Windows Phone: as diferenças entre o 7.5 e 7.8

Imagem de: Windows Phone: as diferenças entre o 7.5 e 7.8

(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Mesmo com o lançamento do Windows Phone 8 no Brasil, ainda é possível encontrar uma base considerável de pessoas que apostaram no sistema operacional móvel da Microsoft, mas que ainda não foram para a nova versão do SO. Estamos falando daquele público que ainda está na versão 7.5 do Windows Phone.

Recentemente, foi liberada a atualização 7.8, mas nem todos os usuários já receberam o aviso do update. Pensando nisso, resolvemos apresentar as diferenças entre o WP 7.5 e WP 7.8 pelo ponto de vista de alguém que estava usando o aparelho há quase seis meses.

A tela inicial

(Fonte da imagem: Reprodução/Windows Phone)

A primeira grande mudança entre as versões 7.5 e 7.8 é a tela inicial do aparelho. Os tiles (ou azulejos) substituíram os ícones, presentes em Androids e iOS, apresentando uma maneira diferente de trabalhar com o celular. Só que na versão 7.5 eles eram fixos, tendo tamanhos padronizados. Você, no máximo, conseguia escolher o que estava na tela inicial, respeitando os espaços predeterminados.

Com a atualização para o 7.8, ficou possível alterar o tamanho de diversos tiles, que se tornaram vitrines com informações dos aplicativos. Isso significa que você pode deixar a tela inicial do seu Windows Phone muito mais com a sua cara, sendo possível criar diversas combinações utilizando os tamanhos de azulejos. Além disso, existem 21 esquemas de cores que podem ainda ser alternados em um fundo branco ou preto.

Melhorou?

É possível sentir uma diferença grande devido à organização dos aplicativos conforme você deseja. Parece uma mudança meio sem graça, mas a simples possibilidade de deixar tiles maiores ou menores, assim como a inclusão de “Live Tiles”, que apresentam as informações dos aplicativos, deixa tudo muito mais fácil de encontrar, além de ser mais agradável aos olhos.

Essa mudança, também presente no Windows Phone 8 dá uma nova cara ao seu telefone, por mais que as mudanças ainda sejam sutis. O único problema é que nem todos os aplicativos têm Live Tiles. Isso significa que, mesmo que os ícones fiquem maiores, eles ainda são estáticos, destoando daqueles que apresentam informações adicionais.

Papel de parede Bing

(Fonte da imagem: Reprodução/Windows Phone)

Apesar de ainda estar longe de ser o buscador escolhido pela maioria do público, o Bing trabalha muito bem dentro do Windows Phone. Um dos elementos mais interessantes do buscador é a sua tela inicial, sempre adornada por uma bela fotografia, trocada diariamente. Com a atualização do Windows Phone, essas fotografias podem ser usadas como papel de parede do aparelho.

O conceito de papel de parede para o Windows Phone é um pouco diferente do normal, já que a tela com os ícones não permite uma imagem de fundo. A foto em questão fica na tela de bloqueio do smartphone, aparecendo toda vez que você for mexer nele.

Na versão 7.5, era possível apenas colocar uma imagem presente no aparelho, mas, agora, existe a opção, dentro da configuração da tela de bloqueio, de colocar as fotos especiais do Bing como papel de parede.

Melhorou?

Vai depender muito do seu gosto, mas a chance de sempre ter uma surpresa ao abrir o seu telefone pode agradar a algumas pessoas. As fotos são realmente bonitas e interessantes e, se você não tinha ideias para imagens na sua tela de bloqueio, o Bing deve ser a solução.

Aplicativos Nokia

Por mais que o Windows Phone esteja presente em aparelhos da Samsung e HTC, é na linha Lumia, da Nokia, que ele parece ter encontrado a sua casa. A empresa finlandesa apostou forte no sistema operacional da Microsoft, dando um suporte maior a ele do que as outras companhias. Isso sempre ficou claro nos diversos aplicativos exclusivos, que traziam funções que o SO ainda não disponibilizava.

Ringtone Maker (Fonte da imagem: Reprodução/Nokia)

Com o Windows Phone 7.8 não poderia ser diferente, já que a Nokia levou novos aplicativos exclusivos que trazem um algo a mais para os seus celulares. Os aplicativos já liberados foram o Bluetooth Transfer, que permite transferir músicas para outros aparelhos (desde que os arquivos não sejam protegidos por DRM), e o Ringtone Maker, usado para a criação de toques para o celular, utilizando músicas já presentes no smartphone.

Outros apps presentes no Windows Phone 8, como o Cinemagraph, devem ser lançados em breve para o WP 7.8 da Nokia.

Desempenho

Um dos elementos que chamavam atenção no Windows Phone 7.5 era o fato de ele não apresentar travamentos com a mesma facilidade de outros sistemas operacionais móveis. Com a atualização para a versão 7.8, o SO continuou seguindo o caminho, mas com algumas diferenças.

Após a atualização, alguns aplicativos que não foram atualizados pelos seus desenvolvedores podem apresentar problemas. Um exemplo disso foi o app do Skype, que no WP 7.5 rodava sem falhas, mas na versão 7.8 fechava sozinho, dependendo do quanto estava sendo utilizado.

No geral, o Windows Phone 7.8 ainda é um sistema operacional rápido, mas isso vai depender do quanto os desenvolvedores de aplicativos investirão nele. A chance de a Microsoft liberar outra atualização com mudanças significativas é nula, já que o foco atual é o Windows Phone 8, mas, mesmo assim, os donos do Windows Phone 7.8 ainda poderão usufruir dos seus celulares por um bom tempo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.