Sony: GNSS de alto desempenho pode ser usado em mobiles a partir de junho

Imagem de: Sony: GNSS de alto desempenho pode ser usado em mobiles a partir de junho

À esquerda, novo dispositivo GNSS LSI CXD5600GF. (Fonte da imagem: Sony)

A Sony anunciou hoje (21) a comercialização de dois Sistemas de Navegação Global por Satélite (GNSS) detentores do título de menores consumidores de energia da indústria (apenas 10 mW quando submetidos a funcionamento pleno). Um deles, de acordo com a própria companhia, vai ser usado em dispositivos móveis a partir de junho deste ano.

Informações obtidas por meio de sistemas de localização são amplamente usadas em aparelhos móveis (como em smartphones ou câmeras digitais). Assim, lançar um dispositivo que apenas replica as funções já existentes em parte dos mobiles não significa exatamente um progresso tecnológico.

Estes novos receptores de sinais de satélites, no entanto, pretendem resolver um dos problemas que mais compromete o desempenho dos atuais localizadores: por processarem dados de navegação, mapeando softwares capazes de computar as rotas percorridas, o tempo de vida da bateria de aparelhos equipados com esses tipos de recursos é sempre curta.

Para contornar esse problema, a Sony desenvolveu novos circuitos de radiofrequência, amplificadores de baixo ruído e um sistema de loops de fases fechadas para otimizar o funcionamento dos receivers (nesse caso, os receptores de sinais de satélites).

Agora, vários componentes internos dos smartphones (como acelerômetro, sensores magnéticos e giroscópios) vão trabalhar em conjunto para obter o máximo de desempenho a partir do consumo mínimo de energia. A nova tecnologia vai ser compatível com os seguintes sistemas de localização: GPS, GLONASS, QZSS, SBAS e IMES.

Abaixo, confira os nomes dos modelos anunciados pela Sony, datas previstas de lançamento e preços estimados dos dispositivos. (Fonte da imagem: Sony)Da coluna esquerda para a direita: nome do modelo, mês previsto para lançamento e, em Yen (moeda usada no Japão), o preço estimado dos produtos.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.