Android: como escanear seu celular em busca de vírus

Imagem de: Android: como escanear seu celular em busca de vírus

Por mais seguro que seja administrar seus aplicativos através da Google Play Store, o seu aparelho celular ou dispositivo móvel baseado em sistema Android não está livre de vírus, malwares e spywares.

Aplicativos piratas ou que escapam da verificação de segurança da Google podem ser nocivos ao seu aparelho e prejudicar o desempenho do sistema. E você não está livre de receber um vírus através do uso de um aplicativo, como por emails ou trocas de mensagens com terceiros.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A solução mais simples e imediata é fazer o escaneamento do seu celular ou aparelho Android com um programa antivírus. Existem várias opções gratuitas disponíveis para download, incluindo as marcas mais conhecidas e de confiança.

Protegendo seu aparelho contra invasores

Para passar um antivírus no seu dispositivo, faça o download do programa preferido e execute o aplicativo.

  1. Na primeira vez que utilizar um aplicativo, é recomendável executar a primeira verificação;
    (Fonte da imagem: Tecmundo)
  2. Uma vez escaneado o seu dispositivo, você pode definir as configurações extras de proteção;
    (Fonte da imagem: Tecmundo)
    Nessas opções, você pode detalhar o nível das verificações e agendar uma frequência para o programa executar o escaneamento automaticamente.
  3. Programas antivírus apresentam ainda recursos antifurto utilizando o sistema de localização do seu aparelho celular ou dispositivo móvel conectado a uma conta de registro no Google.
    (Fonte da imagem: Tecmundo)

Assegurar um sistema livre de vírus e malwares é importante para o bom desempenho do seu celular ou aparelho portátil, e, com boas opções gratuitas e eficazes disponíveis, não há porque manter seu Android desprotegido. Além do recomendado AVG (AntiVirus Grátis), você pode utilizar os gratuitos: Norton Mobile Security Lite, o Zoner AntiVirus Free e o Lookout Security & AntiVirus.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.