto. Isso dificulta a produção de softwares chineses, de forma que eles acabam sendo discriminados.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.