Nikon vai pagar royalties para Microsoft por câmeras equipadas com Android

Imagem de: Nikon vai pagar royalties para Microsoft por câmeras equipadas com Android

Câmera com Android também rende royalties para Microsoft. (Fonte da imagem: Reprodução/FZN)

Mais uma empresa vai encher os bolsos da Microsoft por conta de patentes misteriosas infringidas por dispositivos com Android. A Nikon assinou um contrato para licenciamento de propriedade intelectual com a companhia de Bill Gates por conta da fabricação de dispositivos rodando o sistema operacional da Google que, ao que tudo indica, conta com tecnologias da empresa sem autorização geral. Não foi oficialmente revelado, mas certamente o produto em questão é a Coolpix S800 (foto).

Em seu comunicado, a Microsoft disse apenas que a criação do acordo se deve a “certas câmeras da Nikon rodando a plataforma Android”. Contudo, como de costume, os detalhes da patente ou os valores pagos à empresa também não serão revelados.

Essa onda de liberação de patentes da Microsoft para várias empresas, como Samsung, LG, HTC, Acer e outras, se deve ao programa de licenciamento de propriedade intelectual iniciado em 2003 pela criadora do Windows. Dessa maneira, a empresa tem lucrado indiretamente em detrimento de embates judiciais, como o acontecido entre Apple e Samsung no ano passado.

Assim, aparentemente, a Microsoft cobra uma parcela dos lucros diretamente dessas empresas fabricantes e não da Google pelo fato de a criadora do SO não lucrar diretamente com isso, já que o Android é open source e gratuito.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.