Melhores da semana: 08/02/2013 [vídeo]

Imagem de: Melhores da semana: 08/02/2013 [vídeo]

O Melhores da Semana do Carnaval destaca informações sobre os próximos PlayStation e Xbox, novos smartphones da Samsung e a situação do nome iPhone no Brasil, além dos destaques do Mega Curioso e do Tecmundo.

NOTÍCIAS

Vazam novas informações sobre o PS4

A revista Edge afirma que conseguiu muitas informações sobre o próximo PlayStation. A publicação revela que o controle terá um touchpad e um botão de compartilhamento — para, por exemplo, capturar uma screenshot de um jogo ou gravar partidas.

As informações da Edge também apontam a utilização de uma arquitetura com unidade de processamento R10XX da AMD com 8 núcleos de 1,6 GHz cada, além de 4 GB de memória RAM do tipo GDDR5. Ainda segundo a Edge, o PS4 deve chegar no Natal de 2013 aos Estados Unidos e Japão, sendo lançado na Europa pouco depois, já no começo de 2014.

Um evento da Sony está marcado para o próximo dia 20 de fevereiro, e a conferência deve revelar informações sobre o novo console, portanto fique ligado na cobertura completa do Tecmundo e do Baixaki Jogos.

(Fonte da imagem: Reprodução/PlayStation Official Magazine)

Novo Xbox não deve mesmo suportar games usados, dizem fontes

Segundo o site Edge Online, o próximo console da Microsoft vai exigir conexão constante com a internet, e os jogos deverão vir com um código de ativação que só funciona uma vez — portanto, não haveria a possibilidade de jogar games usados.

O site também afirmou que a Microsoft estaria obrigando os desenvolvedores a trabalharem somente com bibliotecas de desenvolvimento aprovadas e que o próximo Xbox deve investir pesado nos sistemas de detecção de movimento.

Samsung lança dois novos aparelhos para a linha Galaxy

A Samsung anunciou dois novos smartphones da linha Galaxy — Young e Fame —, que devem competir com modelos medianos. Os novos modelos não têm configurações pesadas: ambos terão Android Jelly Bean 4.1, processador de 1 GHz, 768 MB de memória RAM e 4 GB de armazenamento interno.

O Fame tem configurações melhores: tela de 3,5 polegadas (contra 3,27 do Young), câmera traseira com 5 megapixels (a do Fame tem 3 megapixels), Bluetooth 4.0 e NFC. Não há informações a respeito de data de lançamento e preço desses modelos.

Novos aparelhos da linha Galaxy (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Homem destrói computadores de empresa por 3 anos com produtos de limpeza

No Reino Unido, um funcionário sabotou durante três anos a empresa de tecnologia da informação onde trabalhava. Em 2009, Edward Sobolewski perdeu a chance de ganhar um aumento e começou a passar um produto de limpeza pesada nos computadores do local como vingança.

Ele foi flagrado depois que a empresa instalou câmeras de segurança. Os prejuízos somam 32 mil euros (R$ 86.130). Sobolewski vai cumprir pena de oito meses na prisão, além de pagar uma multa de 10 mil euros (R$ 26.915).

INPI nega registro e Apple perde o direito do nome “iPhone” no Brasil

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) garantiu o direito da marca IPHONE para a Gradiente. Consequentemente, a Apple foi impedida de usar o termo para se referir a produtos de categoria próxima à telefonia móvel.

No entanto, a Gradiente estaria disposta a vender a marca para a Apple, de acordo com informações do presidente da IGB Eletrônica, Eugenio Staub. Contudo, a empresa americana entrou com um pedido feito ao INPI para manter o uso da marca no Brasil, e a decisão sobre esse pedido será revelada entre os dias 13 e 15 de fevereiro.

Iphone Gradiente (Fonte da imagem: Divulgação/Gradiente)

Executivo americano diz que Orkut foi derrotado pela preguiça

Em uma palestra na Campus Party 2013, Zaryn Dentzel, fundador da rede social espanhola Tuenti, afirmou que o Orkut perdeu popularidade no Brasil por preguiça — quer dizer, se acomodou com o sucesso que tinha e não administrou a liderança, que era confortável há alguns anos.

Dentzel também afirmou que faltam competidores consistentes nesse setor de redes sociais, mas que esse panorama deve mudar graças à transição dos hábitos virtuais da web para tablets e celulares.

(Fonte da imagem: Reprodução/Folha de S.Paulo)

MEGA CURIOSO

Os 33 lugares abandonados mais lindos que você já viu

O site Mega Curioso está no ar, e as curiosidades dessa semana começam com lugares abandonados que são espetaculares — como um moinho em Sorrento, na Itália, um castelo na Escócia e um túnel na Ucrânia, entre muitos outros locais impressionantes.

(Fonte da imagem: Reprodução/Francesco Mugnai)

5 costumes que podem fazer mal à nossa saúde

Alguns hábitos podem parecer inofensivos, mas não são exatamente assim, segundo o site mother nature network. Por exemplo, se você não trabalha em um local propício à proliferação de germes, não precisa exagerar com higienizadores, visto que alguns contêm triclosan, o que pode tornar vírus e bactérias resistentes aos antibióticos — por isso, a recomendação é usar produtos à base de álcool.

Usar chinelo excessivamente pode causar problemas como tendinites e lesões nos ossos, pois a maioria desses calçados não oferece nenhum tipo de suporte para os pés. O hábito de pular refeições não faz bem porque deixa a pessoa mais irritada e faz com que ela coma mais posteriormente.

Por sua vez, beber somente água mineral também é problema porque ela não tem flúor, que protege ossos e dentes, ao passo que abusar de suplementos vitamínicos pode causar prejuízos devido aos males que o excesso de algumas vitaminas pode causar.

As mordidas mais poderosas do mundo animal [infográfico]

Infográfico especial feito pela nossa equipe para ilustrar as mordidas mais poderosas do mundo animal. Para você ter ideia, o homem tem uma força que equivale a 68 kg — ou seja, é esse o peso na região concentrada da mordida.

O leão, por sua vez, tem mordida com força de mais de 300 kg. O diabo-da-tasmânia é pequeno, mas faz estrago, com mais de 500 kg de força na mordida. O tubarão chega a 1.800 kg de força, e o crocodilo-do-nilo passa dos 2.000 kg.

12 ilusões de óptica que vão dar um nó no seu cérebro

Vamos dar nós na cabeça com algumas das melhores ilusões de óptica que surgiram pela internet. Por exemplo, nessa imagem de Paris logo abaixo, você sabe dizer em qual direção a roda gigante está girando? Não deixe de ler o artigo completo para ver outras 11 brincadeiras.

(Fonte da imagem: Reprodução/Foto-Jennic)

7 livros bizarros que você não vai acreditar que existem

Prepare-se, pois essa lista, por mais absurda que pareça, é composta por livros que existem de fato. Para começar bem (ou não), você tem interesse em aprender mais sobre “A Arte Zen do Pum”?

Se você é mulher, que tal se inteirar sobre o manual “Como Fazer Xixi em Pé”? Ou, se você está deprimido, há uma solução simples, como aponta o livro “Como Dar Adeus à Depressão”, que garante que contrair o ânus 100 vezes ao dia pode ser um método eficaz.

Para quem gosta de viajar, o livro “Como Fazer Sexo na Floresta” é uma mão na roda, não é mesmo? Agora, se você não quer só viajar, mas sumir de vez, relaxe, pois também há o livro “Como Desaparecer Completamente e Nunca Ser Encontrado”.

Para aqueles que acham que a coisa está tão feia no Brasil que o jeito é começar de novo, a dica de leitura é “Como Iniciar o Seu Próprio País”. E, para finalizar com chave de ouro, há solução até mesmo para quem não lê, com o livro “Como Falar Sobre Livros Que Você Não Leu”.

ARTIGOS

LiFi: a tecnologia que pode substituir o WiFi

Um projeto pretende usar a iluminação de casas e escritórios para transmitir dados. É o LiFi, e o Tecmundo tem um artigo especial sobre essa tecnologia, cujo maior problema no momento é a transmissão de dados por piscadas — quer dizer, uma lâmpada acessa é o padrão “1”, e uma luz apagada representa o padrão “0” do código binário.

Contudo, a equipe de estudiosos está otimista, pois eles estão utilizando LEDs menores do que os de um milímetro, o que significa que eles podem piscar mais rapidamente e sem incomodar os olhos humanos.

7 tecnologias dos povos antigos que você não sabia que existiam

Algumas civilizações antigas utilizavam tecnologias bem curiosas. O matemático Heron de Alexandria, por exemplo, criou uma taça de vinho que nunca acabava, uma vez que era conectada a um reservatório por um tubo.

Outro invento de Heron de Alexandria é considerado o primeiro motor a vapor documentado da história, e ele também criou uma máquina que entregava água-benta quando alguém depositava uma moeda — não só isso, Heron também teve a ideia de um mecanismo para abrir portas automaticamente.

Invento antigo surpreendente também é o pistão de ação dupla, do grego Ctesíbio, que criava um fluxo de água constante. Ainda na Grécia Antiga, antes de Cristo, já havia um computador, quer dizer, um sistema para calcular posições astronômicas.

No Oriente Médio, mais precisamente em Bagdá, foram descobertos vasos de argila que podem ter sido utilizados como baterias, pois tinham sinais de corrosão e a presença de agentes ácidos.

Baterias de Bagdá poderiam ser usadas para galvanizar superfícies (Fonte da imagem: Reprodução/Oddx)

Como atualizar o driver da placa de vídeo e tirar maior proveito dos jogos

Para você que é gamer, o Tecmundo preparou um guia prático que mostra como atualizar o driver da sua placa de vídeo para que ela funcione da maneira ideal e você curta seus jogos sem problemas.

5 motivos pelos quais o seu Android pode ficar lento

Para você que tem Android, o Tecmundo explica cinco motivos de lentidão no sistema e mostra como melhorar isso. Você pode apagar o que não usa mais, eliminar aplicativos em segundo plano, limpar o cache, ter certeza de que a versão do sistema operacional é a ideal para o seu aparelho e mover aplicativos para o cartão SD.

Oculus Rift: o dispositivo que quer mudar os video games para sempre

O Oculus Rift é um dispositivo de realidade virtual que está prometendo finalmente emplacar esse tipo de tecnologia. Neste artigo especial do Tecmundo, falamos tudo sobre o modelo, desde o começo da ideia até como ela está até hoje.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.